PS

PS

SEGUIDORES

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Porto Alegre – Uma História Mal Contada II


Por dever cidadão republico esta matéria.

No início dos anos 70, a imprensa divulgou uma ação policial, ao lado do Palácio do Comércio, entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Mauá, onde dizia um boletim médico tendencioso e mentiroso, assinado por um médico desavergonhado e cúmplice da ditadura, que o brigadiano de tal, havia matado um homem negro de seus 50 anos com um tiro e que a bala entrou no peito e saiu pelas costas, e que o morto estava armado.


E tal policial militar, no Rio Grande do Sul chamado de brigadiano, havia assim procedido em legítima defesa.

Tudo mentira!
    
Vivíamos em tempos duros de ditadura, onde se fazia e acontecia sob a capa escura do desmando e da injustiça, em nome e em prol do capitalismo, do modelo estabelecido pelos americanos.
     
Havia a pouco deixado as fileiras do Exército, onde permaneci por alguns anos, e exercia na época meu primeiro serviço civil.
    
Naquela noite, rumava para casa a bordo de um ônibus da Companhia Carris e assisti a menos de 10 metros um assassinato cruel e descabido.
    
Na verdade o pobre homem negro, calçando velhos chinelos de dedo, sem muita agilidade tentava fugir da polícia.

    
Os dois jovens policiais bastavam correr um pouco para alcançá-lo, mas para quê, se uma bala vai bem mais rápido. E foi o que fez um dos jovens Brigadianos. Covarde, diga-se de passagem. Levantou seu revólver calibre 38 e sem dó nem piedade atirou pelas costa, matando o infeliz.
    
Matou-o por ser um delinquente, ou por ser pobre e negro?
    
O contrário foi atestado e o laudo pericial apontou que o tiro foi dado pela frente do infeliz, ou seja atestado por um médico sem escrúpulos e mal intencionado, títere da Ditadura.
    
Chocado, relatei a uma autoridade policial o que havia testemunhado, mas essa me aconselhou a não mexer no caso, pois eu poderia me transformar de testemunha em próxima vítima.
      
Jovem e confuso há pouco tempo fora da farda e sabendo o que acontecia nos quartéis, nas masmorras da ditadura, onde vi muitos serem presos e sabia das torturas que aconteciam a quem pensasse diferente, calei e isso me acompanha e atormenta até hoje como um pesadelo, onde vejo o covarde policial a menos de seis metros da vitima levantar com naturalidade a arma e disparar certeiramente as costas do infeliz que caiu a poucos metros da esquina da Mauá.
    
Com o tempo e com o amadurecimento fui então mudando minha visão de mundo. Sou sim a favor de leis duras contras delinquentes, sejam eles quem forem, pobres, ricos, traficantes, assassinos, estupradores, políticos e funcionários públicos corruptos e outros safados.
     
Porém sou e serei sempre contra a covardia e a mentira, dois males que me parecem ser para muitos, motivo de glória.
    
Sou e serei sempre a favor de bons, treinado e honestos policiais, porém serei sempre contra a chamada banda podre da polícia, pois são os chamados bandidos fardados que ganham seus salário pagos pelos nossos impostos e agem como marginais.

      
O bom profissional não precisa ser mal educado, prepotente muito menos truculento, basta ser também cidadão e respeitar quem lhes paga o salário, que são pequenos para quem anda nas ruas pondo suas vidas em riscos, pois os de gabinetes são bem pagos.
     
E que todos me perdoem, por ter calado.

Notas:

1 - Policial deveria ser um homem ou mulher educado e gentil, entretanto prefiro pedir uma informação a qualquer marginal, menos a um elemento fardado, pois acham eles que são seres superiores, arrogantes, mandonistas, prepotentes e mal educados. Salvo ínfima parcela.

Procurava na cidade de Sapucaia do Sul um determinado endereço e ao ver uma dupla de policiais dentro da praça central pelo menos a 4 metros da calçada, fardados e armados, parei o carro junto ao meio fio, abaixei o vidro e pedi a informação. Um dos bobalhões sem entender, prepotente, arrogante, mal educado, pau-mandado, acintosamente mandou que eu descesse do carro e fosse até ele, como se eu fosse empregado do safado.



Fiz-lhe um sinal mal educado e obsceno e fui embora sem dar atenção ao cretino.


2 – Duas vezes fui parado em blitz na cidade de Esteio, e as duas vezes me surpreendi com a educação, gentileza e até fineza de dois soldados em diferentes ocasiões.

Ou seja, dois policiais militares que deveriam ser exemplos para os demais, pois a educação, a gentileza, um sorriso dizem muito mais ao cidadão honesto que uma cara de bundão, má educação, truculência de uns bobalhões que envergam a farda da nossa Brigada Militar. Oficiais e praças. Pois assim como há Oficiais educadíssimos, gentis e cidadãos, há também neste meio uns poucos metidos a facão-sem-cabo, se achando o suprassumo da sociedade, verdadeiros maus caráteres.

Ou estou mentindo?




5 comentários:

  1. Olá Professor Pedro meu Grande Velhinho, é incrível como o povo mandado e cego, babam e chupam os testículos de uma nova ditadura para nós Brasileiros, pois se a nossa terra de bandido não fardado és agora, não seras diferente com bandidos fardados, porque bandido é bandido e deve ser tratado como um bandido, mesmo sendo Fardado, armado e toda esta corja, pois tenho muito medo daquele Candidato chamado Jair Bolsonaro, então me diga Professor Pedro , oque será de nós se este candidato se tornará Presidente ?

    '' Mente Negativa obscurecera até mesmo as realizações mais ditas de sorte '', há de que os novos chutam o balde por qualquer coisa, para min tenho certeza de que a nossa Juventude és muito prepotente e cada vez mais dependente de pai e mãe, pois nem mesmo limpam a bunda direito !

    ResponderExcluir
  2. Olá meu caro Lucas.
    Infelizmente os plin-plin da vida vão fazendo a cabecinha de um povo que perde tempo na frente de uma televisão e deixa de ler um bom livro. Assim torna-se fácil para as elites burras deste país dominar as massas pela mente. Esses infelizes que querem uma ditadura, a querem por estarem entorpecidos pelas constantes propagandas feitas sub-repticiamente pelas redes sociais e televisão, lembrando que as redes de Televisão estão nas mãos de duas elites reacionárias e ladinas, as elites
    ligadas aos grandes bancos, grandes indústrias e aos latifundiários e as elites alienantes que estão à mercê destes vivaldinos que são chamados de pastores. Hoje a nossa juventude, em sua esmagadora maioria nada entende de política, nada entendem de filosofia, de ideologia, de história, é em sua maioria uma juventude vazia, drogada com vários tipos de drogas, que vão do simples álcool, passando pelas drogas como crack, maconha, cocaína e chagando a droga mais pesada que é a vendida por homens que são chamados de homens de deus, ou seja as drogas encontradas dentro das religiões, que tornam as pessoas prepotentes, violentas, donas da verdade e extremamente vaidosas e reacionárias. Quanto ao Bolsonaro, temos que lembra que o mesmo como um jovem capitão o próprio mandou ele pastar quando foi aposentado antes do tempo por ser nocivo a democracia, disse aposentado pois Oficiais das Forças Armadas não são expulsos. Porém apesar de todo o seu espalhafato é também muito odiado pela maioria de nosso povo, pois trata-se de um reacionário, que já deveria ter sido julgado e preso por discriminar, por incitar a violência e outras coisas. A maioria de nossa juventude não é prepotente, pois se assim parece é devido a sua baixa capacidade de entendimento. Infelizmente uma juventude do oba-oba, uma juventude sem responsabilidades, uma juventude vazia. Só para que tenhas ideia, eu antes dos meus 17 anos já havia participado de dois congresso nacionais de estudantes secundaristas, havia lido vários livros entre eles O Capital e estudara já filosofia. Isto hoje só acontece nas Universidades e olhe lá.
    Meu caro Lucas.
    Uma abraço.

    ResponderExcluir
  3. Lucas, faço aqui uma correção na frase:
    Quanto ao Bolsonaro temos que lembra, leia-se lembraR. E na continuação digo
    ...jovem capitão o próprio mandou, leia-se o próprio Exército mandou ele pastar...
    Feita as correções.
    Um outro abraço.

    ResponderExcluir
  4. Corretíssimo Professor Pedro, acho incrível aquele grupo de alienados loucos insandecidos chamado "revoltados online" pois deveria ser chamado retardados online, apoiados pela elite e a igreja, estou achando que no futuro os hospicicios vão ter muito lucro e serão lotados ou vao ser extintos porque até eu já estou ficando louco com as asneiras que vejo e ouço por aí.

    ResponderExcluir
  5. Olá Lucas.
    Tu és jovem ainda e te surpreende com a hipocrisia, com os igrejeiros e tudo mais, viverás muitíssimos anos e ao chegar a avançadíssima idade tu dirás que as coisas te surpreendem ainda, pois a cada dia eu me surpreendo com a maldade, a boçalidade que existe no ser humano.
    É impressionante.
    Pregam o amor com a bíblia em uma das mão, porém na outra está a espada pronta para te apunhalar.
    Rezam para um deus inexistente para pedir o mal dos outros.
    Falam em sofrimento de um lendário Cristo, mas viram as costas para os necessitados.
    Pregam a pobreza e vivem no opulência.
    Pregam o perdão mas jamais perdoarão, muito menos te pedirão desculpas.
    A humanidade como um todo é extremamente hipócrita, perversa e rancorosa.

    Grande abraço grande Lucas.

    ResponderExcluir