PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 10 de janeiro de 2015

Pelotas e Suas Bandas





De várias fotografias que fiz nesse dia do mês de setembro do ano de 1963, apenas duas restaram, mas continuam bem guardadas em meu vasto acervo de fotos, selos, cédulas, moedas e livros, dos quais mais de dois mil doei, muitíssimo dos quais à Biblioteca do SINTESA, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sapucaia do Sul, que, em uma homenagem em vida leva o meu nome. 


Infelizmente, muitas fotos perdi.


Começamos pela belíssima Banda Marcial do antigo Ginásio Gonzaga, ou GG, (Galinha Gorda), que disputava com o Ginásio Pelotense ou GP (Gato Pelado) e a Escola Técnica o lugar de melhor banda marcial da cidade, e muitas vezes disputando com bandas de Porto Alegre, em festas cívicas que deixaram saudades e muitos prêmios foram arrebatados.



Com seu uniforme de calças azuis e túnicas vermelhas, o então Ginásio Gonzaga abrilhantava os desfilhes em comemoração a Semana da Pátria.


Lamentavelmente acabou e hoje o que vemos é uma juventude que nem mesmo sabe cantar o Hino Nacional, não há respeito, e o orgulho existente no coração dos jovens de minha geração, permanece hoje apenas na lembrança dos velhos meninos de mais de sessenta anos.


Outra Banda que abrilhantava essas comemorações era a do Colégio Santa Margarida. Lindas meninas que, além de povoar nossos sonhos de adolescentes, davam um verdadeiro espetáculo em seus desfilhes pela Avenida Bento Gonçalves.



Bons tempos.


Bons tempos de orgulho de ser brasileiro e não como é hoje essa juventude sem amor pátrio, muitos dos quais perdidos irremediavelmente para as drogas, onde não há respeito pelos símbolos nacionais.


Dá nojo de ver, no momento em que é hasteada a Bandeira ou é entoado o Hino Nacional, muitos jovens com esses bonés bagaceiras enterrados na cabeça se balançando como marginais de morros de um lado para outro em visível desrespeito a nossos símbolos.


O que se pode esperar? 


É o que temos e que cresce sem controle. 

VIOLÊNCIA e CRIMINALIDADE..


Basta!


Basta de ser complacente com  marginais.


Leis duras, penas severas e redução da maioridade penal.


4 comentários:

  1. Parabéns pelo registro da memória de uma época, que infelizmente parece que não voltará mais.
    Nasci em Pelotas, em 1964, e estudei no Colégio Gonzaga de 1970 a 1980. Pesquiso e coleciono tudo sobre a Banda do Colégio Gonzaga, informações, depoimentos, jornais, fotos, flâmulas, chaveiros, peças de fardamentos, antigos integrantes, etc.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro Antônio.
    Fico Feliz em ter um comentário de um Gonzaguiano, ou como eram chamados até os anos sessenta os Galinhas Gordas. (GG de Ginásio Gonzaga). Também estudei no Gonzaga, pois morava na Rua Argolo 325 e éramos vizinhos de um Senhor chamado Piettro, Esse senhor tem uma filha morando ainda na mesma casa, entre a 15 e a Andrade Neves, cujo nome não lembro, mas com ela falei há mais ou menos três anos, em uma visita que fiz a Pelotas.
    Bons tempos o da Pelotas e suas maravilhosas Bandas.
    Uma época áurea de nossa cidade.
    Um grande abraço.
    Prof Pedro.

    ResponderExcluir
  3. Estudei em Pelotas até 87 e me formei na Escola Tecnica. Vim pra região metropolitana de Porto Alegre e resido em Esteio desde 98. Participei das bandas do Gato Pelado e da Escola Técnica nos anos 70 e 80. Gostaria de ver mais fotos antigas. Parabéns pelo registro. César Cardoso

    ResponderExcluir
  4. Olá César Cardoso.
    Caríssimo estou a procura de fotos antigas de Pelotas, tenho muitas, entretanto outras tantas foram perdidas e diversas ocasiões o que me desfalcou muito meu acervo, entretanto estou para ir a Pelotas, e assim que for possível recuperar algumas fotos de certo as publicarei. Indico-te um site que tem muitas coisas de Pelotas, inclusive forneço a ele muitas fotos. Este site chama-se Pretérita uRBe, do caríssimo Fábio Zündler. Mas continue visitando meu blogue, pois é uma honra compartilhá-lo com todos e receber comentários.
    Um grande e fraterno abraço, lembrando que teu sobrenome guardo boas recordações de amigos Pelotenses.
    Respeitosamente.
    Prof. Pedro.

    ResponderExcluir