PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Chapadão do Sul







                     Vereadora Sonia Maran

Com nossa amiga de muitos anos, Sonia Fortes Maran, hoje vereadora em Chapadão do Sul, viajamos para essa cidade, que eu conheci ainda nos anos 70 com o nome de CHAPADÃO DOS GAÚCHOS.



                      Chapadão do Sul - Hoje.  

Nos anos 70 o Mato Grosso foi dividido em dois Estados, ficando a parte norte chamada como era até então, Mato Grosso, permanecendo Cuiabá como sua capital e a parte sul, que a princípio fora chamada no Projeto de Lei que criava o o novo Estado como, Campo Grande, por causa de sua principal cidade, hoje sua Capital, ainda no Governo do Presidente Ernesto Geisel, natural de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul e que após alguns contratempos passou a se chamar de Mato Grosso do Sul, por vontade da maioria do povo, mato-grossenses, gaúchos e outros.


                     Monumento aos desbravadores

Chapadão dos Gaúchos eram assim chamadas às terras do então Mato Grosso limítrofes ao sul do Estado de Goiás desbravadas pela gente forte do meu Estado do Rio Grande do Sul e assim como ocorreu em Dourados eram ridicularizados pelos mato-grossenses, que os chamavam de bombachudos, burros, trouxas, que compravam aquela porcaria de terra achando que ela produziria alguma coisa e o que na verdade queriam era roubar o Mato Grosso e dar calotes no Banco do Brasil.

(Soube de muitos mato-grossenses que venderam grandes extensões de terras aos "burros" Gaúchos, e que acabaram trabalhando como pobres peões nas fazendas então vendidas para os "burros" Gaúchos)

                     Monumento aos desbravadores


Hoje sabem bem que foi a gente do Rio Grande do Sul que colocou o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no mapa econômico mundial, pois foram eles que fizeram esses dois estados crescerem e se tornarem em duas potências econômicas do agronegócio.

                    Um dos aviões do Sr. Júlio - no museu


Essa região era primitivamente chamada de Pouso Frio, onde foi fundado o povoado de Chapadão dos Gaúchos, pelo Aviador Gaúcho Sr. Júlio Alves Martins, pioneiro e desbravador dessa área, que como corretor vendeu muitas fazendas para muitos agricultores do Rio Grande do Sul.



                    Plantações a perder de vista

Coisa ridicularizada por muitos mato-grossenses, pois nessas terras não acreditavam, mas que os Gaúchos acreditavam e dela fizeram uma das mais promissoras regiões do Brasil, por onde passa a Ferro Norte e hoje é um dos maiores produtores de grãos do Brasil e chamada de Capital Agrícola do Estado, onde se produz milho, sorgo, soja, arroz, além de algodão, cana, gado, borracha e tudo mais que se possa pensar.



                    Uma rua em Chapadão do Sul 
Mas tão logo foi o Estado, oficialmente dividido não quis o seu Segundo Governador Pedro Pedrossian, que tal cidade fosse assim chamada, pois daria a entender que tal pedaço do Mato Grosso do Sul pertencesse ao meu Rio Grande do Sul, a terra dos Gaúchos, e que muito fez para evitar o desbravamento daquela região, boicotando projetos e tentando de diversas maneira desacreditar o grande desbravador Sr. Júlio Alves Martins.

                      Ferronorte

Lembrando que o Primeiro Governador do Mato Grosso do Sul foi um Gaúcho, chamado Harry Amorim Costa, natural de Ijuí, que muito fez para que o Mato Grosso do Sul fosse efetivamente desbravado e recebesse os produtores do Rio Grande do Sul que realmente conheciam a agricultura.

                     Fundação 


Segundo o Sr. Júlio, após as grandes safras veio o então Governador Pedrossian a pedir-lhe desculpas por não ter acreditado em seu projeto.

                    De camisa branca o Sr. Júlio, ao fundo
                       monumento em sua homenagem


Ainda vivendo em Chapadão do Sul, o ser Júlio é figura mui popular na cidade e em toda a região, onde possui até uma Fundação que leva o seu nome, assim como monumentos espalhados por toda a cidade lembrando os feitos desse Gaúcho que acreditou no Mato Grosso e que pelo grande progresso empreendido principalmente na parte sul do Estado levou a divisão, formando-se assim dois Estados prósperos, os dois grandes produtores de grão do Brasil.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário