PS

PS

SEGUIDORES

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Na Clínica.






Entre olhares indecifráveis, quietos e tristes na Clinica entrei.
Enquanto aguardava a vez de ser atendido a todos olhei.
Olhares perdidos, brancos, negros, sem cor.
Olhei em volta, pobres, gente simples e eu, professor.

Em uma maca branca estava um velho, ao lado deitado.
Chamou-me a atenção o lençol com número negro, marcado.
Lençol que quase nada do pobre homem tapava.
Vergonhas quase de fora a todos mostrava.

Nádegas descarnadas de um corpo doente.
Flácidas, frias, no ocaso, já no poente.
Corpo definhando já quase a morte.
Apresentando demência, declínio, triste sorte.

Braços finos já sem força e vontade.
Cabelos brancos, finos, sem vitalidade.
Força não tinha para respirar.
Muito menos podia ele falar.

Seu coração fraco descompassado batia.
Pensamento longínquo o tempo perdia
Ouvidos cansados sons nem palavras escutavam
Boca e garganta secas algumas palavras balbuciavam.

Pele fina, já sem cor, sem viço e quase sem vida
Nas derradeiras horas sem volta, quase na partida,
Pobre velho no estertor nem suas mãos controlava.
Mãos esquálidas, cadavéricas, trêmulas, abanavam.

Abanavam a ninguém ou a nada.
Já quase sem vida tremiam do nada.
Seu rosto profundo, em sua boca não havia um só dente.
Olhos sem brilho, órbitas profundas, escuras, decadente.

Seus olhos sem brilho aos meus focaram.
Não o reconheci, muitos e muitos anos passaram.
A mim também não, e seu rosto virou.
Contemplando o nada e no nada ficou.

Um homem jovem, todo de branco se aproximou,
Com papéis nas mãos sobre seu corpo largou.
Trêmulo continuou o velho pobre coitado.
Sendo agora pelo homem na maca arrumado.

Identifiquei nos braços do homem que ali chegou ligeiro.
Divisas de um jovem sargento enfermeiro.
Com uniforme camuflado chegou ao seu lado.
Um quase menino, um menino soldado.

Neste momento em meus pensamentos eu vi,
O homem que ali estava eu reconheci.
Fora capitão, major e depois coronel.
Que servira comigo no mesmo quartel.

E os dois militares empurrando a maca foram saindo.
Pelo corredor entre os paisanos foram sumindo.
Levando o decrépito a beira do instante fatal.
Era o corpo do outrora, temido general.


Nenhum comentário:

Postar um comentário