PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 1 de março de 2012

Gravataí - Colina ou Colima

           Há na cidade de Gravataí um bairro cujo nome é agora COLINA, entretanto poucos sabem que o nome deste bairro no início dos anos 70 era “COLIMA”, com "M", nome da empresa que loteou ou construiu as primeiras casas naquele local, assim como em Porto Alegre havia o bairro Courhasa, (sigla da Companhia ou Cooperativa de Urbanização e Habitação S.A. ou coisa parecida), hoje denominado Jardim do Salso.
          Pelo não entendimento aliado a baixa escolaridade de muitos, ao invés de lerem nas placas e nos letreiros dos ônibus que faziam aquela linha COLIMA, o povão lia e dizia Colina e assim foi se formando no imaginário esta nova denominação relacionada a um relevo, a um monte ou colina e que com o passar do tempo tornou-se artificialmente o nome deste bairro.
          O mesmo caso se dá com o nome de uma rua na cidade de Esteio, cujo nome é Padre Claret, cuja pronuncia é “Clarê”, já que tal religioso era francês, entretanto já estão efeminando o pobre padre e encontramos muitos letreiros em ônibus e lotações como “Rua Padre Clarete”, pois Clarete é nome próprio feminino.
          É assim que as coisas vão se modificando sendo esquecida sua raiz. Mais uma vez digo “Povo sem memória”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário