PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 28 de março de 2012

Os Gaúchos

          Transcrevo abaixo parte de meu Livro, que em breve será publicado, espero.


              
                    RAÍZES X IDEOLOGIA
                   
                   
Grandes homens e mulheres como o povo em geral, de diferentes níveis culturais e sociais, confundem o Gaúcho com o rio-grandense do sul, afirmando que todos são Gaúchos.                       
                  
Tem por aí muitas sumidades, cientistas, antropólogos, historiadores, professores, mestres, doutores, tradicionalistas doutores e tradicionalistas não doutores e não historiadores fazendo trabalhos maravilhosos onde são analisados os marcadores uniparentais de herança materna e paterna, DNAs, mitocôndrias e tantas outras coisas complicadas para um ser culturalmente mais desenvolvido, quanto mais para os que não têm cultura alguma, para explicar o que é Gaúcho, entretanto o fazem estudando genérica e geneticamente os rio-grandenses do sul e não os verdadeiramente Gaúchos e aí afirmam que existem Gaúchos alemães, italianos, kaingangs e diabo a quatro.
                 
São trabalhos maravilhosos e complicados, mas são inócuos, não condizentes com a verdadeira origem deste povo. Povo que hoje é minoria em nosso estado, ou diria em vias de desaparecimento em algumas áreas e em outras deste meu Rio Grande do Sul sequer existem, restando ainda seus descendentes que carregam suas características físicas bem marcadas e muitos descendentes já miscigenados com outros povos.
                
Mesmo dentro de áreas tipicamente Gaúcha, como na própria Fronteira Oeste, Campanha e Missões, devido a intensa miscigenação e migração interna já observamos um grande número de indivíduos de características diferente das dos Gaúchos. Homens e mulheres mais brancos, loiros e outras características completamente diferentes e inclusive se identificando como alemães, italianos, árabes e outros.
                
Dos que ainda existem e trazem em seus corpos a característica dos antigos índios que habitavam as planuras argentinas, uruguaias e sul e oeste do Rio Grande do Sul, de biotipo marcante, são ainda encontrado nessa região e outros já espraiados pelos grandes centros, muitos dos quais nem sabem de suas origens.
                
Estão fazendo uma enorme confusão entre o ser, o ente, o indivíduo verdadeiramente Gaúcho com os que nascem ou nasceram no Rio Grande do Sul, esquecendo ou não sabendo que encontramos estes mesmos indivíduos conhecidos como Gaúchos dentro do Uruguai e da Argentina, que são omitidos nesses estudos acadêmicos, pois mesmo nas altas escalas intelectuais há um desconhecimento cego que ideologicamente foi implantado artificialmente no Rio Grande do Sul, o de chamar todos os aqui nascidos de Gaúchos.
              
Juntam a esse caldo inclusive etnias não presentes no ou na Pampa, que é o berço dos verdadeiros Gaúchos, como os kaingans, que são formadores, por encastiçamento com os portugueses, paulistas, mineiros e lagunenses do tipo físico chamado de Biriva e não do Gaúcho e outros que se quer brasileiros se consideram.


   
Para saber mais podem comprar este livro quande estiver nas bancas e livrarias. Antecipadamente: Muito Obrigado!

5 comentários:

  1. É aquela velha historia que eu defendo e estudei muito, sou natural de Dourados Mato Grosso do Sul, não sou Rio-Grandense sou Mato-Grossense mas sou GAÚCHA!!
    Muitas pessoas realmente não entendem este assunto mas fica ai a dica comprar o livro para assim conhecer melhor o assunto.
    PS era o mesmo assunto que ia comentar no meu blog, mas agora deixo lá teu link. Beijos pai.

    ResponderExcluir
  2. Minha adorável filha, tens toda a razão, apesar de teres nascido no hoje Mato Grosso do Sul, és filhas de Gaúchos que carregam em suas veias e em seu biotipo as característica dos velhos taura e prendas que se formaram na Pampa, pois tanto do lado materno quanto paterno tuas raizes estão bem fincadas na Banda dos Charruas (Uruguai), na Pampa Argentina, no Tape e Campanha. Portanto és sim de sangue pempeano-castelhado. Gaucha (Gáutcha)por excelência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero ansiosamente o lançamento desse livro,que vai esclarecer muito,da história deste povo lindo e guerreiro.

      Excluir
  3. Sempre fui contrário a essa denominação generalizada para o povo riograndense justamente por saber que o termo " Gaúcho " não é de origem riograndense e sim de um certo grupo de homens vindos de outras terras e eram diferentes nós seus hábitos e custumes .como por exemplo suas vestimentas ,próprias e sem as normas de hoje .
    A verdadeira essência do gaúcho primitivo ,.. de denomina nativismo e não o tradionalismo criado por oportunistas para arrecadar valores e impor regras .
    O verdadeiro Gaúcho surgiu livre no Pampa aberto e não no chamado CTG !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssimo leitor.
      Muita saúde e alegria junto aos teus.
      Concordo perfeitamente com teu comentário, pois generalizaram o termo Gaúcho, como sendo o gentílico do Rio Grande do Sul, coisa que não é, pois nosso estado tem muitas outros tipos humanos que não são Gaúchos, como alemães, italianos, afro-brasileiros, portugueses e outros, como os Birivas do norte e nordeste do Estado. O legítimo Gaúchos apareceram pelas canhadas da Argentina, nos primeiros anos do século XVIII e se espraiaram pelo Uruguai, tanto que esse país era chamado de Banda dos Charruas. Da Argentina e do Uruguai chegaram ao Rio Grande do Sul, discriminados e apartados aforam as poucos ganhando fama, tanto em guerras na Argentina como no Uruguai, aonde foram peças chaves na Independência desses, assim como na Revolução Farroupilha. Somente assim ganharam notabilidade. Viajando pela Argentina encontrei as mais puras populações de Gaúchos na Patagônia e no altiplano.
      Caríssimo amigo, o Gaúcho é um homem livre que corre pelo Pampa, com suas gadelhas peinadas pelo vento, tanto que o primeiro CTG surgiu em zona tipicamente colonizada por alemães, que precisavam de alguma coisa para se fundirem com o Rio Grande do Sul. Mas não se fundiram, pois são vinho de outra pipa, são água de outro manantial (manancial). Los primitivos Gaúchos são um amálgama selvagem de índios pampeanos, notadamente o Charrua e ibéricos, notadamente o Espanhol.
      Caríssimo leitor, um forte quebra costelas..

      Excluir