PS

PS

SEGUIDORES

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Escola Lourdes Fontoura




Encontro Memorável.

               

De afogadilho fui comunicado em um encontro casual com a Professora Cristina Nedel, que ex-alunos da Escola Lourdes Fontoura, estavam para se reunir em uma pizzaria em São Leopoldo e contavam com a minha presença.

No mesmo dia entrei em contato via e-mail com um dos organizadores,  que de imediato enviou a resposta, informando onde e quando seria tal encontro e que estariam ansiosos a minha espera.


                         Juliano e Amanda.

Não poderia deixar de comparecer, pois se tratava de uma das melhores turmas que já havia trabalhado e a todos tratava com muito carinho o que era recíproco.

Treze anos haviam passado. Será que lembraria de cada um?

Que surpresa maravilhosa, conforme iam chegando os agora homens e mulheres em meus pensamentos os vias meninos e meninas.


                         Diego, Raquel e Ana Paula.

Lágrimas, emoção e alegria mesclavam-se naquele momento.

Não eram muitos, apenas sete, Lucilene, Juliano, Fabiana, Raquel, Roberta e Ana Paula, a Seca.


                        Roberta, Sam e Pietro. 

Além deles estavam presentes outras pessoas também importantes como Rosângela, que nessa época era a Diretora da Escola; Dóris, professora de Educação Física, Sandrinha, minha inseparável companheira de 40 anos, que também é professora, e os casais, Marcelo e Lucilene, que hoje estão casados, Diego de Raquel, Mateus de Ana Paula, Sam e Pietro, esposo e filho de Roberta, Amanda de Juliano, Cristian de Fabiana e também o jovem Gustavo.


                         Fabiana e Cristian. 

Porém eram de qualidade e continuavam as mesmas maravilhosas pessoas que tantas alegrias me proporcionaram e para eles fui de certa forma importante.

Isto que é o gratificante nesta profissão. Educar, ensinar, ser amigo e acima de tudo ter este reconhecimento que poucos podem sentir.


                         Mateus e Gustavo.

Gostaria de reencontrar todos os bons alunos, gostaria de saber de cada um. E tenho em minha história como professor muito de que me orgulhar, pois a esmagadora maioria guarda ainda de mim boas lembranças.

Lembranças solidificadas pelo respeito, amizade e extremo carinho.

                         Eu e minha caríssima amiga e colega Rosângela.

E a esses alunos da Escola Lourdes Fontoura minha eterna gratidão pelos maravilhosos momentos, pelo convívio de pai e filhos. Sempre os carregarei no coração.

Se um dia todos os alunos forem como esses de certo a educação nesse país mudará em muito, pois eram crianças ou pré-adolescente educados, carinhosos, doces, amáveis, respeitosos que faziam ser nossas aulas não só um meio de conhecimento e aprendizado, mas acima de tudo faziam com que aqueles momentos fossem coroados de muito carinho, respeito onde cada um com seu jeitinho iam ocupando cada cantinho de meu coração e os via como filhos, filhos amados que eram criados com respeito e dignidade.

                         Doris Helena e Sandra.

Meus amados filhos, repito para vocês o que disse para o também aluno Igor, o Montanha, da turma 71 da escola Maria da Glória, 10 anos depois de ter lá trabalhado: Se existir um paraíso depois da morte, o que não acredito, gostaria que o meu fosse dando aulas eternamente para vocês.

Aos alunos com carinho.



22 comentários:

  1. Marcelo Andriotti Martins9 de dezembro de 2013 às 12:03

    E como não se emocionar com um encontro desses? Hoje todos temos nossas vidas, nossos compromissos. Obrigado a todos que estão lendo, por terem cedido um tempinho das suas vidas para esse momento, que tenho certeza, que ficará gravado pra sempre em nossas lembranças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcelo.
      Que encontro maravilhoso e emocionante.
      Faremos outros porque vocês continuam fazendo parte de minha vida.
      Abraços.

      Excluir
  2. o professor Pedro era um homem que lutava pelo nosso futuro, que nos amava, pois somente lutamos por quem realmente amamos. Um homem certo de seus ideais e que nos mostrava a vida de outro angulo... obrigado pela sua dedicao e carinho. abcos

    Sua aluna que lhe admira muito Aline Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, amada, que saudades.
      Fico feliz e honrado com tua visita e teu amável comentário, sabes bem o quanto me preocupava com vocês. Muitas vezes mesmo chamando a atenção, o fazia porque os amava muito e os queria ver vencendo na vida. Fui, sou e serei sempre grato por ter um dia dado aulas para vocês meus filhos de coração. Meus eternos amigos.
      Beijos.

      Excluir
  3. O professor Pedro marcou a minha vida e de muitos outros alunos, tenho a certeza de que assim como eu, todos que tiveram o prazer de lhe conhecer o amam muito. Obrigada por estar conosco neste encontro maravilhoso, foi realmente muito bom reencontra-lo. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucilene.
      Nos vimos sábado mas já estou com saudades.
      Beijos minha filha amada.
      Faremos outros encontros.

      Excluir
  4. Querido professor Pedro, obrigada por ter participado do nosso encontro.
    Adorei reencontra-lo, vamos marcar outras reuniões pois temos muitas histórias para lembrar. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande beijo minha amada filha.
      Vamos ampliar esses encontros, pois há muita gente que também gostaria de rever.
      Bjs. Bjs.

      Excluir
  5. Eterno " Sor " Pedro, nem imaginas o quanto de emoção que carrego no meu peito após aquele abraço maravilhoso e esperei há anos... Foi sem duvida nenhuma um dos dias mais felizes em anos!!! O Senhor sempre do mesmo jeitinho... e como disse ao senhor sábado, o senhor foi muito além de um Professor, foi um grande Mestre!! Te Adoro muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Binha, meu amor de menina.
      Fiquei muitíssimo feliz em te rever depois desses anos todos que passaram. As minhas menininhas e os meus menininho que jamais esqueci, Meus eternos bons aluno e amigos.
      Bjs.Bjs.

      Excluir
  6. Professor Pedro foi muito mais que um professor, ele lutava por nós, acreditava em nós!
    fiquei chateada de não poder ter ido mas o próximo não faltarei.Saudade querido,bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível.
      Roberta!!!
      Ainda bem que meu coração está forte, pois essas emoções são muito grandes e depois de tantos anos ainda vejo vocês como meus. Meus alunos, meus amigos, meus filhos do coração.
      Bjs. Bjs. E vamos fazer sim um encontro maior e com mais tempo para que eu possa abraçar e beijar cada um. Amo vocês.

      Excluir
  7. Esse encontro foi maravilhoso!!! Precisamos marcar mais vezes para matarmos a saudade de quem muito foi importante na nossa vida... bjus e obrigado pelo carinho sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robertinha minha brabinha amada.
      Precisamos organizar mais outros encontros, além dos casuais, porém tanto um quanto outro a emoção sempre aperta o coração e fiz muito esforço para não chorar mais. Vocês são para mim um referencial de vida, de amizade, com vocês muito aprendi e continuo aprendendo. Amo vocês.
      Bjs. Bjs.

      Excluir
  8. Sinceramente me emocionei e muito lendo isso, INFELIZMENTE não pude participar devido a distância, mas só de olhar a foto do Professor Pedro e saber que ele está bem, fiquei muito feliz! muito feliz mesmo. Professor, quero que o senhor saibas que tens um lugar especial em minhas lembranças. Um grande beijo desse cara que sempre te admirou.

    ResponderExcluir
  9. Oi caríssimo Dejair, até atrevo-me a chamar-te de amado filho, pois é exatamente este o sentimento que eu tenho dos bons alunos que um dia me deram tanta alegria e amizade.
    Foi um tempo maravilhoso, e se muitas vezes ficava bravo, era só por fora, pois preocupava-me no crescimento de vocês, mas tenhas certeza que por dentro meu coração ficava apertado, pois os queria tão bem que era impossível deixar de sentir, de me emocionar e muitas vezes chorar por vocês, alunos e alunas que eu aprendi a respeitar, admirar e dedicar-me com tanto respeito e carinho.
    Retribuo o gentil beijo, e saibas que estarás eternamente em meu coração como um formidável amigo.
    Grande Deja.
    O tempo conforme vai passando nosso coração vai ficando cada vez mais sensível e desde sábado meu coração está emocionadíssimo, e agora ainda mais.

    ResponderExcluir
  10. Ana Paula Spadotto - "Seca"9 de dezembro de 2013 às 22:51

    Nossa, eu ainda estou com vontade de "quero mais" ....
    Sabe aquele momento feliz, que você deseja que não acabe, por que ele "demais de bom", sabe? Assim foi sábado para mim, não queria que aquele momento terminasse.
    Tantas palavras lindas que minha garganta continua com um nó, aquele "nózinho" de vontade de chorar, mas aquele choro de alegria, emoção, saudade, principalmente de saudade, aquela saudade boa, gostosa de sentir.
    Fomos crianças abençoadas, tivemos a oportunidade de crescermos juntos e também ter mais do que professores, tivemos amigos, às vezes irmãos mais velhos, outras vezes pais emprestados. Nossa jornada no Lourdes Fontoura foi sensacional!
    Lembro-me tão bem do carinho e proximidade dos professores que nos acompanharam por mais tempo, a preocupação que tinham de nos tornarem questionadores, curiosos, não apenas entendedores da teoria apresentada. Preocupavam-se em não só cumprir seu papel de ensinar conteúdo o programado, foram muito além, queriam nos ver crescer, nos ver vencer ... as lições foram além das matérias de aula, foram de vida.
    Há 14 anos eu ainda não tinha tanta percepção das coisas, não entendia o quanto aquilo que nos ensinavam refletiria lá na frente em nossas vidas, só sabia que amava aquela escola, que queria que meus amigos fossem para sempre os mesmos, que adorava demais os professores mais chegados, e que sentiria muita saudade, e senti mesmo. Amava tanto tudo aquilo que a saída da escola se misturou com a alegria de poder pensar que era “gente grande” indo estudar um pouco mais longe de casa e a tristeza de não ter mais aqueles que eu tanto gostava por perto.
    Bem, passado todos esses anos, por várias vezes ao longo do caminho pensei naqueles que fizeram a diferença na minha história, a cada conquista celebrei em pensamento com aqueles que acreditaram que um dia seríamos grandes, e o senhor, querido professor Pedro, estava/está entre eles.
    Hoje estou muito feliz pelo reencontro, pelos abraços apertados que pudemos ter novamente depois de tanto tempo e aproveito para dizer o que não disse há 14 anos quando nos despedimos: - "Muito Obrigado pelos ótimos anos que passamos juntos, eu fui muito feliz, sou muito feliz por ter pessoas como o senhor, como estes amigos de tanto tempo em minha vida”.

    Forte abraço com todo carinho do mundo!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Seca maravilhosa.
      Minha amada filha, nunca esqueci ou esquecerei de ti, afinal muitas coisas boas guardo desta guriazinha linda, espontânea com a qual muitas vezes ficava horas batendo papo, como aquele no banco ao lado da quadra que por longo tempo ficamos abraçados onde a emoção e o carinho eram o tônica, apesar de não parares quieta um minuto, de um relacionamento puro, respeitoso e ao mesmo tempo tão pessoal que o tempo não conseguirá apagar. Te amo minha filha linda. Te amo muito e sempre, enquanto viver te carregarei no coração, e se mais não pude fazer era porque trabalhava três turnos, porém fiquei muito feliz em saber que chegastes ao curso superior, afinal de contas o que não te falta e capacidade, aliada com perseverança e vontade de vencer. Minha linda filha, espero que tenhamos mais outros momentos como o de sábado e que possamos ficar mais tempo juntos. Lembre-se que eu estarei sempre a tua disposição, a mão amiga, o abraço apertado, o carinho, o respeito e o amor foram o cimento que solidificou nossa amizade.
      Te amo minha guriazinha,
      Te amo Seca.
      Mil beijos, e que o tempo não apague nossas lembranças, tampouco nossa amizade.
      Eternamente grato, pois representasses para mim não só a aluna brilhante, mas a filha que buscava o conselho, a filha que buscava proteção e sobretudo a filha que me deu tanto e puro carinho, assim como tanta alegria.

      Excluir
  11. Pedro, nosso encontro foi realmente maravilhoso.Quantas recordações hem!!! Rever nossos queridos alunos foi um momento mágico e emocionante. Um grande abraço meu amigão.

    ResponderExcluir
  12. Tu não imaginas o quanto tenho me emocionado com tantas mensagens, linda e fraternas que me fazem verter algumas lágrimas. Jamais pensei em minha vida que teria esse reconhecimento, afinal éramos uma verdadeira equipe de educadores preocupados com essas crianças. As crianças cresceram, tornaram-se homens e mulheres, mas para mim continuam as mesmas pessoas puras, lindas, amadas e sobretudo, amigas.
    Verdadeiramente é muita emoção.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Prof Pedro quanta saudade ,queria ter comparecido no encontro mas infelizmente não pude.
    Que saudade hein de uma pessoa que foi tão importante em minha vida ,um professor um amigo ,um pai .
    Que muitas vezes em seu tempo livre na escola vinha até seus alunos conversar ,auxiliar , dar conselhos .
    Quero muito que minha filha que hoje tem oito anos tenha um mestre como eu tive ,um verdadeiro pai conselheiro .
    Professor queria muito te dizer ...
    MUITO OBRIGADO POR FAZER PARTE DA MINHA HISTÓRIA ,MINHA VIDA !!!
    TE ADORO SAUDADES
    BJO

    ResponderExcluir
  14. Ju, minha amada filha do coração.
    O tempo passou, deixou boas recordações, mas o principal foi essa semente de amizade e de esperança que plantamos. Adoro vocês, pois também vocês foram parte de minha história e hoje, mesmo estando afastado de minhas atividades, devido a minha aposentadoria os conservo em meu coração, pois.....
    - AMO VOCÊS -
    Bjs. Bjs.
    Faremos outros encontros, estou com saudades.

    ResponderExcluir