PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 3 de março de 2012

O Grama ou a Grama

         

Comum é ouvir em filas das fiambrerias de supermercados aquela frase que é de domínio geral de uma população não muito letrada.
         
- Dê-me “duzentas” gramas de queijo. (pior ainda é ouvir: “Me dá”).
         
E a atendente confirma perguntando se é “duzentas?”.
         
Dá vontade de ir até o primeiro canteiro e trazer quatrocentas gramas (capim) e dar duzentas gramas para cada uma das jumentas comer. 
         
Quando nos referimos ao peso de alguma coisa devemos usar sempre o grama, pois tal palavra aceita o artigo “o”, pois assim como o plasma são de origem grega e estão como tantas outras dentro do nosso idioma.
               
Portanto ao comprar tantos gramas de queijo, deverás pedir duzentos, trezentos, quatrocentos gramas, e assim por diante, pois estarás solicitando um peso específico.
          
O grama significa peso. (sempre no masculino, um grama, quinhentos gramas. Etc.).
          
A grama significa capim. (sempre no feminino, uma grama, quinhentas gramas. Etc.).
         
Voltando ao queijo da primeira frase, é sempre bom comprar queijo muçarela, com “ç”, pois assim deve ser escrito segundo a regra que diz que o duplo “zz” do italiano, passa para o português como “ç”.
         
Mas como as coisas andam contra as regras ortográficas e a maioria escreve de forma errada o que nos parece estar certo, e aí poderemos passar mal comendo queijo mussarela com “ss”, ou morreremos tentando corrigir todas as pessoas que falam ou escrevem errado.
         
Há duas formas de aportuguesar o “muzzarela”, pode ser “muzarela” ou o mais correto “muçarela”. 
         
Assim sendo deveríamos escrever “pizza”, da mesma forma, seguindo a regra, porém pelo constrangimento que causaria ninguém se atreveria, mas errado não estaria.
          
Lembrando aos menos avisado que quilo se escreve com a letra "q" - QUILO, o K usa-se apenas para abreviar a palavra - kg, o que é internacionalmente reconhecido. Portanto Quilograma, Quilômetro ou Quilolitro se escreve com a letra "Q".

2 comentários:

  1. Ô Professor, e o sr. se esqueceu de dizer que é para abreviar quilo usando kg com k minúsculo, pois o pessoal usa Kg. A propósito, buscando receita de arroz com pêssego, achei a sua sensacional. Vou serví-la amanhã aqui no Rio de Janeiro. Estamos recebendo um primo de PAlegre, recém aposentado e eu estou recuperando a memória culinária das mulheres da familia. Também vou fazer uma paleta de cordeiro uruguaio, carne congelada, que fazer? Depois te conto. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cacilda!
    Bem lembrado a questão do kg em minúscula. É isto aí. Devemos usar sempre com letras minúsculas, não somente o kg, como o km ou o kl, e outras como o kcal, e assim por diante. Interessante que eu não escrevi sobre como deve ser a abreviatura mas a escrevi de maneira correta "kg". Outrossim, na segunda-feira passada, enviei para o "CQC, Proteste Já", um E-mail onde os corrigia sobre a maneira com que grafaram a palavra quilo (kilo) e salientei neste que deve ser escrito com letra minúscula quando abreviada.
    Quanto ao arroz com pêssego, tenho certeza que farás o melhor arroz com pêssego, pois tudo que se faz com amor fica bom barbaridade. E que esse reencontro com o primo de Porto Alegre seja coroado de alegria.
    Um grande e respeitoso abraço.

    ResponderExcluir