PS

PS

SEGUIDORES

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Montevidéo – Segunda Parte



Que maravilhosa cidade, tão maravilhosa que poderíamos escrever vários livros sobre essa exuberante cidade, que seria impossível descreve-la em poucas e simples palavras.


Montevidéo, basta por si só.


Praça Independência, ao fundo o Palácio Salvo, concebido pelo arquiteto Mario Palanti que vivia em Buenos Aires e inaugurado no ano de 1928, é o edifício mais emblemático da Capital Uruguaia, pela sua forma, arrojo, beleza que foi a mais alta construção na América do Sul por muito tempo. Não chega aos cem metros, mas está quase chegando a cem anos.


Sandra na praça Independência, ao pés de Artigas, El Padre de la Patria.


 Belíssima escultura, recriação da última diligência que com o nome de "La Comercial del Este" funcionou em Maldonado até 1910, ano em que foi construída a Estrada de Ferro desta cidade.
Para tal escultura, em seus cavalos foram usadas conchas, cifres e madeira. Belíssima peça.





 Sandrinha nas escadarias do Palácio Esteves, que por muitos anos foi a sede do Governo em Montevidéo e eu em um recanto de seu saguão.



 Por ser uma cidade razoavelmente antiga, encontramos em seu centro verdadeiras obras de arte arquitetônicas como este edifício.



 
 Nosotros en la Rambla, la belísima Rambla de Montevidéo.





Dom Artigas, o homem que não viu o Uruguai independente do Brasil, mas que muito lutou para que isto acontecesse, morreu exilado no  Paraguai e não viu seu sonho concretizado em 27 de agosto de1828.



 E como uma despedida de Montevidéo, nada como o moderno que contrasta com as construções antigas, e na cidade há esta mescla do antigo e do novo, o que mantém viva a história desse um povo.

Até breve Montevidéo, pois agora o nosso destino é Colonia del Sacramento.



8 comentários:

  1. Achei belíssimo o Palácio Salvo! E me parece uma cidade muito tranquila.
    Você e Sandrinha estão muito bem nas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Glória.
      Montevidéu é belíssima, porém minha paixão é Colônia do Sacramento. Vale a pena ficar quatro ou cinco dias por lá, como fizemos nessa viagem. Há muitas coisa para ver e rever, principalmente na antiga vila portuguesa, visitar seus café e bares, passear pela rua dos Suspiros, visitar seu porto e passear por suas ruas arborizadas.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Uruguai está em nossos planos, incluindo Colônia, especialmente com a tua valiosa contribuição. Certamente é cidade encantadora.

      Excluir
    3. Olá Maria Glória:
      O mais importante eu esqueci. Veja no dia 2 de dezembro de 2014, neste espaço os posts com os Títulos - " Colonia del Sacramento I, II e III. Terás muitas fotos e poderás ter uma ideia mais aproximada da beleza que está reservada para a tua viagem. Sei que gostarás e Luiz também vai adorar esta aventura.
      Um abraço.

      Excluir
    4. Já deixei minhas palavrinhas por lá, nos três, gostei muito!

      Excluir
  2. Olá minha família é da vila freire, minha mãe Geleci de Siqueira Silva, gostaria de saber mais sobre minha família meu tataravô era Justo Dias de Siqueira, e Justino Rangel de Siqueira era meu bisavô. Meu vô era justilino Colvara de Siqueira.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Prazer e honra imensos.
    Para teres uma informação mais precisa deves procurar nos cartórios onde foram registrados teu pais, daí partiras para os avós e assim por diante. No caso da Vila Freire, que pertencia a Canguçu, passou para Pedro Osório e hoje, se não estou enganado, pertence ao Município de Cerrito, portanto há de se procurar em diversos locais. Se tiveres a Certidão de sua mãe ou pai, nela consta os nomes dos pais deles assim como os nomes do avós paternos e maternos, tanto de um como do outro. Procure juntar essas certidões se foram após 15 de novembro de 1889. Caso contrário complica e muito, pois as certidões eram feitas no tempo de Império, nas igrejas e toda essa documentação foi recolhida à Cúria Metropolitana em Porto Alegre. Porém lá existe um serviço de busca. Colvara é uma família mui grande em Pelotas. Bem, para início deves recorrer às certidões antigas, dessas terás uma rota a ser seguida. Espero que encontres os teu tronco mais antigos, mas é um árdua trabalho. Qualquer dúvida estarei a tua disposição.
    Honrado com o comentário dedico ao caro (a) leitor (a), sucesso nesta empreitada.
    Muita saúde e paz.
    Sempre ao seu dispor, Prof. Pedro.

    ResponderExcluir