No ano de 1867, dissolveu-se
a Liga Alemã, e em seu lugar, surgiu a Confederação da Alemanha do Norte, sob a
liderança da Prússia.
Essa confederação existiu
ate 1871, quando foi Fundado o Império Alemão.
Portanto antes da formação
da Alemanha, Karl Benz, trabalhava para criar o motor de combustão interna para
movimentar automóveis, enquanto Gottlieb Daimler, homem já maduro, filho de um
padeiro de Wüttemberg, esforçava-se para construir sua primeira motocicleta.
Corria a primavera do ano de
1865 e era uma disputa entre dois inventores que não se conheciam.
Benz experimentou seu
triciclo com motor a gasolina a quatro tempos no pátio de sua oficina, no
outono do mesmo ano, enquanto Daimler experimentou sua motocicleta pela primeira
vez em sua casa em Connstatt, próximo a Stuttutgart.
Faziam em segredo, não
sabendo, portanto que o outro trabalhava também em um invento revolucionário a
aproximadamente 100 quilômetros de distância.
Daimler trabalhava com
August Nikolaus Otto, em Colônia, enquanto Otto desenvolvia seu motor
estacionário de combustão interna de quatro tempos, Daimler passou para sua
própria oficina com ideias de transformar aquele motor estacionário de Otto em
um motor móvel usando vapor de gasolina em vez do gás de carvão, e
transformando o sistema de chama permanente para faísca elétrica.
Sua moto era de aparência extremamente
rústica, com rodas de madeira, era lenta, mas Daimler achava que seu invento
poderia ser muito útil, principalmente para os carteiros da província.
Sua popularidade foi muito
lenta no início, porém como uma febre aumentou tão depressa que durante um
momento, antes da Primeira Grande Guerra, iniciada em 1914, seu baixo preço
tornou-a um rival do automóvel, e as forças policiais a usavam devido a sua
grande capacidade de manobras.
Mas sua verdadeira popularidade
ocorreu durante a Segunda Grande Guerra (1939-1945), onde tropas alemãs a
usavam intensamente.
Hoje as motos estão ai,
sendo usadas tanto quanto os automóvel e se tornou um veículo ágil dentro das
grandes cidades e é usada tanto por homens quanto por mulheres.
No ano de 1973, almoçando
com meu sogro Mário Ariel de los Santos e um seu colega chamado José, que
trabalhavam na Arno Motores, expus para eles um projeto que via como
revolucionário.
Disse que se juntássemos
nossas economias poderíamos comprar algumas motocicletas e iniciar uma empresa
de entregas de materiais para a indústria e o comércio local, agilizando assim
o serviço dos office-boys e transportadoras de pequenos volumes, bem como, até,
alimentos.
Os dois riram e disseram que
isso era uma total insanidade e que uma bobagem dessas nenhum louco pensaria.
Pouco tempo depois teve
início essa grande indústria das tele entregas e até moto-taxis.
Oh dor! Oh dor!
Olá Professor,
ResponderExcluiruma interessantíssima evolução, mas aprecio mais os modelos antigos. Eram muito mais românticos. Hoje em dia é uma solução econômica para se deslocar numa cidade.Mas é muito perigoso. Eu fui tirar da garagem a moto de meu marido ela se foi e cai sentada. Não consigo domar o bichinho. hahha
Tenha uma ótima semana.
Olá Caríssima Anajá.
ResponderExcluirConcordo plenamente que as motos antigas eram mais romântica e charmosas, e também concordo que são difíceis de domar. Quando rapagão tinha uma lambreta, e com ela andava para todos os cantos, porém hoje não tenho coragem de montar numa dessas máquinas ferozes.
Próxima semana estarei postando uma receita "bagual" de boa. Para quem gosta vai ser um prato cheio.
Boníssima semana.