PS

PS

SEGUIDORES

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Pilchas Gaúchas.



                         Com meu neto, na Serra em 2009.

A lei 8,813 de janeiro de 1989 oficializa como traje de honra e de uso preferencial na República do Rio Grande do Sul, para ambos os sexos, a indumentária denominada Pilcha Gaúcha.

Portanto em nossa República o homem ou a mulher devidamente pilchado, com autenticidade que reproduza com elegância a sobriedade de nossa indumentária histórica conforme os ditames e as diretrizes traçadas pelo Movimento Tradicionalista, estará devida e oficialmente trajado para qualquer ato ou solenidade da vida do Rio Grande do Sul. 

                        Com os netos no campo em 2011

Ao Gaúcho devidamente pilchado pode usualmente, não em atividades estritamente oficiais usar sua adaga ou carneadeira, o que lhe é permitido usar em qualquer atividade e local.

O uso das pilchas, assim como o uso da adaga devem ser seguidos com respeito e dignidade, pois fazem parte da vida e da história de nossa República Rio Grandense.

               Em março de 2013, pilchado em uma manifestação
          de professores em frente a Prefeitura de Sapucaia do Sul.

E para tirar algumas dúvidas quanto ao andar pilchado, aqui publico algumas fotos que mostram que esse uso não é casual ou fantasioso e sim um traje que pode ser usado em diversos momentos, inclusive muitos colas-finas hoje estão usando tal indumentária o que levanta o moral de nossa querência, humaniza e agrega valores a nossa cultura, além de ser um fator catalizador desta união que há entre o povo conhecido como Gaúcho.

                         Com minha prenda em Uruguaiana 2013.

A pilcha é comumente usada nas atividades campeiras, onde do estancieiro ao peão, ambos usam seus apêros e democratizam a vida campeira ao saborearem juntos o chimarrão.

                        Em vez das Bombachas o Chiripá.


Entretanto gostaria de lembrar aqui, devido a ser meio bagual, duro de queixo, que o modismo não deve macular o que é Tradição, por isto é Tradição, e particularmente não vejo com bons olhos o uso de chiripá pelas mulheres, a não ser o chiripá saia, já que o chiripá fralda fica horrível quando usado pelas prendas, sendo que este deve ser de uso exclusivo dos homens.


                                  Chiripá

Sei que muitos dirão que são novos tempos e até bombachas as mulheres podem usar, o que já estão fazendo.

Tudo bem. Mas isto é preservar a tradição?

Portanto o uso da pilcha não é uma coisa casual, apesar de, nos momentos de trabalho e atividades outras ser meio cola-fina, de usar traje e gravata, nos momentos em que posso uso minhas pilchas e com muita propriedade, pois para usar pilchas o taura tem que ter sangue nas ventas, e não é qualquer alcaide que vai usar esse traje bem próprio dos Gaúchos sejam eles Rio Grandenses, Uruguaios ou Argentinos.

E te fresqueies para ver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário