PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Moradores de Rua em Moscou



Muitas são as pessoas que não conseguem entender o que houve na Rússia pós União Soviética, mas o caso é grave e outras nem ao menos acreditam que isso acontece num país tão frio.


Hoje, segundo o último censo, mais de 6000 pessoas, com a faixa etária média de 40 anos moram nas ruas de Moscou, apesar do frio congelante, muitas das quais não tem a sorte de amanhecer com vida.


E esse problema é agravado pelo alcoolismo. Muitos lá estão por causa do álcool, outros estão no álcool por causa da própria rua. É um círculo vicioso.

Há caso de moradores de rua há mais de 10 anos, pois não tendo onde morar e percebendo muito pouco, muitos são aqueles que não tendo uma outra alternativa vivem ao relento, dormindo em baixo de marquises ou quando o frio aumenta, em corredores de prédios, quando, por sorte encontram a porta aberta, outros passam as noites nas belas estações do metrô.

          Estação do Metrô de Moscou, igualzinha as nossas, e aqui reclamam por causa dos estádios.

Segundo o funcionário do Departamento de Bem-Estar Social Andrey Pentyukhov os moradores de rua tem piolhos e infecções de pele, e vestem-se com roupas imundas.

Há três centros em moscou onde esses sem-teto podem se lavar e se tratar das infecções e piolhos, assim como obter roupas, entretanto segundo Elena Kovalenko, que escreveu um livro sobre esses moradores de rua, afirma que não são suficientes para atender um número tão grande de necessitado.


Há quatro anos o governo de Moscou lançou o programa “Patrulha Social” que saem as ruas em busca desses moradores, distribuindo alimentos, cobertas e roupas ou tentando leva-los para abrigos.



Vamos encontrar o mesmo problema em cidades ricas como New York, Los Angeles (USA) e Londres (RU), onde muitos têm a sorte de também dormir nas estações de metrô, porém é um problema que existe em todos os países, não vamos nem abordar a questão do Brasil, pois a maioria desses assim vivem pelas drogas,  principalmente pelo maldito crack, pelo menos aqui é um país tropical e passar a noite na rua não é como passar a noite na rua de países extremamente frios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário