PS

PS

SEGUIDORES

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Mal ou Mau





Você escreve mal ou mau?


Isto é mais uma confusão que muitos, até bem letrados fazem no momento de escrever MAL ou MAU.



Eu não posso ficar de MAU com a vida, pois eu não estou de BOM com a vida e sim eu estou de BEM com a vida, neste caso eu fico de MAL com a vida.


A comida não me fez MAU, pois a comida me faz BEM e não me faz BOM, sendo assim a comida me fez MAL.


Muitos dizem que o homem era MAL e por esse motivo matou o seu desafeto. (errado).


No caso o que queremos dizer é que o homem por ser MAU, matou o seu desafeto.


Mas afinal, como saber se é mal ou mau?


É simples.


Quando vamos usar as palavras MAL ou MAU, devemos fazer a seguinte ligação.




Se o lobo não é BOM, é porque ele é MAU.


Se a doença não é um BEM, é porque ela é um MAL.


Ou seja:


Sempre  que usares MAL ou MAU, pergunte antes se o que vais escrever é o antônimo de BEM ou de BOM.


Se for antônimo de BEM, escreva MAL.


Se for o antônimo de BOM, escreva MAU.


E ponto.


Não fique quebrando a cabeça ou escrevendo o MAL pelo MAU ou o MAU pelo MAL.


Me queiras BEM, pois não desejo o teu MAL, e se fores BOM não será agora que ficarás MAU...


E para encerrar veja os exemplos:


Os políticos são um MAL para a Nação.


Os cães selvagens são por natureza, MAUS.


O fumo é um MAL para a saúde.



O lobo MAU comeu a vovozinha.


O rapaz fez MAL para a moça, mas ela dirá que ele fez foi um BEM.


Revirou os olhinhos de tão BOM, pois ele foi gentil e carinhoso e não foi um homem MAU e apressadinho.


No caso do lobo MAU que comeu a vovozinha, não se trata de pedofilia muito menos de estupro. Ao contrário a vovozinha ficou de BEM com a vida, pois há muito tempo ela estava de MAL com a vida.


Lembrando o plural:


Mau – Maus

Mal - Males



Nenhum comentário:

Postar um comentário