PS

PS

SEGUIDORES

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Pensilvânia



Transcrevo abaixo um trecho de meu livro sobre memórias onde relato um acontecimento que envolveu meu avô paterno Lourival da Rosa Teixeira. É revoltante, é triste e também é de rir para não chorar, por conta do que pensava um menino de apenas 5 anos.


Infelizmente houve no meu Brasil, durante a ascensão do III Reich  muitas ondas de racismo orquestradas por uma maioria de imigrantes que se achavam alemães e discriminavam os brasileiros, donos da terra, e hoje essa mesma maioria ainda posa de vítima.


Foram sim racistas, nazistas extremados que tentavam desfazer dos brasileiros. Levaram o que mereciam. Pena que para alguns foi pouco, pois mereciam muito mais que simples prisões e “perseguições” como alguns dizem.

                    Sargento Wolff.

Porém muitos descendentes de imigrantes alemães não se deixaram enganar pela propaganda nazista, muitos dos quais foram para a Itália lutar contra a Alemanha, como o Sargento Max Wolff Filho, herói brasileiro morto em ação no campo de batalha, e outros.

                      Na época Sargento Frederico Schwanz, meu padrinho

Meu próprio padrinho de sobrenome Schwanz, na época também sargento, estava a postos para seguir para a Europa lutar conta a Alemanha Fascista, para lutar contra Hitler e suas hordas, juntamente com ele estava meu Pai também Sargento que felizmente não foram, pois antes do embarque a Guerra veio a terminar.

                          Na época Sargento Floribal Teixeira, meu pai.
         
 Vamos aos fatos: 

Meu avô Lourival com seu pobre comércio instalado na Rua Almirante Barroso, permaneceria até ser contratado pela Intendência de Pelotas, nos anos trinta, durante a era Getúlio Vargas como professor, momento em que, devido ao seu deslocamento para o interior do município sua sogra e seus dois filhos voltaram a morar na Vila Caruccio, junto com minha avó Idelvira.
Em 1934 com essa nova profissão, que desempenhou no interior do município, como em Açoita-Cavalo e Santa Silvana, aonde, nesta última, viera a padecer agruras e terríveis perseguições e ofensas por parte da comunidade composta de colonos alemães, que no auge no fascismo hitlerista dos anos trinta e quarenta, não queria a presença de um brasileiro tão arraigado às coisas nacionais como era o Professor Lourival. O racismo, a maldade, a prepotência daqueles “sem pátria”, que saíram da nem formada Alemanha, pois esta só surgiria como país em 1870, pois para cá vieram, a partir de 1824, fugindo da fome, da miséria e das tantas guerras que fizeram, mas se achavam os reis da cocada-preta, como muitos ainda se acham. Ainda bem que não são todos, mas uma expressiva parcela. 

                             Prof. Lourival da Rosa Teixeira, meu avô.


Mas não seriam esses fascistas equivocados que fariam meu avô desistir de sua árdua missão, e que até aprendera a falar o pomerano, um dialeto alemão, para, com esforço e abnegação educar aqueles racistas, prepotentes, arrogantes e ignorantes colonos que se achavam superiores aos brasileiros e muitas vezes dava suas aulas com escolta policial.  
E a história deu mostra disto, se tais colonos tivessem ficado na tão amada Alemanha talvez tivessem morrido de fome, em combates, ou enlouquecidos pela violência das guerras que fizeram e não seriam os homens e mulheres que hoje são. E é bom lembrar que muitos doutores que daquela colônia saíram, foram educados pelo pacato, sério, e competente Professor Lourival da Rosa Teixeira, meu avô, um homem que amava e acreditava no Brasil. Um verdadeiro patriota e não um apátrida, como muitos que ainda vivem do passado, um passado que tantas vidas ceifou, dizendo-se filhos de uma pátria que os enxotou feito cachorros sarnentos, pois não serviam para o modelo econômico que naquela época a Deutschland, que ainda nem sequer pensava em existir, moldava o para o futuro.
No início dos anos 50, menino de cinco anos, ouvia pelas ondas do rádio, notícias ainda quentinhas sobre o término da Segunda Grande Guerra, cujo nome que jamais saiu de minha cabeça era o de Conrad Adenauer, que havia sido empossado no governo da recém-formada Alemanha Ocidental. Muitas dessas notícias, transmitidas pelo histórico Repórter Esso, na voz inconfundível e de grande credibilidade de Lauro Hagemann, que trinta anos após o conheci e passei a ter com ele uma relação fraterna e partidária.  Tais notícias por ele transmitidas referiam-se aos fatos que ocorriam nas Nações Unidas.


 Dizia o locutor:
 


Aquilo me deixava eufórico, pois em minha total ingenuidade achava eu que meu avozinho Lourival, que quando raríssimas vezes aparecia lá por casa, trabalhasse nos Estados Unidos. Só com o passar do tempo é que fui saber e entender que ele trabalhava em Santa Silvana e não em Pensilvânia.







  Lauro Hagemann. amigo e exemplo de homem, pois foi Vereador 
   e Deputado, mas permaneceu honesto e correto.




Tadinho. Eu era um mandinho, pequenininho, bobinho, analfabeto e baiquara. Biguano barbaridade, que vivia no meio dos bacudos, sem nada saber.
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário