PS

PS

SEGUIDORES

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Pelotas – O Túnel do Tempo



Vamos agora fazer uma viagem ao passado, pelo “Túnel do Tempo” registrado pela câmera de um mesmo fotógrafo, que ficava o dia inteiro ali na Rua Andrade Neves, entre a Sete de Setembro e a Marechal Floriano, somente no

de sua máquina, fotografando quem por ali passasse.  


                  1941


Mamãe, Maria Joaquina fazendo compras, acompanhada de Ieda de Lourdes, minha irmã.

                1948


                                
                        Mamãe com minha irmã Ieda de Lourdes


                 1950


                              Mamãe e Ieda de Lourdes.



              1952



                Verão de 1952, Joaquim Luís meu irmão e mamãe.

             1952


Novamente a dupla dinâmica, Ieda de Lourdes e Maria Joaquina, filha e mãe, juntas na Andrade Neves.

            
            1953



Papai, na época Primeiro Sargento do Exército Floribal Farias Teixeira e Mamãe. 


           1954


Mamãe e Papai, na mesma calçada da mesma rua, da mesma cidade.


           1955


                         Mamãe e Joaquim Luís.  



                       1955


Ernestina Dias Schwanz, minha madrinha, Mamãe e eu, meio escondido atrás de mamãe.  


             1956


             O recém promovido Subtenente Floribal, meu pai, mamãe e eu, lindinho. Quando garoto os meninos usavam roupas sociais, e para ir ao cinema deveriam usar até gravata, ou não podia entrar para assistir o filme. 


                         1963


Papai e mamãe, ao fundo podemos observar a tradicional Casa Velocino Torres. Papai havia sido promovido a Primeiro Tenente e passado para a Reserva do Exército. (aposentara-se).
Bons tempos.





7 comentários:

  1. Olá Pedro, sempre ótimas fotos! Gostaria muito de saber o nome desse fotografo. bom peço que deixes eu colocar essas fotos na minha página no álbum especial sobre essas fotos que chamo de "pelas calçadas de satolep". Ok. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fábio.
    Meus pais viviam falando o nome desse fotógrafo, pois como podes ter notado por muitíssimos anos fotografou nossa família. Não sei o nome dele, mas estou fazendo alguns contatos e tão logo vá à Pelotas procurarei saber o seu nome.
    Estou para ir à Pelotas ainda este mês.
    Podes sim dispor destas fotos. Tenho acompanhado o teu blogue, que é ótimo, só que tentei entrar como seguidor e não consegui.
    Bom fim de semana com muita saúde e paz.

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor, obrigado pela atenção! Atá tenho um blog o qual uso raramente, a páginade fotos está no facebook e para seguir precisar estar cadastrado no "face". https://www.facebook.com/preteritaurbe?ref=hl. Abraço e sigo acompanhando suas postagens, gosto muito quando tem fotos antigas ou fala de curiosidades de Pelotas antiga, Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Fábio.
    Conheço tua página, porém não sou cadastrado no face.
    Estou garimpando alguns arquivos de fotos, tenho milhares, porém gosto das que já passaram de meio século.
    Um grande abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  6. Estou na mesma situação do Fábio. Há tempos tento descobrir o nome do referido fotógrafo, entretanto muitos se lembram dele mas não sabem o seu verdadeiro nome e nem de onde veio. Pelo que consta, o mesmo seria ucraniano ou polonês. Agradeceria a quem souber algo a respeito do mesmo. Carlos Silveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caro amigo Carlos Silveira.
      Mais uma vez alegre com tua participação em meu blogue, volto a responder-te
      Caro amigo, vejas bem, por muitos anos foi nossa família fotografada por esse cidadão, entretanto nunca me ocorreu a ideia de perguntar para meus pais o nome do referido cidadão, lembro-me que certa feita, já homem maduro conversando com meu pai que já contava mais de 80 anos ele me falou o nome deste cidadão porém como no momento não anotei o nome acabou-se em esquecimento, porém acredito que em antigos jornais, Diário Popular ou A Opinião Pública haja algo sobre esse célebre fotógrafo. Infelizmente também não posso afirmar tratar-se do mesmo que em outra matéria Fotografou o Colégio Pelotense. Isto é para uma focada pesquisa Histórica. Entrarei em contato com o amigo, doutor Passos de Cuiabá que, não posso afirmar, saiba o nome do referido senhor.
      Quando em vez vou a Pelotas e reservo uma manhã para ir a Biblioteca pesquisar em jornais antigos, quem sabe em minha próxima visita à nossa Pelotas eu possa encontrar mais coisas.
      Preocupa-me o teu trabalho, pois o tempo corre e muitas coisas dependem de informações de outros, no caso de Mozart Passos, posso enviar-te se quiseres mais informações.
      Abraço caríssimo Carlos.

      Excluir