PS

PS

SEGUIDORES

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Cruzeiro





Em 1942 o Governo Federal resolveu substituir as antigas notas chamada  de Réis, pelo Cruzeiro.



                        Nota de Um Mil Contos de Réis,  do tempo do Império.

Tão logo lançada já foi recebendo centenas de apelidos, sendo que um dos mais antigos é o “pila”, que em Portugal quer dizer “bilau, pipi, passarinho ou pinto”.


Muitos outros apelidos foram ao longo da história inflacionada do cruzeiro dando até certa graça a uma desgraça chamada inflação.


As crianças com menos de cinquenta anos talvez não lembrem, mas o cruzeiro desvalorizava do dia para a noite, principalmente nos seus últimos anos de existência.


A inflação corroía a já desgraçada vida da maioria do povo brasileiro. Fome, miséria, desemprego, nanismo ocasionado pela falta de alimentação.


Hoje reclamam de tudo, até de ser gordo, entretanto nos anos 40 e 50 o povão não tinha nem força para reclamar de sua extrema magreza causada pela subnutrição.


Nessa época as taxas de analfabetismo eram acima de 80% da população. Mas os rançosos de plantão criticam que hoje temos ainda em torno de 9,3% de analfabetos, variando para mais ou para menos de acordo com a faixa etária.


Lembrando que muitos não querem estudar, acham “palha”.


Mas vamos ao ar da graça e lembrar de alguns apelidos das nossas diversas moedas: Pila, arame, paus, mango, prata, chuchu, banana, grana, capim, abóbora, ouro, biju, dindim, conto, cabral, tutu, feijão, merrecaéca, lasca, bufunfa, funcho, cacau. mirréis, e tantas outros.


Quem souber de outros apelidos é só postar em comentário que será acrescentado à esta relação.


Publico neste post as notas de minha coleção, especificamente do Cruzeiro e não do Cruzeiro Novo, que passou a ser chamado de Cruzeiro e depois voltou outro Cruzeiro “mas se deu muito mal, com uma existência efêmera. 







Esta nota de dois cruzeiros amarela fez muita confusão, pois espertalhões colocavam entre notas de 1 000 cruzeiros que tinha uma série toda amarela e muitos não se davam conta e aceitavam 2 pila por 1000. Coitados.






Cinco Cruzeiros serie azul na face e acobreado no verso, a assinatura não é um ato de vandalismo, todas as notas vinham com as assinaturas do Diretor da Caixa de Amortização e do Ministro da Fazenda, nesta em especial vinha com uma única assinatura. ??


 Cinco Cruzeiros, chamado de Cinco Cruzeiros Índio, surgiu nos últimos anos do Cruzeiro, início dos anos 60. Quem tem tem, quem não tem chupa o dedo.

                       Dez Cruzeiros Série Verde.

                        Dez Cruzeiros Séria Azul.

















 




                            Esta é a célebre Abobrinha Amarela.



Quando saiu esta nota com esse herói fabricado, uma das maiores empulhações da história do Brasil, o Cruzeiro já estava como ele, com a corda no pescoço, pronto para ser enforcado.


Como se vaticinassem o fim do Cruzeiro, lançaram finalmente esta nota de 10 000 Cruzeiros, era o fim de uma era, e o cruzeiro despencou como um avião, inventado pelo próprio Santos Dumont, que os americanos insistem que foram os irmãos Wright, não sobrando nada. 

Surge então o Cruzeiro Novo. Mas isto é outra história.






Nenhum comentário:

Postar um comentário