PS

PS

SEGUIDORES

terça-feira, 22 de julho de 2014

Motos, Motociclos, Motocicletas.




No ano de 1867, dissolveu-se a Liga Alemã, e em seu lugar, surgiu a Confederação da Alemanha do Norte, sob a liderança da Prússia.

Essa confederação existiu ate 1871, quando foi Fundado o Império Alemão.



Portanto antes da formação da Alemanha, Karl Benz, trabalhava para criar o motor de combustão interna para movimentar automóveis, enquanto Gottlieb Daimler, homem já maduro, filho de um padeiro de Wüttemberg, esforçava-se para construir sua primeira motocicleta.

Corria a primavera do ano de 1865 e era uma disputa entre dois inventores que não se conheciam. 

Benz experimentou seu triciclo com motor a gasolina a quatro tempos no pátio de sua oficina, no outono do mesmo ano, enquanto Daimler experimentou sua motocicleta pela primeira vez em sua casa em Connstatt, próximo a Stuttutgart.


Faziam em segredo, não sabendo, portanto que o outro trabalhava também em um invento revolucionário a aproximadamente 100 quilômetros de distância.

Daimler trabalhava com August Nikolaus Otto, em Colônia, enquanto Otto desenvolvia seu motor estacionário de combustão interna de quatro tempos, Daimler passou para sua própria oficina com ideias de transformar aquele motor estacionário de Otto em um motor móvel usando vapor de gasolina em vez do gás de carvão, e transformando o sistema de chama permanente para faísca elétrica.

Sua moto era de aparência extremamente rústica, com rodas de madeira, era lenta, mas Daimler achava que seu invento poderia ser muito útil, principalmente para os carteiros da província.



Sua popularidade foi muito lenta no início, porém como uma febre aumentou tão depressa que durante um momento, antes da Primeira Grande Guerra, iniciada em 1914, seu baixo preço tornou-a um rival do automóvel, e as forças policiais a usavam devido a sua grande capacidade de manobras.



Mas sua verdadeira popularidade ocorreu durante a Segunda Grande Guerra (1939-1945), onde tropas alemãs a usavam intensamente.


Hoje as motos estão ai, sendo usadas tanto quanto os automóvel e se tornou um veículo ágil dentro das grandes cidades e é usada tanto por homens quanto por mulheres.
 

No ano de 1973, almoçando com meu sogro Mário Ariel de los Santos e um seu colega chamado José, que trabalhavam na Arno Motores, expus para eles um projeto que via como revolucionário.


Disse que se juntássemos nossas economias poderíamos comprar algumas motocicletas e iniciar uma empresa de entregas de materiais para a indústria e o comércio local, agilizando assim o serviço dos office-boys e transportadoras de pequenos volumes, bem como, até, alimentos.
 
Os dois riram e disseram que isso era uma total insanidade e que uma bobagem dessas nenhum louco pensaria.


Pouco tempo depois teve início essa grande indústria das tele entregas e até moto-taxis.

Oh dor! Oh dor!











2 comentários:

  1. Olá Professor,
    uma interessantíssima evolução, mas aprecio mais os modelos antigos. Eram muito mais românticos. Hoje em dia é uma solução econômica para se deslocar numa cidade.Mas é muito perigoso. Eu fui tirar da garagem a moto de meu marido ela se foi e cai sentada. Não consigo domar o bichinho. hahha
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Caríssima Anajá.
    Concordo plenamente que as motos antigas eram mais romântica e charmosas, e também concordo que são difíceis de domar. Quando rapagão tinha uma lambreta, e com ela andava para todos os cantos, porém hoje não tenho coragem de montar numa dessas máquinas ferozes.
    Próxima semana estarei postando uma receita "bagual" de boa. Para quem gosta vai ser um prato cheio.
    Boníssima semana.

    ResponderExcluir