PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 5 de outubro de 2013

Não me perguntes onde fica...




Saímos de Rosário do Sul, logo depois do almoço, e sem delongas partimos novamente carreteira a fora rumando para a nossa conhecida Alegrete.



Fomos recebidos por um Pórtico em estilo arrojado como foi e é a cidade.

Conhecida não só pelo fascinante Canto Alegretense, composto por Nico e Bagre Fagundes, mas também pela sua história que remonta a 1801 quando José Francisco Borges do Canto e Manuel dos Santos Pedroso, ambos naturais do Rio Grande do Sul, conquistaram para a coroa portuguesa o território das missões ao norte do Ibicuí e que será anos depois a terceira capital Farroupilha.
                         
                            Não me perguntes onde fica o Alegrete
                   Segue o rumo do seu próprio coração
                   Cruzarás pela estrada algum ginete
                   E ouvirás toque de gaita e violão.



Alegrete apresenta em seu casario de origem portuguesa, casas geminadas, baixas, junto as calçadas, com um aspecto triste, como se o tempo por ali não passasse. E se passou esqueceu de impregnar o novo o que contrasta com edifícios e prédios mais modernos ao longo de suas ruas estreitas, asfaltadas ou pavimentado com paralelepípedos.



Na Praça central, árvores melancólicas, cheias de epífitas e parasitas, algumas verdejantes e outras secas e velhas que lhe dá um aspecto nostálgico e até triste.

Nela encontrei um grupo de jovens com aspecto notadamente de origem guarani e alguns de descendência afro, mas todos jovens como são os jovens em todos os lugares, contaminados pelo modismo de roupas extravagantes porém ainda guardam um aspecto notadamente interiorano e alguns adultos sentados em seus belos bancos de cimento, em silêncio como se esperando a tempo passar.


Suas lajotas em estilo mais recente, servem de caminho para passos lentos de pessoas pensativas e simples, alguns até meio bacudos, mas que carregam o orgulho de serem daquela querência, que por ali passam em direção ao trabalho ou simplesmente passam para não ficarem parados no tempo como muitos.


Ao centro da praça encontramos o monumento ímpar ao Piá de Estância, figura macanuda das fazendas rio-grandenses. Tão macanuda que se confunde com a própria historia e “causos” de nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário