PS

PS

SEGUIDORES

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Dom João Braga - Pelotas


Era o ano de 1962, Semana da Pátria, dia 4 de setembro, desfile da juventude.

Morava na Rua General Argolo 325, entre 15 e Andrade Neves e estudava no então Ginásio Dom João Braga, a Rua Dr. Miguel Barcelos, bem frente à Catedral.

Mamãe lavara minha camisa branca e colocara a secar e como já estava atrasado, pois o Professor Bubi, havia marcado para as 13 horas a formatura da Escola, na correria peguei minha camisa branca e sai porta a fora ainda abotoando a camisa. Só depois de chegar ao Colégio é que percebi que havia colocado a camisa de papai, azar ele tinha outras.

Sou o primeiro da minha turma, o que ia bem à frente, sério, mas bonito e bem barbeado.


O primeiro da filha à esquerda é o Paulo, um excelente cantor, que possuía uma voz espetacular, o segundo atrás de Paulo é o Sidnei Xavier, um menino humilde que nascera sem a mão esquerda. Muitos anos depois o encontrei na cidade Maracaju, no Mato Grosso do Sul, onde almoçamos juntos em uma churrascaria, e relembramos os tempos de Dom João Braga. Além de Advogado, Sidnei possuía uma enorme fazenda de criação de Gado em Ribas do Rio Pardo, também no MS. O piá se deu bem na vida.

Atrás de Sidnei, ou seja, o quarto da fila é o Elifas.

Na fila do Centro, o terceiro atrás de mim é o amigo Gibi, cujo nome nunca soube, mas desde que nasci lá no Fragata era nosso vizinho, pois nascera no mesmo ano. Era filho do Senhor Manoel e de Dona Dalva, que moravam na segunda casa a nossa esquerda. Gibi tinha vários irmãos, o Joãozinho, o Fó, o Choca, o Chouriço entre outros. Neste blogue há varias histórias que conto sobre essa família. Das alegrias, das tristezas e tudo mais.

Desnecessário dizer dos Shows dados pelas Bandas Marciais do Ginásio Pelotense, ou GP o que lhe valeu o apelido de – Gato Pelado e do Ginásio Gonzaga, ou GG, Galinha Gorda, e da também maravilhosa Banda da então Escola Técnica de Pelotas a ETP. Hoje tem outro nome.

Porém havia uma grande rivalidade entre o Pelotense e o Gonzaga, ou seja, a antiga rusga entre o Público e o Privado, quantas e quantas brigas e quebra-quebras aconteceram, principalmente na época dos desfiles das Bandas.

Alunos do Pelotense, os Gatos Pelados ao passarem pelo Ginásio Gonzaga eram xingados e revidavam com pedradas quebrando os vidros das janelas, e dessas, os alunos Galinhas Gordas atiravam até fogos de artifício, comandados pelos irmãos Lassalistas, que comandavam a ação, conforme certa vez pude ser testemunha ocular, tendo que me refugiar na Catedral, pois a coisa estava feia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário