PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 28 de março de 2012

Os Gaúchos

          Transcrevo abaixo parte de meu Livro, que em breve será publicado, espero.


              
                    RAÍZES X IDEOLOGIA
                   
                   
Grandes homens e mulheres como o povo em geral, de diferentes níveis culturais e sociais, confundem o Gaúcho com o rio-grandense do sul, afirmando que todos são Gaúchos.                       
                  
Tem por aí muitas sumidades, cientistas, antropólogos, historiadores, professores, mestres, doutores, tradicionalistas doutores e tradicionalistas não doutores e não historiadores fazendo trabalhos maravilhosos onde são analisados os marcadores uniparentais de herança materna e paterna, DNAs, mitocôndrias e tantas outras coisas complicadas para um ser culturalmente mais desenvolvido, quanto mais para os que não têm cultura alguma, para explicar o que é Gaúcho, entretanto o fazem estudando genérica e geneticamente os rio-grandenses do sul e não os verdadeiramente Gaúchos e aí afirmam que existem Gaúchos alemães, italianos, kaingangs e diabo a quatro.
                 
São trabalhos maravilhosos e complicados, mas são inócuos, não condizentes com a verdadeira origem deste povo. Povo que hoje é minoria em nosso estado, ou diria em vias de desaparecimento em algumas áreas e em outras deste meu Rio Grande do Sul sequer existem, restando ainda seus descendentes que carregam suas características físicas bem marcadas e muitos descendentes já miscigenados com outros povos.
                
Mesmo dentro de áreas tipicamente Gaúcha, como na própria Fronteira Oeste, Campanha e Missões, devido a intensa miscigenação e migração interna já observamos um grande número de indivíduos de características diferente das dos Gaúchos. Homens e mulheres mais brancos, loiros e outras características completamente diferentes e inclusive se identificando como alemães, italianos, árabes e outros.
                
Dos que ainda existem e trazem em seus corpos a característica dos antigos índios que habitavam as planuras argentinas, uruguaias e sul e oeste do Rio Grande do Sul, de biotipo marcante, são ainda encontrado nessa região e outros já espraiados pelos grandes centros, muitos dos quais nem sabem de suas origens.
                
Estão fazendo uma enorme confusão entre o ser, o ente, o indivíduo verdadeiramente Gaúcho com os que nascem ou nasceram no Rio Grande do Sul, esquecendo ou não sabendo que encontramos estes mesmos indivíduos conhecidos como Gaúchos dentro do Uruguai e da Argentina, que são omitidos nesses estudos acadêmicos, pois mesmo nas altas escalas intelectuais há um desconhecimento cego que ideologicamente foi implantado artificialmente no Rio Grande do Sul, o de chamar todos os aqui nascidos de Gaúchos.
              
Juntam a esse caldo inclusive etnias não presentes no ou na Pampa, que é o berço dos verdadeiros Gaúchos, como os kaingans, que são formadores, por encastiçamento com os portugueses, paulistas, mineiros e lagunenses do tipo físico chamado de Biriva e não do Gaúcho e outros que se quer brasileiros se consideram.


   
Para saber mais podem comprar este livro quande estiver nas bancas e livrarias. Antecipadamente: Muito Obrigado!

3 comentários:

  1. É aquela velha historia que eu defendo e estudei muito, sou natural de Dourados Mato Grosso do Sul, não sou Rio-Grandense sou Mato-Grossense mas sou GAÚCHA!!
    Muitas pessoas realmente não entendem este assunto mas fica ai a dica comprar o livro para assim conhecer melhor o assunto.
    PS era o mesmo assunto que ia comentar no meu blog, mas agora deixo lá teu link. Beijos pai.

    ResponderExcluir
  2. Minha adorável filha, tens toda a razão, apesar de teres nascido no hoje Mato Grosso do Sul, és filhas de Gaúchos que carregam em suas veias e em seu biotipo as característica dos velhos taura e prendas que se formaram na Pampa, pois tanto do lado materno quanto paterno tuas raizes estão bem fincadas na Banda dos Charruas (Uruguai), na Pampa Argentina, no Tape e Campanha. Portanto és sim de sangue pempeano-castelhado. Gaucha (Gáutcha)por excelência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero ansiosamente o lançamento desse livro,que vai esclarecer muito,da história deste povo lindo e guerreiro.

      Excluir