PS

PS

SEGUIDORES

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Copa do Mundo – II






                        Maior produtor de flores do mundo  

Conforme havia dito três coisas chamaram minha atenção no sorteio das chaves da Copa do Mundo de 2014, e a terceira é...

Holanda?

Ao apresentarem a Seleção da Nederland, os apresentadores inteligentes e cultos disseram Holanda. Traduziram Nederland como Holanda. Galvão e Cia Ltda.



Bueno.

Vamos dissecar isto.

Há uma confusão mui grande sobre o que é Nederland e Holanda, para tal precisamos saber que:

Nederland quer dizer Neder (baixo ou para baixo) e land (terra, país), a junção de Neder + land significa Nederland, ou Países Baixos. Literalmente seria País Baixo.


                          Não há nada mais típico nos Países Baixos.

Mas afinal o que são os Países Baixos?

Chamar os Países Baixos de Holanda é impreciso, porque tanto a Holanda do Norte como a Holanda do Sul são duas das doze províncias que compõem esse Reino chamado de Reino dos Países Baixos. (nome oficial)

Seria como chamar o Brasil de São Paulo, ou chamar os Estados Unidos da América de Texas.

Por quê?

Porque o país chama-se oficialmente de Reino dos Países Baixos e é composto como disse de 12 províncias que são: Brabante do Norte, Drenthe, Flevolândia, Frisia, Guéldria, Groninga, Holanda do Norte, Holanda do Sul, Limburgo, Overissel, Utrecht e Zelândia.


Alguém há de perguntar, mas se existe um Brabante do Norte, por que então não existe um Brabante do Sul. Aí é fácil explicar. Porque o Brabante do Sul tornou-se independente e adotou o nome de Belgium ou Bélgica.

                        Imensos canteiros de flores.

Como Podemos ver existem doze províncias que formam o Reino dos Países Baixos, cuja capital é Amsterdã, já a capital da Holanda do Norte é Haarlem e da Holanda do Sul é Haia. Claro está que a capital do Reino Amsterdã fica dentro da província da Holanda do Norte.

Portanto chamar os Países Baixos de Holanda é um erro técnico quase que imperdoável, pois assim as outras províncias ficam desmerecidas.

E o pior é que não dizem qual das duas Holandas, se a do Norte ou a do Sul.
Copa também é cultura.
  
Vejamos mais ainda, as Bandeiras de cada um. Ou seja, o Brasil tem a sua Bandeira, mas cada estado assim como a minha República do Rio Grande do Sul tem a sua. Vejamos pois as diferenças.



                         Bandeira do Reino dos Países Baixos

 
                         Bandeira da Holanda do Norte


                         Bandeira do Holanda do Sul

Se isto não foi o suficiente para esclarecer esta confusão, não posso fazer nada, vai da capacidade de assimilação de cada um. Porém os Galvões terão muita dificuldade de aprender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário