PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Repensando Deus - I




Aos nove anos, como muitos já sabem, rompi com a igreja.



Naquela época estudava em uma escola de freiras, sendo uma delas a Irmã Conceição, doente, recalcada que usava as crianças como saco de pancadas, pois em sua mente distorcida e cheia de desilusões por ter uma vida celibatária, descarregava sua falta de afeto por parte de um macho batendo nas crianças por qualquer motivo.



Aliado a isto tivemos ainda, em tenra idade as enfadonhas, mentirosas e assustadoras aulas de catecismo, com um padreco ignorante que também usava da agressão contra as crianças, porém agressões verbais.
 


Meu irmão e eu eram sempre as vítimas da tirania, da ignorância, a mesma ignorância que ainda existe e é tão alardeada principalmente por pastores ávidos por dinheiro, que para manterem seus rebanhos atormentados a eles submissos continuam ensinando as mesmas bobagens de milhares de anos atrás, dizendo a seus rebanhos imbecilizados que um deusinho fez as coisas e que o homem fez de um ridículo, inverídico e até hilário bonequinho de barro.

Não evoluíram, ou se evoluíram assim dizem para cada vez mais enriquecerem a custas dos infelizes que não tendo esperanças em suas vidas bitoladas vão dando tudo o que tem para esses ladinos.



Haja visto que estão ricos, “bilionários”, adquirindo aviões a jato para poderem visitar todas as sua propriedades luxuosa ao redor do mundo, fazendas, mansões e até ilhas paradisíacas.



Essas fortunas incalculáveis vêm das suadas doações, pois não faltam infelizes que com seus dízimos tentam comprar o perdão de deus ou corromper essa figura mítica para que lhes deem em dobro o que foi doado em óbolo, porém esse dinheiro vai parar na conta desses espertalhões. Mas, o infeliz não vê, ou não vê porque não quer, ou seja, é o pior cego.


Outros não veem uma ova, o que eles querem e se dar bem também. Visto que a esmagadora maioria ora pedindo graças matérias, dinheiro, automóveis, casas, empregos, e quase 0% oram em detrimento do bem dos outros. Pura hipocrisia.



Por tudo isso e mais, tornei-me um total descrente, pois vi que a religião não faz o homem melhor ou pior. As religiões não fazem os homens dignos. Porém vejo que está entre os que creem as piores perversidades. Guerras, assassinatos, atentados, pedofilia, enganação, mesquinhez, mentira, soberba, donos da verdade, arrogância.


Poucos são os que creem que realmente seguem os ensinamentos puros de suas religiões, não é o que se vê com essa maioria ensandecida.


A religião serve como uma muleta para muitos se apoiarem diante das coisas para eles inexplicáveis, ou para suprir suas angustias, medos, decepções profissionais ou amorosas e, sobretudo serve como uma tentativa de explicar o que está além de sua percepção, coisa que os animais ditos irracionais têm, mas nos os ditos humanos não entendemos e os que têm acham ser manifestações do além.


Formigas. Aranhas, cães, gatos, répteis, peixes e outros animais ditos irracionais têm essas percepções e adiantam-se no tempo prevendo terremotos, cheias, catástrofes, temporais e tudo mais.


Mas nós, dentro de nossa soberba achamos que são manifestações divinas, inclusive achamos que somos filhos de um deus.

Veja a seu redor e se pergunte:

Onde está esse deus?


É claro que vão achar deus em tudo, numa flor, numa pedra, numa nuvem, no dito azul do dito céu, etc e tal.

Poucos vão ver que tudo isso é manifestação pura da natureza, a mesma natureza que esse dito filho de deus está destruindo.

E nada é feito.



A maldade é que vigora. 

2 comentários:

  1. Querido Professor Pedro, embora discorde da sua opinião (já que escolhi ser missionária e não tenho nenhum lucro, ao contrário eu e meu marido investimos a aposentadoria dele na construção da escola na comunidade em que era a igreja numa vila no Brasil. E também porque acho que Deus é real e não pode ser responsabilizado pela maldade das pessoas), fiquei imensamente feliz em ver o seu blog, porque fui sua aluna em 1983 na Escola Paulo da Gama e porque o admiro por sua sinceridade e pela seriedade com que trata a Educação. Como disse, sou uma pessoa religiosa e não concordo no todo com sua visão, mas também tive a mesma experiência ruim na pré-escola com freiras que jogavam sua frustração nos alunos indefesos. Essas pessoas deviam rever o que queriam para suas vidas. A Educação é, sem dúvida, o melhor instrumento de libertação neste mundo e a justiça deveria estar na consciência de cada um. Muitos professam uma fé que desconhecem porque Deus deveria estar dentro deles, na consciência e no amor aos outros e não em dogmas incompreeensíveis. Mas não estou escrevendo para discutir religião ou ideologias. Apenas para lhe dizer que lhe desejo uma vida muito feliz com sua família. Um abraço, o senhor foi um excelente professor e hoje ensinando crianças Brasileiras e Hispanas numa cultura estrangeira eu ainda lembro do que nos ensinou. Que não podemos esquecer nossa cultura, que temos que valorizar nosso povo e que ninguém é superior pelo lugar em que nasceu ou por nenhuma outra circunstância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandy Ditto
      Que satisfação enorme em encontrar tão delicado e educado comentário o que atesta que podemos sim encontrar pessoas probas e honestas em nossas vidas. Fico imensamente grato pelo teu tão bem-vindo comentário, mas por outro lado não querendo tirar tua alegria tão terna, sou, pelos meus princípios morais e éticos, levado a informar-te que infelizmente não sou o tão querido professor que na década de oitenta deu-te aulas, pois jamais lecionei em Porto Alegre, muito menos nesta conceituada instituição “Paulo da Gama”, o que seria para mim um privilégio imenso tê-la como aluna. Sempre lecionei na Cidade de Sapucaia do Sul e Esteio, por ambos os municípios sou aposentado. Talvez a vida conspire para encontros tão amáveis quanto este e espero que outros venham a acontecer.
      Parabenizo profundamente o teu trabalho, junto a vosso esposo na construção deste centro de saber, afinal está na educação um mundo melhor.
      Obviamente não podemos esperar a concordância em tudo, o não concordar não nos torna inimigos e sim pessoas que pensam diferente, mas que se respeitam. Meu ateísmo iniciou muito cedo, ainda uma criança, mas com o tempo formei amizades e hoje gozo de uma amizade que perdura por mais de 55 anos e esse amigo foi padre, hoje professor de filosofia e teólogo, cuja filha acabei de levá-la à Rodoviária de Porto Alegre, pois a mesma segue para Pelotas, sendo os mesmos moram na distante Cuiabá.
      Nutro sempre o respeito e a admiração pelas pessoas honestas e verdadeiras.
      Quanto à maldade, sei bem que isto é coisa do ser humano, que muitas vezes faz a maldade com prazer, por esse motivo não incluo os animais neste mundo maldoso, pois os animais agem com perversidade na busca da sobrevivência, já o homem age desta forma por caráter. Porém sabemos bem que nas próprias escrituras ditas sagradas esta bem claro que deus havia criado o bem como o mal.
      E se lermos acuradamente tais escrituras vamos encontrar milhares de citações perversas onde o próprio deus manda matar, sacrificar e apedrejar. Isto é indubitável.
      Vejamos então caríssima Mandy, que se deus criou o mal, o mal a ele então será atribuído. Caso contrário ele acabaria com o mal. Se não acaba, ele não é onipotente, se não quer acabar ele aceita o mal, então ele não é onibevolente e se usa o mal para testar os homens, ele não onisciente.
      Eu sempre parti do princípio que não devemos cometer o mal por uma questão de humanismo e caráter, não esperando vantagens nem graças. José Saramago, grande escritor português disse ser cristão em uma entrevista. A repórter que o entrevistava retrucou dizendo uma série de barbaridades a ele, e perguntando como poderia ser ele cristão se era um renomado ateu. Ao que ele respondeu: Sou cristão, pois faço o bem, prego o amor, faço a caridade, mesmo não acreditando em deus, enquanto você que acredita em deus nada disto faz. A repórter calou.
      Ou seja, caríssima, não preciso acreditar em deus para ser bom, justo e honesto e assim criei meus filhos e não me arrependo, pois são homens probos, trabalhadores e extremamente bons e cooperativos e ateus.
      Amada amiga, que o Sol te traga energia durante o dia. Que a Lua suavemente te restaure à noite. Que a chuva lave todas as tuas preocupações. Que a brisa sopre novas forças em teu ser. Que seja gentil teu caminhar pelo Mundo e que conheças a beleza todos os dias de tua vida.
      Com carinho e respeito desejo muita saúde e paz.

      Excluir