PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 6 de dezembro de 2014

Igualdade e Liberdade


Contavam alguns sargentos, que o Coronel Comandante do Regimento onde servi, nos anos 60/70, cansado com os constantes atrasos de alguns militares avisou à tropa que não toleraria, de ninguém qualquer atraso, fosse oficial ou praça. Todos estariam na alça de mira.

E em determinada semana puniu um tenente, quatro sargentos, dois cabos e alguns soldados que haviam se atrasado para expediente.

Numa manhã seu motorista foi buscá-lo em casa, como fazia todos os dias, mas o coronel não havia ainda se aprontado, demorando mais de 15 minutos, o que ocasionou seu atraso ao expediente, atrasando inclusive a formatura diária.

Minutos após a referida formatura, chamou o sub-comandante e a esse avisou que iria se apresentar ao General Comandante da então Infantaria Divisionária, para que o General o punisse pelo atraso.

Se é fato ou chiste, não sei, o que sei é que se realmente ocorreu esse episódio seria um exemplo de conduta. Pois todos devem ser iguais diante da lei e da ordem.

“A igualdade é um valor essencial e paralelo para a liberdade. Sem esta não há liberdade, nem a liberdade sem a igualdade.”

                                                Gustav Radbruch

Não adiantará mudar leis, fazer manifestações contra a corrupção, incendiar propriedades publicas ou privadas, deixar de votar neste ou naquele político, se a igualdade não for seguida.

Vejamos.


Alguns acham que estão acima das leis e se colocam mesmo acima dessas. São os intocáveis.

Houve o caso de um Juiz que fuzilou o segurança de um supermercado, com um tiro na nuca, covarde assassinato de um trabalhador, por este ter fechado a porta do estabelecimento quando o expediente encerrou não o deixando entrar conforme ordem recebida da gerência da loja.


Outro Juiz que ao ser pego em uma blitz sem o cinto de segurança tripudiou em cima de um Tenente da Polícia paulista dizendo ser amigo de seu comandante. Ou seja, um constrangimento o que não acovardou o ilibado tenente, que mandou, mesmo assim, um soldado lavrar a multa. Duvido que a mesma tenha sido paga. O juiz que deveria dar o exemplo continuou sem o cinto numa demonstração de não cumprimento do que manda a lei, ou seja, julga-se superior a lei.


Agora, mais recentemente uma fiscal de trânsito foi vergonhosamente punida pelos pares de um juiz, por ter mandado guinchar o carro dessa autoridade que não tinha os documentos em dia.

E depois soube de outro Juiz que mandou que a Prefeitura de uma determinada cidade tirasse uma lombada eletrônica da via que era usada diariamente por essa autoridade, pois a mesma já havia sido flagrada acima da velocidade permitida no local.

Ou seja, enquanto houver aqueles que se julgam acima da lei, esse país não será um país sério.


E quem trabalha sério e corretamente é considerado babaca, o negócio é ser omisso, relapso, talvez assim não se incomode com essas autoridades que se põem acima da lei, esquecendo que a lei é para todos.


Disciplina consciente é o que falta para transformar o Brasil em um país sério, justo e livre. 

Aquele que se põe acima da Lei é tão ou mais nocivo quanto qualquer corrupto. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário