PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 11 de outubro de 2014

Doenças Psicológicas.






Algumas das reações alérgicas comuns são os espirros, erupções na pele, tosse e mesmo a asma, devido a substâncias ambientais, poeira, polém, comum no início das floradas, pelos e penas de animais, que a maioria de nós já ouviu falar ou teve o dissabor de ser uma das milhões de vítima desta doença causada pela hipersensibilidade do sistema imunológico.


Porém existe e não se pode descartar como verdadeira a alergia emocional, ou seja, a alergia psicológica.


Esta tem sido estudada há anos e iniciou com o reconhecimento de que, se a nossa resistência física pode ser sensível a alguns fatores ou elementos, então é bem provável que a nossa imunidade emocional também possa sofrer como resultado de certos confrontos interpessoais, causando sintomas psicológicos até dolorosos.


As alergias emocionais recebem esse nome por serem provocadas por fatores psicológicos nos quais o sistema imunológico reage como forma de proteger o nosso corpo.


O não querer pode redundar numa alergia profunda ou mesmo até uma doença mais grave.


O meu primeiro contato com esse mal psicológico, tanto como uma simples alergia como qualquer outro tipo de doença, e nisso a medicina é pródiga em seus estudos e afirmações, começou quando em novembro de 1956, eu ainda era um menino de 10 anos, ouvi minha saudosa mãe convidar minha também saudosa e amada Tia Maria, a quem ofereci juntamente a este, um blogue com o Título “Quem Não Tem Uma Tia Maria”, para o seu aniversário que ocorreria somente em 7 de fevereiro, ou seja, daquela data há três meses.


Ao receber o convite feito por mamãe, imediatamente Tia Maria disse que não poderiam contar com presença dela naquela data, pois em 7 de fevereiro ela estaria com uma forte dor de cabeça.


Todos que ali estavam inclusive eu que era uma criança ficaram rindo, pois como ela saberia que no vindouro 7 de fevereiro de 1957 ela estaria com dor de cabeça.


Ao chegar a 6 de fevereiro minha amada tia começou a passar mal, com fortes enjoos e ao chegar no outro dia, segundo minha própria Avó Idelvira relataria, assim como nosso Tio Florício, casado com Tia Maria, ela começou a passar mal com forte enxaqueca e vômitos, o que a fez ficar resguardada ao leito, abaixo de medicamentos, pois as dores eram, segundo ela, insuportáveis. Sim, pois a dor é subjetiva, uma coisa que outrem não pode medir.


Entre as dez doenças psicológicas que mais afetam a humanidade estão o Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtorno Bipolar, Transtorno de Ansiedade Social, Depressão Clínica, Anorexia, Esquizofrenia, Transtorno Dismórfico Corporal, Transtorno da Personalidade- Borderline, Estresse pós-traumático. Depressão Pós-parto.


As emoções e sentimentos atingem diretamente a parte física do ser. O medo, a ansiedade, a mágoa podem desencadear sintomas em todo o organismo, como tonturas, falta de ar, dores, tanto as comuns dores de cabeça como dores nas juntas nas costas e que acabam afetando muitas funções biológicas, como queda ou elevação da pressão arterial, batimentos cardíacos, tensões e sudorese.


São distúrbios de origem psíquica que levam o indivíduo a um mal-estar físico, sem nenhuma causa orgânica.


Portanto um bom terapeuta nesses momentos vale mais que mil injeções e a medicina continua investigando esse processo através da Psicossomática, área da Psicologia que estuda a influência dos processos psicológicos na parte biológica/física. 


Os profissionais ligados a medicina procuram entender como os sentimentos afetam o organismo, e muitas vezes de forma danosa.

A ansiedade por não querer que algo ou alguma coisa venha a acontecer leva a graves e grandes problemas que para um leigo trata-se exclusivamente da parte física desconhecendo que por trás está o psicológico urdindo contra o próprio organismo.


Quando o problema se reveste de uma anomalia muito séria alguns pacientes na ânsia de que algo aconteça ou deixe de acontecer se automutilam ou ingerem produtos que possa causar-lhe algum desconforto físico como a intenção de alívio de dores emocionais e em grande parte dos casos está associada ao Transtorno de Personalidade.


Muitos são os pacientes que ingerem produtos químicos ou medicamentos que possam levar-lhe a determinadas situações como a queda de pressão, irritabilidade da pele, taquicardia, falta de ar e outros sintomas que são para esses bem-vindos para mascarar suas ansiedades, medos e frustrações ou chamar a atenção.


Obviamente sabem bem dos sintomas e o fazem deliberadamente e com certa precaução, ou seja, são psicologicamente doentes, mas não são burros o bastante para chegar a autodestruição.


Os que convivem com esses, muitas vezes não tem a mínima ideia do que se passa, pois esses além de tudo são manipuladores e sabem bem o caminho que estão trilhando.


Recomenda-se a busca de ajuda especializada, imediatamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário