PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 12 de julho de 2014

Como surgiram as religiões





     Nós primórdios da humanidade, começou o homem a questionar muitas coisas e com a descoberta das primeiras técnicas artesanais, as invenções, a agricultura e a criação de animais, passou o homem a inserir todas essas coisas, até certo ponto anti naturais a um conceito de poderes mágicos.


Imaginemos, pois, um homem descobrindo que um osso de um determinado animal que lhe serviu de pasto, quando quebrado e pontiagudo poderia servir de uma extraordinária arma, teria a mesma sensação dos que nos anos 40 fizeram a primeira explosão nuclear. Ou seja, uma descoberta que o tornava superior e invencível. 


A descoberta ocasional da cerveja, que foi a mola propulsora da agricultura, a levedura que tornou o pão um alimento mais deglutível levaram o homem a conjeturar uma ligação com coisas sobrenaturais, tanto que por muitos séculos o povo acreditava que os espaços ocos dentro do pão eram fragmentos da alma do padeiro,  são coisas que só poderiam ser atribuídas a uma entidade superior, invisível, e inalcançável. Surge então o mítico, ou seja, uma tentativa de ligação do puramente material com o “espiritual”, essa ligação ou religação, donde vem a palavra “religare” ou religião, ou seja, uma religação com o grande espírito, ou grandes espíritos, vai levar o homem a criar uma séria de normas padronizadas através dos milênios na tentativa de aproximação desta “força” irreal, com o objetivo de obter mais conhecimento e consequentemente mais “poder”.




A descoberta da fundição, também ocorrida casualmente em primitivas fogueiras e consequente o desenvolvimento do trato com o cobre e outros metais, acabou por dar ao homem poderes considerados sobrenaturais o que ainda acontece em algumas sociedades primitivas na África, onde o homem que trabalha com a fundição é considerado amaldiçoado, tendo inclusive que morar fora do aldeamento, pois a não compreensão o leva a um status  de mágico, ou seja, um homem com poderes sobrenaturais. 
   

As roupas, a escrita, a infusão das ervas e o próprio cozimento dos alimentos eram atribuídos aos espíritos, tanto que muitos fanáticos, doentes e condutopatas acreditam, pois os espertalhões colocaram isto em suas cabeças desprovidas de conhecimento e até de inteligência que as roupas foram por um deus tecidas.


Por sequência todos os conhecimentos são aos deuses atribuídos e muitas coisas, para manter o segredo, eram restritos aos xamãs. Ou seja, mantinham como um segredo de estado. E as coisas quanto mais secretas mais atenção chamam pelo desconhecimento e especulações, dos simples mortais que as desconheciam, mas especulavam.

Por sua vez o detentor deste conhecimento para se manter no poder, ia criando pantomimas ou ritos para assim dar maior credibilidade aos seus segredos, como se quisesse dizer que só a ele tais segredos eram revelados.




A cada passo nas descobertas, e novas coisas que apareciam acidentalmente eram atribuídas a interferências do mundo dos espíritos, uma verdadeira patologia que dominava as sociedades primitivas, como ainda acontece hoje, onde milhões de pessoas, pelo desconhecimento vivem a sobressaltos e medos. Muitos são os relatos atuais que descrevem situação de medo e morte em sociedades onde o vodu (vudu ou vodum) é a seita dominante. Muitas mortes são assim atribuídas devido ao medo, que expõe o homem a descargas violentas de adrenalina, cujo organismo não consegue suportar. O medo leva à morte. E quando isto acontece mais força toma o “mágico”, que passa a ser venerado e respeitado.


Há relatos simplesmente incríveis do poder que esses xamãs têm em sua sociedade, que gritam, fazem e desfazem e nem as autoridades tem a coragem de interferir em seus ritos macabros, e onde muito chefe de estado vai e recorre aos poderes desses xamãs.


Isto podemos ver na violência, na prepotência, na arrogância que muitos pastores demonstram em exorcismos circenses onde desafiam as forças demoníacas, desafiam até o próprio deus, insultando, gritando e ordenando, mostrando para a massa apalermada que ele é poderoso, pois é fácil desafiar o que não existe, porém essa massa acéfala acredita e acha que ele tem mesmo esse poder, tornando-se reféns desses ilusionistas.


Todas as descobertas, mesmo as atuais, provocam no homem indagações quase que irrespondíveis, ou seja, o homem coloca suas indagação, seu desconhecimento em coisas que mesmo sem ter nexo, sem nenhuma razão ou lógica, no que é mais fácil de aceitar, ou seja, uma interferência de um deus ou deuses. Em síntese, a humanidade resolve suas dúvidas e problemas na medida em que poderá, mesmo sem resolvê-los, aceitá-los. Se eu não tenho a quem culpar pelos meus atos ou desconhecimentos alguém servirá de bode expiatório, ou serpente expiatória.




A pólvora, a eletricidade, a luz elétrica, o motor a explosão e milhares de outras coisas quando surgiram o povo ignorante achava que eram coisas do demônio, milhares de pessoas na Europa escondiam-se, fechando-se em casa quando ouviam o barulho de um motor a explosão de um único pistão, pois diziam que o demônio estava ali dentro fazendo a geringonça funcionar.


Afinal de contas é tão fácil descarregar tudo nas costas de um suposto deus e de um inexistente demônio. Ou seja, se morre foi deus quem chamou se sobrevive foi milagre. Se adoece é uma provação, se tem saúde é uma dádiva.


Ou seja, é uma coisa simplória, pequena e sem qualquer razão. Antes atribuir tudo a deus ou ao diabo do que por seus neurônios a funcionar, lembrando que neurônios, muitos não tem.


Ou seja, o homem primitivo que deixou muitas coisas hoje descobertas em sítios arqueológico nos dá uma visão de como viviam e viam a vida e é o suficiente para entender como surgiram os diferentes conceitos religiosos e que foram evoluindo conforme o próprio homem ia evoluindo, porém essa evolução é sempre vista pelos estudiosos como cópias de outros “saberes”, ou seja, cópias grotescas que passam a ser consideradas, devido ao ignorar muitas coisa como algo verdadeiro.


O sonho, a incompreensão deste levou também o homem a conjeturar verdadeiros absurdos, como os mortos que vem, e vem sempre a noite para nos aterrorizar.


Escrevo em meu livro A Grande Mentira, página 19, ainda não publicado:

Os Neanderthais, que por muitas décadas foram considerados seres estúpidos e de inteligência limitadíssima, o que não eram já faziam sepultamentos de seus entes, repletos de oferendas, lanças, bordunas, peles, crânios de animais e alimentos, cobertos com grossas camadas de pedras.

Por quê?

Simples respeito ou prevenção, para que o morto não as viesse reclamar e atormentá-los?.  

Todas essas conjecturas feitas pelos primitivos levaram a conceitos até certo ponto aceitáveis como, por exemplo, ao pó voltarás. Era o que viam, porém sabendo que o homem, ou toda a vida, quer seja animal ou vegetal, não existiria sem a presença de água, e em abundância. Portanto nunca passou pela ideia do primitivo homem, já que ele não via água restante dos corpos decompostos, que à água voltaria. Ou seja, dá água vieste para a água voltarás. Isto não é profético e sim uma mera constatação, tão pueril quanto dizer, após a noite virá o dia.



O Sol, para os primitivos todos os dias morre e volta a renascer, assim sendo atribuiu a ele próprio esse poder de se não renascer reencarnado ter outra vida após a morte.



E o Sol é o primitivo deus. Dele surgiram todos os conceitos de divindade, e se Jesus tem uma coroa de espinhos é porque sendo ele um deus teria que ter a representação dos raios solares em sua cabeça. Mas esse simbolismo as pessoas desconhecem.


              O Sol está presente sobre todas as cabeças. Ou seja o deus Sol 
                 permanece no próprio cristianismo que é uma cópia de outras religiões.

Os homens cujo conhecimento das coisas tidas como irrespondíveis se deixa levar por estes artificialismos, ou seja, busca a resposta para suas frustrações, medos e desconhecimento nas coisas ditas sobrenaturais.


E assim vão surgindo e se desenvolvendo as religiões, que um dia terão o seu ocaso e outras nascerão, outros deuses, outros profetas e outros milagres.


Haja paciência.




    
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário