PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Imagens do Rio Grande do Sul - 3


Pelotas
A terceira cidade a ser visita é a minha terra natal, a cidade de Pelotas, fundada em 7 de julho de 1756, está situada na Zona Sul do Estado e fica as margens do Canal de São Gonçalo, por muitos e muitos anos chamado de Rio São Gonçalo e é conhecida como A Princesa do Sul.

Pelotas é a mais portuguesa das cidades do Brasil, isto se vê em sua arquitetura, a mais bonita do país, e em seus doces de origem portuguesa.

Não há quase industrias em Pelotas, as grandes fábricas de conservas foram uma a uma sendo fechadas e esta se mantém do comércio e da agricultura.

Apesar de sua riqueza arquitetônica, quase sempre abandonada, e de sua cultura elitizada, o cidadão comum de Pelotas, apesar dos avanços econômicos em todo o país, é hoje um dos mais pobres do Estado, apesar de ter um automóvel para cada grupo de duas pessoas, principalmente se comparada com as cidades da Serra e do Planalto onde a renda per capta e muito superior.

Hoje, mesmo com muito desgosto, Pelotas está servindo de dormitório de Rio Grande, por causa do seu Super Porto, grandes construções de plataformas e navios. Basta ficar junto a ponte que liga os dois município e ver a quantidade de automóveis e ônibus que levam os trabalhadores para Rio Grande.

Pelotas conta com um excelente mundo universitário sendo que nas duas maiores Universidades da cidade estudam mais de 25 mil alunos.





























Meu antigo Colégio Felix da Cunha, onde cursei o chamado primário,
nos anos de 1956 a 1959




Nenhum comentário:

Postar um comentário