PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 10 de janeiro de 2015

Colégio Municipal Pelotense.




Inaugurado em 1903, o hoje Colégio Municipal Pelotense, é considerado a maior escola municipal da América Latina,  conta com mais de 110 anos de existência e é um símbolo da cidade. 

Em 1961, finalmente teve concluída a construção de sua moderna sede e para cá, Rua Marcilio Dias transferiu suas instalações. Iniciando suas atividades normais no ano seguinte.




Eis aqui uma das primeiras fotografias do Colégio, feita por Helmut Koettel, de Curitiba, Paraná, no início dos anos 60. Moderno prédio, onde podemos ver essas cinco meninas em seus uniformes, abraçadas a seus cadernos e livros, cheias de sonhos e esperanças.

Com carinho guardo esta fotografia, pois representa um marcante momento na vida cultural de Pelotas.

Hoje essas meninas, na casa dos sessenta e tantos anos carregam o orgulho de um dia terem estudado nesse Colégio que é um marco na história de minha cidade natal.

8 comentários:

  1. Que bom, mas um pouco de história.
    Que possas sempre alimentar esse blog, que para mim é um passeio cultural no passado.
    Que este começo de ano seja para ti e teus familiares de muita paz e bem.
    abraços
    janicce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssima Janicce,
      Sempre um privilégio tê-la em meu blogue. Há ainda muitas histórias a serem contadas, o que farei na medida do possível, usando não só imagens como muitas coisas presentes em minhas lembranças. E como uma coisa puxa a outra, muitas histórias, as vezes borradas pelo tempo vão se tornando tão claras que me acho ainda vivendo esses momentos.
      Um grande e fraternal abraço e que este ano seja para ti um ano de realizações, saúde e paz.

      Excluir
  2. Olá Pedro Teixeira,

    a avaliar pela foto, o edifício do colégio, em termos arquitectónicos, ficaria bem em qualquer cidade.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlos Romao.
    Este edifício sofreu algumas modificações nestes cinquenta últimos anos. Ficou mais lindo e imponente. Ampliaram-se os espaços, anexos surgiram, é hoje a maior escola pública municipal da América Latina.
    Grande abraço, muita saúde e paz.

    ResponderExcluir
  4. Eu soube que em 1903 foi fundado pela maçonaria. Estudei no Pelotense no final da década de 70 e inícios dos 80 e nunca soube disso.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá caríssima Rosangela.
    Fico honrado em receber uma visita de uma conterrânea que estudou no Colégio Pelotense. Eu não tive esse privilégio, O Colégio Pelotense é a maior instituição de ensino MUNICIPAL da América Latina, hoje contando com mais de 17 mil metros quadrados, laboratórios de informática, canchas de esportes, ginásio coberto, 54 salas de aula, dois auditórios, um museu, biblioteca e outras dependências. Como escrevi me outra publicação, este colégio foi apelidado pelos alunos do Colégio Gonzaga de Gato Pelado o qual, os aluno do Gato Pelado chamavam em resposta ao então Ginásio Gonzaga de Galinha Gorda. Foi tão marcante essa época que o Gato verdinho, de monóculo passou a simbolizar o então Ginásio e hoje Colégio Pelotense. O Colégio Pelotense teve suas obras prontas no final do ano de 1961, quando começou a ser transferido do velho casarão onde funcionava no centro da cidade para este moderno prédio, iniciando suas atividades normais no ano seguinte.
    Caríssima Rosangela, tenhas uma bela semana com muita saúde, paz e alegria.
    Com carinho e respeito, um abraço.
    Prof. Pedro

    ResponderExcluir
  6. Meu caro professor! Conforme afirmas, a foto acima seria do fotógrafo Helmut Koettel que, pelo que consta, residiria em Londrina (PR). Como estou fazendo um trabalho sobre os antigos fotógrafos (de rua) pelotenses, gostaria que alguém me informasse, se referido fotógrafo seria aquele que batia fotos dos transeuntes, no hoje calçadão da Andrade Neves, em frente às Lojas Hercílio. Pelo que consta, o mesmo seria ucraniano ou polonês. Lembro bem dele, de chapéu, sempre bem vestido. Conservo até hoje um foto de minha sogra. Um abraço. Carlos Silveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caro amigo Carlos Silveira.
      Honradíssimo com tua visita, já de antemão deixo aberto meu blogue sempre a tua disposição, o que me alegra muito.
      Iniciando pela foto do Colégio Municipal Pelotense. Esta foto foi tirada logo após a inauguração deste estabelecimento de ensino e realmente foi feita por Helmut Koettel e foi revelada e impressa em Curitiba – PR, pela IP – Paraná Cart. Sociedade Comercial e Representações Gráficas. Esta é a coisa oficial de meu acervo, entretanto não poderia afirmar se tal foto tenha sido feita pelo “Retratista” que ficava na Andrade Neves ou tenha sido feita por outro fotógrafo. Estive procurando na Biblioteca Pública de Pelotas, em antigos jornais se encontrava algo sobre o referido fotografo pelotense, mas como dispunha de pouco tempo não encontrei nada a respeito. Quanto a um dos fotógrafos bastante renomados de Pelotas está meu velho amigo e vizinho Mozart Passos, que tinha seu estúdio fotográfico na Rua General Argolo 315, entre a 15 e a Andrade, nesse estúdio eram feitas fotos de casamento, aniversários, batizados, fotos 3X4 para documentos e fotocópias, onde os documentos eram fotografados e revelados com fotografias 18X24 e que antes de ir para o Exército trabalhei como aprendiz por quase um ano. Mantenho contatos com seu filho que mora em Cuiabá, e com suas filhas ainda residentes em Pelotas.
      Realmente o fotógrafo da Andrade Neves estava sempre elegantemente vestido com seu indefectível chapéu, era um homem claro que poderia ser bem, ou polonês ou Ucraniano.
      Fico a tua disposição.
      Fraterno abraço.

      Excluir