PS

PS

SEGUIDORES

sexta-feira, 27 de março de 2015

A Mais Antiga Profissão


Ao falarmos na mais antiga profissão, por desconhecimento ou machismo virá à mente da esmagadora maioria como sendo a prostituição. Entretanto estudos mostram que a profissão mais antiga e exclusiva dos seres humanos é outra.

Estudos mostram que a primeira profissão surgiu pela necessidade de se alimentar. Porém não seria a de coletor, nem mesmo a de caçador, já que outras espécies utilizam-se desses meios para sobreviverem.


Os predadores são por excelência bons e furtivos caçadores enquanto que algumas espécies são coletores, como os esquilos, outras além de coletores, caçadores são também agricultores, como o caso das formigas.



Muitos hão de pensar que as formigas comem as folhas que carregam para seu formigueiro, porém essas folhas serão maceradas e nessa massa as formigas cultivarão o seu alimento, o fungo.


As formigas são na verdade os mais antigos agricultores do mundo. No Brasil há dois tipos de formigas agricultoras, a do gênero Atta e a do gênero Acromymex, que no escuro de seus ninhos plantam, colhem e comem um fungo específico da espécie Leucoagaricus gonglophorus.


Portanto a profissão mais antiga da humanidade, segundo estudos publicados pela revista acadêmica Proceedings of the National Academy of Sciences, seria a de cozinheiro.

Volto a repetir que esta seria a mais antiga profissão exclusiva dos seres humanos.

Entretanto, já que caçar não é coisa exclusiva do bicho homem, temos que considerar que para caçar e poder cozinhar a carne o homem necessitaria de instrumentos para tal, como lanças ou flechas.

Partindo-se desta premissa poderíamos conjeturar que o fabricante de armas (lanças, bordunas e flechas) seria a mais antiga profissão. Por outro lado há de se saber também que o fogo teria sido pela primeira vez usado, não pelo homem atual, o Homo Sapiens, e sim pelo Homo Erectus que teria vivido entre 1,8 milhões e 300 mil anos. Portanto a profissão de cozinheiro teria sido já utilizada, mesmo que acidentalmente pelo Homo Erectus.

Continuarão as dúvidas, mas antes que alguém venha a dizer ser a prostituição, como é comum ouvirmos em todas as esferas da sociedade, isto longe está da verdade, nada mais é que uma lenda mal contada. Em outras palavras, uma grande bobagem.


Antes da prostituição centenas de profissões rolaram ente a nossa espécie, como a de oleiro, por exemplo, tão antiga quanto a história, pois surgiu muito antes da escrita. É tão antiga que o homem não tinha noção de outra coisa para criar objetos, a tal ponto que inventou até uma historinha boba, historinha pueril para explicar o surgimento do homem na Terra. E tem gente em pleno Século XXI que acredita nessa lenda, que surgiu entre os primitivos homens, que não tendo conhecimento foram inventando essas historinhas bobas.


Portanto quando alguém falar ser a prostituição a mais antiga profissão saiba que isto não passa de um equívoco que se vai pelo tempo a fora como sendo uma verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário