PS

PS

SEGUIDORES

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Quando a História Esquece Seus Heróis.


Perdoem-me, mas depois de quase cinquenta anos não lembro o primeiro nome de um jovem soldado que servia no então 9º Regimento de Infantaria, sediado em Pelotas, quando lá ainda eu servia, porém seu sobrenome era TELES TEIXEIRA.


Não poderia esquecer pelo menos o Teixeira, que é também o meu sobrenome.

O Soldado TELES TEIXEIRA havia sido deslocado com um Pelotão do então 9º RI, para a localidade de Chuí, (Pela grafia portuguesa oficial do Brasil – Xuí), junto a fronteira da bela República Oriental do Uruguai.

Já havia este Pelotão sediado nessa localidade há algum tempo, e quando em vez era substituído por outro, descansado e cheio de gás.

Separa o Brasil do Uruguai o Arroio de mesmo nome, que os uruguaios escrevem Chuy, e pronunciam Tchuí.

Certo dia houve uma grande tempestade na região e o arroio estava muito acima de seu nível normal com as águas correndo violentas em direção do Oceano Atlântico.


Os militares do Pelotão Chuí foram todos para junto da precária ponte, que ali existia, hoje substituída por moderna ponte por aonde passei a menos de seis meses, assim como moradores das cercanias para verem o movimento impetuoso das águas.

Nesse momento um automóvel de uma autoridade Uruguaia (Consul) com toda sua família a bordo, ariscando-se, foi atravessar a ponte e infelizmente foi arrastado para o fundo do arroio.

Perplexidade geral, gritos, correria.

Porém instintiva e heroicamente o Soldado TELES TEIXEIRA não pensou duas vezes e mergulhou naquelas águas turvas e traiçoeiras.

Todos os militares que ali estavam assim como alguns civis correram em auxilio ficando sobre a ponte, e uma a uma das pessoas que estavam dentro do automóvel foram sendo retiradas por este heroico militar brasileiro.

Simples soldado, porém extraordinário cidadão, que já cansado após ter retirado cinco ou seis pessoas com vida de dentro do automóvel que estava no fundo do arroio, soube que faltava ainda uma menininha de seis ou sete anos.

Mesmo extenuado, já sem forças o heroico soldado TELES TEIXEIRA, para desespero de todos mergulhou novamente e após um longo tempo voltou à tona com a menina nos braços.

Infelizmente a delicada criança não resistira e viera a morrer afogada.

Mesmo assim, com uma perda irreparável, o Herói Soldado TELES TEIXEIRA salvou quase toda a família, inclusive o Consul.

Obviamente os casos ainda quentinhos pelas notícias tem sua repercussão e o Soldado TELES TEIXEIRA foi agraciado com medalhas, tanto do Exército Brasileiro, como do Exército Uruguaio e se não me falha a memória de quase meio século também recebeu honrarias do Exército Argentino.

Esses heróis. Verdadeiros heróis, não poderiam ser esquecidos, porém o nosso povo é de memória curta e muita coisa se perde na noite do tempo.

Será que existe uma rua ou praça tanto no Xuí Brasileiro como no Chuy Uruguaio com o nome deste herói. Ou projeto de um dia ter?

O bravo Soldado TELES TEIXEIRA, que jamais foi por mim esquecido pelo seu heroísmo, deveria constar dos livros de história como o herói que mesmo em risco de morte mergulhou várias vezes naquelas águas traiçoeiras para salvar vidas. Vidas de estranhos. Vidas de estrangeiro, porém vidas de irmãos uruguaios de mesma cepa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário