PS

PS

SEGUIDORES

terça-feira, 21 de abril de 2015

Dia da Mentira.

Hoje, 21 de Abril – Dia da Mentira.

Ops...

Como é?

Dia da Mentira é 1º de Abril?

Então acompanhe o meu raciocínio.

                Assim era Tiradentes.

Desde quando um simples sargento de nome Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes, por ser um arrancador de dentes, seria líder de um movimento composto por Coronéis e outras autoridades?

Desde quando ele, o Tiradentes tinha barbas e cabelos tão longos que mais parecia um ermitão?

Desde quando um cidadão português, agindo em prol de seu país, Portugal, chamado Joaquim Silvério dos Reis seria traidor?

Então vamos dissecar esta história.

                      Assim fizeram Tiradentes - Enganação.

Quando do advento da República ocorrida em 15 de Novembro do ano de 1889, tudo transcorreu na maior pasmaceira, nem mesmo Deodoro sabia que estava sendo usado para ser o “proclamador” da República, já que ele era um acérrimo defensor do Imperador e amigo Dom Pedro II, nenhum indivíduo pertencente a monarquia morreu como ocorreu na maioria dos países que cambiaram sua forma de governo, onde muitas cabeças coroadas foram enforcadas, guilhotinadas ou fuziladas, assim como nenhum republicano morreu em defesa da República.

Tudo foi feito sem a participação do povo.

Ora povo.

Dirá a elite reacionária:

Povo é só um detalhe.

Tiradentes foi enforcado a mando de Dona Maria I, a Louca, Rainha de Portugal e caiu num vazio tão grande, que ninguém sabia de sua existência, muito menos de sua morte. Caiu num esquecimento total. 

Mas a República precisava de um mártir, afinal de contas todas as histórias tem que ter, sexo, traição e morte. Senão ninguém gosta.

Por isto, alguém ao encontrar em Portugal um documento simples sobre o enforcamento de um reles desconhecido armou toda uma encenação para elevá-lo a condição de mártir.

O povo gosta disto…

E como sendo o Brasil um país doentiamente religioso, desequilibradamente religioso, uma coisa que nem Freud explica, não só elevaram o reles sargento a líder de um movimento como deram a ele a aparência de Jesus.

Mas bah!

Se o povo não ia gostar.

É claro que o povo gostou.

Vestiram o infeliz até com um vestido branco que há muitos séculos não mais se usava e os pintores que o retrataram o fizeram com destreza para que ele tivesse cara de santo, de um cristo tupiniquim.

E para que a história deste falso mártir tivesse mais semelhança com a história contada pelos igrejeiros sobre um suposto filho de deus, arrumaram um bode expiatório, e colocaram na triste função de traidor.


Joaquim Silvério dos Reis era Coronel comandante do Regimento de Cavalaria Auxiliar de Borda do Campo, português, servindo em uma Unidade Militar Portuguesa, a quem devia obediência e estava aqui para defender os direitos e interesses de Portugal, portanto se ele denunciou os subversivos, ele estava agindo em defesa de seu país, que era Portugal. Sendo assim jamais seria um traidor.

É como se a polícia infiltrasse um agente disfarçado em uma organização criminosa para desmascarar o bando e ao denunciar os meliantes, sendo eles traficantes, assaltantes ou assassinos, fosse  o policial considerado um traidor.

Poupem-me

Então caros colegas, citar Joaquim Silvério dos Reis como um delator e inverter ou subverter a verdade. Ele fez o que deveria ter feito em defesa dos direitos de seu país que era Portugal, e não de um Brasil que nem existia como Estado e sim era uma simples e miserável colônia pertencente a Portugal.

Outra coisinha que passa batida é queTiradentes antes de ir para a forca teve os cabelos, barba e bigodes raspados. Era assim que funcionava, e aí muito tempo depois um artista cheio de dó, com o coraçãozinho apertado de complacência, pinta um Tiradentes com cara de Cristo. Que lindinho. Guti. Guti.

Não dá para aturar.

            Jesus e Tiradentes - ombro a ombro - Quem é Quem?

E como a história de Jesus, de míseros fragmentos encontrados milhões e milhões de livros foram e são escritos, com Tiradentes ocorreu quase o mesmo.


Ou seja, 99% ou muitíssimo mais, é pura invencionice tanto do que se diz de Jesus como de Tiradentes é como afirmava Goebels, "A mentira é tantas vezes dita que passa a ser uma verdade".

Assim sendo temos dois dias da Mentira, ou mais.


Fui tapado de asco. 


PS:  A Inconfidência Mineira nada tem a ver com a Proclamação da República em 1889. Nada tem a ver por ter sido um movimento que não deixou nada de interessante para os modernos republicanos. Os verdadeiros republicanos que levaram o Brasil a depor seu Imperador e fazer do Brasil um República foram os ideais encontrados no decurso da famigerada Guerra do Paraguai.  ou Guerra do Prata, ou Guerra Sul Americana.
Aí sim, a oficialidade do Exército Imperial Brasileiro foi inoculado com os ideais Republicanos.
Portanto temos que deixar de ser tão bobinhos em achar que a Conjuração Mineira deixou alguma semente.
Pura e pueril bobagem.



2 comentários:

  1. Olá Sr. Pedro, agora temos site. Convido. www.preteritaurbe.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá. Fábio.
    Aproveitei bem esta madrugada e li todo o teu Site.
    Parabéns, é uma viagem à Historia da nossa Pelotas.
    Muito bom, mesmo. Maravilha.
    Um abraço.
    Prof.Pedro

    ResponderExcluir