PS

PS

SEGUIDORES

sexta-feira, 30 de março de 2012

PCB - Parabéns Pelo Seu Aniverário


             
Em 25 de março de 1922, uma reviravolta assustaria toda uma elite burra, arcaica e frívola que tínhamos no Brasil. Naquele dia, há 90 anos surgia o primeiro Partido operário do país e o primeiro partido com características nacionais, pois os que até então existiam eram partidos regionais, que atendiam aos interesses de caudilhos locais, e que mantinha o povo no atraso e na fome.
           
Era fundado em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro o PCB – Partido Comunista Brasileiro. E Seus fundadores foram:

               Manoel Cendon, Joaquim Barbosa, Astrogildo Pereira, João da Costa Pimenta, Luís Peres e José Elias da Silva, vemos sentados Hermogênio Silva, Abílio de Nequete e Cristiano Cordeiro, entre eles estavam operários, barbeiro e alfaiate, homens simples, homens do povo, sendo que Abílio de Nequete era um espírita, o que desfaz a rançosa propaganda anticomunista de que todos são ateus. Como se ser ateu fosse defeito.

             
O surgimento do PCB foi uma das maiores realizações dentro do Brasil, um país extremamente atrasado, onde uma elite rural mandava e desmandava, onde seus políticos faziam parte desta elite burra, mestiça como o povo, mas arrogante e mandonista.
            
Foi um balde de água fria no que era apelidado de política partidária e isto assustou esses demagogos, ao ponto de começar uma perseguição acirrada contra o Partido Comunista, com prisões, assassinatos e principalmente mentiras. Muitas mentiras, que até hoje ainda são veiculadas por uma imprensa ligada aos setores abastados e reacionários e mesmo por ignorância junto ao povo, ao ponto de a palavra comunista ou comunismo soar mal aos ouvidos dos despossuídos de inteligência ou a esta ainda elite reacionária e fascista que pouco se importa com o povo brasileiro. Não me refiro ao governo, mas a essa nata viscosa que permeia a sociedade.
           
O 25 de março de 1922 é o verdadeiro divisor de águas na história partidária brasileira.
           
E para que se tenha noção da grandeza e do valor dos militantes comunista, basta o povo saber que ao movimento comunista pertencem e pertenciam mulheres e homens ilibados, probos e corretos como Oscar Niemeyer, Mário Lago, Geraldo Milani, Jorge Amado, Luis Carlos Prestes, Vicente Real, Zelia Gattai, Ana Montenegro, Monteiro Lobato, Vanessa Graziotin, João Saldanha (ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol), Charles Chaplin, José Saramago (P.C. Português), Cândido Portinari, Pablo Neruda (Chileno-Prêmio Nobel de Literatura), Pablo Picasso (pintor espanhol filiado ao PC Frances) e tantos outros.
              
Um citaria em particular como um exemplo de homem correto, coerente, ilibado, honrado, que militou sempre em defesa da população pobre e oprimida, o radialista rio-grandense, conhecido por sua voz inconfundível, militante do PCB por muitas décadas, LAURO HAGMANN, grande LAURO, amigo que sempre carrego na lembrança e cito como um verdeiro comunista e cidadão acima de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário