PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Truco




O jogo do truco, mui popular principalmente nas zonas gaúchas, cuja sua procedência é uma incerteza bagual, parece que tenha surgido entre os mouros.

Lembrando que esses dominaram a Península Ibérica por aproximadamente 8 séculos, quando o General Tarik, atravessando o Estreito de Gibraltar venceu os exército visigodos e com o tempo os árabes foram expandindo seus domínios pela Penísula.



Porém não se sabe ao certo como surgiu tal jogo, sabe-se que o baralho com o qual é jogado é de origem espanhola e os termos empregados neste jogo meio selvagem, onde os participantes gritam, batem os pés, mentem e ameaçam são de origem espanhola e isto é indiscutível.

No Brasil o truco entrou pelo Rio Grande do Sul, região que ora pertencia a Espanha, ora a Portugal. O truco é histórico na Zona Gaúcha, quer seja na Argentina, no Uruguai ou no Rio Grande do Sul. Alguns dizem e com muita propriedade que é um jogo dos castelhanos.



No Brasil esses jogo espraiou-se com os Rio-Grandenses e provavelmente tenha chegado ao Mato Grosso pelas mãos dos primeiros Gaúchos que para lá migraram ainda no Século XIX, quando em 1893 eclodiu no Estado do Rio Grande do Sul a Revolução Federalista, onde Pica-Paus e Maragatos se lonquearam a pau.

Muitos para escapar desta sangria rumaram em carretas com suas famílias indo dar com os costados pelas cercanias da Colônia de Dourados, dali provavelmente tenho chegado a São Paulo.




Também a partir do Rio Grande do Sul este jogo chegou ao oeste de Santa Catarina e depois do Paraná, regiões que foram desbravadas pelos filhos sulistas que do Rio Grande saíram e onde inclusive fundaram diversas e belas cidades.

Portanto é um jogo que veio da Espanha para o Prata e daí para o Brasil e não como foi certa feita afirmado em um grande e tradicional telejornal que se tratava de um jogo de origem italiana e que fora popularizado por esses imigrantes.

Cabe aqui ressaltar que muitos por total desconhecimento confundem o jogo de truco com a “mora”, jogo de origem italiana muito difundido na Região do Vêneto, que se joga apenas com os dedos sobre um mesa. Aí temos a mora sonada, a mora morina, a mora chiamada, a mora in freta, punto parola e a mora muta. Que nada, mas nada mesmo tem com o truco.

                         Jogo da Mora. (de morra, verbo morrer).

Lembrando que quando os gringos chegaram ao Brasil no fim do Século XIX, os Gaúchos Uruguaios, Argentinos e Brasileiros já jogavam há muito tempo esse carteado chamado truco e muitos já haviam sido passados na adaga por causa deste jogo.



Dizer que o jogo de truco é italiano e desconhecer os próprios termos do jogo, só falta então dizer que o pastel, o fado e a cachaça também são coisa de gringo. Bom aí não dá para aguentar, mas eles tentam.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário