PS

PS

SEGUIDORES

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ponte Preta




A pergunta que não quer calar:


Com os últimos acontecimentos envolvendo o Grêmio Futebol Porto Alegrense, ou Grêmio Foot Ball Porto Alegrense, que foi exemplarmente punido por ter sua torcida chamado de macaco o goleiro Mário, pois também não sei se chamá-lo de Aranha não vai ser interpretado como discriminação, "aracnofobia", ou "intolerância aracnofóbica", a pergunta que está louca para explodir é a seguinte:


Vão ser punidos exemplarmente quem chamar a Ponte Preta de Macaca?



E agora, a “Ponte, Macaca Querida, amor da minha vida, sou louco por você”, vai ter que mudar o nome?


Talvez venha a ser chamada dentro do que eu acho ser politicamente correto de símia-ponte-descendente.


Imaginemos a torcida da Ponte Preta cantando a todos os pulmões “Ponte, Símia-ponte-descendente Querida, amor da minha vida, sou louco por você”.



Além disto a Ponte é também chamada de Nega Véia e Veterana, ora, aqui podemos interpretar não só como discriminação racial pois estão chamando-a de Nega como também discriminação aos idosos, pois tanto Véia (velha) como Veterana assim leva a crer.




Salve a Associação Atlética Ponte Preta, o segundo time de futebol mais antigo do Brasil, e o primeiro do Estado de São Paulo, obviamente e a sua maravilhosa torcida.


Salve também ao Spor Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande, RS, que é o mais antigo clube de futebol do Brasil, orgulho do meu Estado.


4 comentários:

  1. Olá Pedro,

    Obrigado pelo comentário e pela atenção que dispensa à Cidade Surpreendente.
    Se me permite, dou-lhe um conselho: não se fique pela propaganda oficial de promoção do eixo Lisboa-Cascais. O país é muito, mas muito mais do que isso. Sendo pequeno é diversificado. Há pelo menos duas fronteiras que separam o norte do sul. Uma é paisagística, ali pela região de Fátima; distingue o norte que é fresco, montanhoso e verdejante, do sul mais quente, mais plano e um tanto árido. A outra é cultural, marcada pela linha do rio Mondego, que separa a cultura galega, a norte, da influência mourisca, no sul.

    Verá que não se arrependerá se vier a Portugal. Somos um povo acolhedor e simpático para com os forasteiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Romão.
      Fico mui honrado com tua visita, aí do outro lado do Atlântico. O mundo cada vez mais se torna pequeno.
      Caríssimo Carlos, o Brasil, criado pelos portugueses é país de uma extensão maravilhosa, quase do tamanho da Europa, e tive a oportunidade de conhecê-lo de norte a sul, de leste a oeste,e assim um dia pretendo conhecer Portugal. O bisavô de meu pai, segundo ele dizia, era natural da cidade do Porto, e tenho esta vontade muito grande de um dia viajar por essas terras.
      Sou natural de uma cidade onde a presença da cultura portuguesa está presente em cada rua, em cada esquina, em sua arquitetura e principalmente em seus maravilhosos doces de origem portuguesa. Pelotas é a capital brasileira dos doces.
      Tenhas uma bela semana.

      Excluir
  2. É muito estranho até pouco tempo atrás os jogadores comiam banana e se diziam ser macacos. Agora mudaram de ideia? O país que me envergonha.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssima Anajá.
      É mui complicado. Sou radicalmente contra qualquer manifestação de cunho racista, porém, e apesar de ter amigos e colegas negros os quais tenho muito respeito, sempre me pergunto quem são os mais racistas?
      Se dizer "sangue bom" não se está afirmando que os demais são ruins?
      Estas coisa rançosas que eu não consigo entender.
      Um abraço e uma bela semana.
      Sempre é muito bom ler os teus comentários.

      Excluir