PS

PS

SEGUIDORES

terça-feira, 14 de outubro de 2014

O Que Significam as Estrelas






Todos os 26 Estados Brasileiros estão representados na Bandeira Nacional, mas nem sempre foi assim, O Distrito Federal e os Antigos Territórios não eram representados, assim como algum Estado que por ventura fosse criado. Somente pela Lei 5.443 de 1968 é que foi permitida a atualização das estrelas na Bandeira, conforme um Estado fosse Surgindo a estrela que o representa obviamente ia sendo introduzida à Bandeira, porém alguém dirá:


- Mas são 27. 


Estrelas são 27, porém Estados são 26, o que muita gente bacana faz uma confusão muito grande.


Através da Constituição de 1988, o Distrito Federal passou a ser representado por uma estrela, porém o Distrito Federal não é Estado, por isto é Distrito e também por essa Constituição o último Estado foi incluído na Bandeira, representado pela estrela de nº 09, o Estado de Tocantins, que foi criado também por essa Constituição, desmembrado do Estado de Goiás.


Muitos quando representam a Bandeira colocam a Estrela 27 como sendo Brasília, porém ela não representa a cidade de Brasília e sim o Distrito Federal, e no Distrito Federal há outras cidades como Gama, Candangolândia, Bandeirantes, Sobradinho, Samambaia e outras cidades que pertencem ao Distrito Federal, mas não pertencem a Brasília. Portanto a Estrela 27 representa o Distrito Federal.


Outros, acham por total desconhecimento que a Estela 1, uma das maiores da Bandeira que está solitária na campo superior do Círculo, representa o DF. Não! Esta Estrela, a número 1 representa o Estado do Pará.

Vejamos o que representam as estrelas:


  
  1. Pará (PA)
  2. Amazonas (AM)
  3. Mato Grosso do Sul (MS)
  4. Acre (AC)
  5. Mato Grosso (MT)
  6. Amapá (AP)
  7. Rondônia (RO)
  8. Roraima (RR)
  9. Tocantins (TO)
10. Goiás (GO)
11. Bahia (BA)
12. Minas Gerais (MG)
13. Espírito Santo (ES)
14. São Paulo (SP)
15. Rio de Janeiro (RJ)
16. Piauí (PI)
17. Maranhão (MA)
18. Ceará (CE)
19. Rio Grande do Norte (RN)
20. Paraíba
21. Pernambuco (PE)
22. Alagoas (AL)
23. Sergipe (SE)
24. Santa Catarina (SC)
25. Rio Grande do Sul (RS)
26. Paraná (PR)
27. Distrito Federal (DF)


Além de muita confusão que fazem sobre a Bandeira, uma delas é a coisinha meiga e poética de dar significados as cores, que o verde representa nossas matas, que o amarelo as nossa riquezas e que... Pô meu! Caia na real.


Balela. Coisa de poeta em fim de carreira.


Isto é para gente que vive no irreal ou no surreal, achando poesia em tudo. Mas nem tudo é poesia.


As cores do Império, que são as cores de Portugal, com exceção do vermelho, que aqui no Sul chamamos de encarnado ou colorado, foram mantidas na Bandeira Republicana e ponto.


Não tem nada de poético.


Corres representativas de Portugal e ou da Áustria e ponto.


E vergonhosamente a primeira bandeira republicana que vigorou de 15 a 19 de novembro de 1889 era uma escandalosa cópia da bandeira americana, que bem mostrava a situação de vassalagem que vivia o Brasil, bandeira que deveria ser banida da historia de nosso país.



Uma cópia tão grotesca que apenas mudaram as cores vermelha e branca por verde e amarelo nas listras, e foram mantidas em número treze das treze colônias inglesas que quando independentes tomaram o nome de EUA e não tiveram nenhum pouquinho de amor próprio mantendo também o retângulo azul bordado com estrelinhas brancas ao alto.

Pouca vergonha.

Ridículos.

Vá ser capacho assim no... Aonde? Pois inferno não existe.


Que vergonha para o povo brasileiro.


Chega! É de revoltar o estômago ver que muitos foram os brasileiros que sempre se curvaram em frente aos gringos. Sim, porque os tauras do Rio Grande do Sul usam botas de cano longo para não se abaixarem nem para amarrar os sapatos.




1.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário