PS

PS

SEGUIDORES

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Quem Somos?


Uma grande confusão é notada quando tentamos explicar o que é ser Americano e Latino Americano.

Para tal precisamos conhecer esta parte do mundo, e como ela é vista de fora, pelos habitantes da Europa, da Ásia, da Oceania e da África.

Há três Américas Físicas:

América do Norte.


A América do Norte, composta pelos Estados Unidos da América, Canadá e México, a isto podemos juntar a Groenlândia, que pertence à Dinamarca, e o Departamento Ultramarino Frances de Saint Pierre et Miquelon, ilha situada ao sul da Província Canadense de Terra Nova e finalmente, o México. Preste bem a atenção MÉXICO.

Para Melhor entender vamos pegar apenas os três grandes países da América do Norte e saber que seus nomes oficiais são:

Canadá – Apenas Canadá.

Estados Unidos da América

Estados Unidos Mexicanos. Este é o nome OFICIAL

Vemos que temos dois Estados Unidos. Porém Estados Unidos não é nome de nenhum país e sim a forma de sua constituição como Estado Independente. Uma união de estados.

Ou seja, Estados Unidos existe como poderia ser Províncias Unidas, como as Províncias Unidas do Rio da Prata, como foi a Argentina no seu início, (1819 a 1826) ou no caso da Rússia que é uma Federação que mantém unidas 23 Óblasts, 14 república, Distritos Autônomos, Krais, Cidades Federais, como San Peterburgo, Moscou e Sebastopol, e 1 Óblast Autônomo.

A extinta URSS, era nada mais nada menos que um país composto por 15 Repúblicas, ou seja, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que a Federação Russa fazia parte.

Então quando falamos Estados Unidos, pensamos logo nos EUA (USA) e esquecemos ou não sabemos que o México oficialmente tem sua composição na União de Estados, ao todo o México tem 31 Estados e mais o Distrito Federal.

É importante lembrar que o Brasil, hoje oficialmente denominado República Federativa do Brasil, foi até o ano de 1967 chamado de REPÚBLICA DOS ESTADO UNIDOS DO BRASIL .

 Leia o nome do país bem acima - REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL

Por desconhecimento muitos são aqueles que chamam os habitantes dos Estados Unidos da América de Estadunidenses. Isto além de ser totalmente errado, dá margem de se dizer que os mexicanos também o são, afinal o nome oficial do México é também Estados Unidos, so que ESTADOS UNIDOS MEXICANOS.

Não! Esperto.

Não é Estados Unidos do México e sim Estados Unidos Mexicanos.

A própria Venezuela foi oficialmente chamada de Estados Unidos de Venezuela até o ano de 1953, quando cambiou pela Nova Constituição do país o nome para República de Venezuela.

América Central

         
A América Central, que pode ser dividida em duas Centro-Américas completamente diferentes, ou seja, a América Central Continental, que é a ponte natural que liga a América do Norte à América do Sul. Essa ponte natural limita-se ao norte com o México e ao sul com a Colômbia e a América Central Insular, que por sua vez pode ser dividida em duas. As grandes Antilhas e as Pequenas Antilhas.

América do Sul.


A América do Sul, onde está o Brasil e mais onze países independentes e um Departamento Ultramarino Frances chamado de Guiana Francesa, situado ao norte do Brasil.

Por termos nascido no Continente Americano seríamos americanos, porém temos que assumir nossa LATINIDADE e nos identificarmos como dizem europeus, asiáticos e outros povos, LATINOS AMERICANOS.

Agora quem nasce em um país chamado América, esse sim é Americano, e assim são conhecidos em todo o mundo, e assim eles próprios se identificam.

Os Americanos por não sofrerem da síndrome do coitadinho se identificam como AMERICANOS. Pois é o que eles são.

Quando um europeu, em seu continente diz que vai para a América, ele quer dizer que vai para os Estados Unidos da América (país) e não para o Continente América. E assim os imigrantes desde 1620 quando fundaram a 1ª Colônia na América diziam que iam para a América. Só que esta América que eles se referiam era onde vai surgir em 1776 os Estados Unidos da América, eles se referiam a esta parte do mundo que hoje é conhecida como América, ou seja, os UNITES STATES OF AMÉRICA.

Que dificuldade tem uns de entender. Putz Grila.

Por outro lado, muitos são aqueles que fazem uma enorme confusão quanto à localização do México, inclusive nossas Redes de Televisão. O México não fica na América Central, o México está localizado na AMÉRICA DO NORTE.


Pô meu!  É tão difícil entender que o México fica na América do Norte.

Podemos também dividir o Continente Americano em duas Américas diferentes nos aspectos Histórico-Econômico-Cultural, que são a América Anglo-saxônica e a América Latina.


E aí fazem muita confusão com essas duas Américas. Muitos acham que América Anglo-saxônica é a América do Norte.

Não!
O México está na América do Norte e não é Anglo-saxão, a América Anglo-saxônica é a área ocupada apenas pelos Estados Unidos da América e pelo Canadá. E PONTO.

Agora quanto ao gentílico temos que ter a destreza de saber que quem nasce nos Estados Unidos da América são sim AMERICANOS.  E PONTO.


Y nosotros tenemos que asumir nuestra latinidad y decir que somos LATINOS AMERICANOS. Y PUNTO.

Pois o mundo assim vê e entende.

Em um Congresso Internacional de Educação que participei fora do Brasil uma mestra australiana não compreendia quando uma brasileira disse ser americana e a contestou. É assim que o mundo nos vê e não há o que fazer. Bom para nós que não temos que ser comparados a Ianques.

Ainda bem.

Muitos sofrem com isto, mas sofrem porque estão acometidos da SÍNDROME DO COITADINHO.

Coitadinho ou capacho enrustido.

Sejamos nós mesmos.

Latinos.

O resto é o resto.

Fui. Tapado de pena dos coitadinhos que querem ser iguaizinhos aos americanos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário