PS

PS

SEGUIDORES

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Corrupto?




Cresci ouvindo falar em um tal de Corrupio.


Já adolescente tive oportunidade de ver ao longo de nosso litoral pescadores com bombas feitas de canos de alumínio e depois PVC desenterrando de nossas areias finas um crustáceo que eles diziam ser o tal de Corrupio.

E assim foi passando muitos anos e os pescadores mais letrados assim chamavam esses crustáceo. “CORRUPIO”.

Da mesma forma conheci as betoneiras, já citada na matéria deste blog com o título de “Como Escrever e Falar”. 


BETONEIRA surge da palavra betume, ou seja, inventaram, uma engenhoca, bem diferente da atual, para misturar o asfalto e a ela deram o nome de BETONEIRA, Com o tempo e já modificada, a betoneira foi sendo usada para outros fins, hoje sendo utilizada em larga escala nas obras, onde os pedreiros usam-na para misturar o concreto. Areia, brita e cimento, mais água, é claro.

Entretanto, devido à baixa escolaridade da maioria destes profissionais passaram a chamá-la de BITORNERA. E o pior é que engenheiros e arquitetos formados em cursos superiores assim se expressam. 

Mas tche, que baita baiquara!

Não há quase ninguém nesse meio que utilize a nome certo deste misturador, e quase todos chamam erradamente de Bitornera.


Nem a torneira dupla acima poderia ser chamada de bitornera, pois o correto então seria bitorneira, pois seriam duas torneiras num mesmo objeto.


Da mesma forma, o crustáceo que eu aprendi desde pequeno que se chamava CORRUPIO, não sei por qual motivo passaram a chamar de corrupto, e ainda explicam que corrupto vive escondido e é difícil pegar. (Wikipédia).

Tche! Assim realmente não dá para manter nosso idioma estável como muitos que são herméticos e não aceitam alterações. O nosso português do Brasil vai gingando de um lado para outro e novas palavras vão sendo dicionarizadas.

Os chamados neologismos.

Os corrupios se escondem nesses buracos na areia do litoral, mas são caprichosos e fazem titica do lado de fora.


Já os corruptos se escondem neste outro buraco sem fundo no Planalto Central e fazem porcaria por tudo quanto é lugar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário