PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

São Luís.


Porque Luís com “S”. 

Já vamos iniciar polemizando.

Diz a regra da língua portuguesa que deve ser utilizada sempre a raiz latina em palavras dessa procedentes. 

Prof. Norberto Nessello sendo condecorado pela ex-governadora.
Grande Norberto, meu fraterno amigo.

Vejamos, pois. 

Segundo explicação do educador e alfabetizador, professor catedrático de língua portuguesa na Unilasalle Norberto Nesselo, que desempenhou mais de sessenta anos a profissão de professor, hoje aposentado, residente em Canoas há muitas décadas e irmão Lassallista. 

Se Luís vem do nome latino “Aluísius”, deve permanecer conforme era escrito Aluísius.

E vamos convir, São Luís, o Rei Santo francês era escrito Louís, a capital do Maranhão também, assim como quase todos os Luíses assim se escreve, a não ser os que estão errados.

Mas sempre vai aparecer um esperto que dirá “tanto faiz”. 

Tanto faz coisa nenhuma. Diz a regra que um nome registrado errado deve ser escrito de maneira correta mesmo com as veementes reclamações de seu portador, e vai mais longe, segundo os grandes mestres da língua portuguesa, tais nomes devem ser corrigidos em tudo após o falecimento de seu dono.

E aí vamos ver que os nomes como Luísa, Teresa, Isabel, Heloísa, Inês, Baltasar, Eliseu, e tantos outros devem ser com “S".

E por não seguirem a regra é que temos tantos nomes errados como, e principalmente os de origem tupi-guarani que deve ser usado o “ç”, o “j” e o “x”, aí então vamos ter escrito corretamente Juçara e não Jussara; Iguaçu e não Iguassu e  Xuí e não o que foi popularizado Chuí. Em mapas mais novos já vamos encontrar o nosso Xuí ao lado do Chuy uruguaio. O que está correto.

E por não darem bola para as coisas certas é que encontramos tantas palavras erradas e consequentemente o surgimento de tantos neologismos.

E gostaria de saber, o que não entendo é o porquê Bagé é assim grafada, já que pela regra deveria ser Bajé, já que é uma palavra charrua “Baj” ou “Baye” ou “Ibajé”, um líder indígena.

Dada a explicação, salvo acertado ou melhor juízo, vamos então para no nossa Cidade de São Luís Gonzaga.

São Luís Gonzaga.


São Luís Gonzaga, mais tarde chamada de São Luiz Gonzaga, foi fundada no ano de 1687 por Miguel Fernandes, padre jesuíta, no Território das Missões, que se estendia pelos atuais Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai. Uma das mais belas cidades de nosso Estado.


De um povo educado, onde o pedestre é respeitado ao pisar na faixa de segurança, sem o medo de perder o pé, como é ainda aqui na nossa região metropolitana. Lá o transito é civilizado, ordeiro e educado.


Onde as árvores buscam um jeitinho de sentar nos bancos da bela Praça central, circundada por ruas largas, limpas e sem buracos no asfalto.



Cidade aonde se pode sair a noite e passear, sentar nos bancos decorados da praça, por ela passear com o neto ou observar sem medo de ser feliz seus prédios ao entardecer.



Também tivemos a oportunidade de desfrutar de um ótimo hotel, onde as telas retratam o povo primitivo dessa região. O altivo povo Guarani.







Ou simplesmente saborear aquele belo cafezinho, que não é um café de tição mas tão saboroso quanto.


Ao longo de suas estradas podemos também ver as extensas plantações, a perder de vista en sus rojas tierras.


 Belíssima cidade. Voltaremos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário