PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Costa Rica – A Bela Cidade Sul Mato-grossense.





Uma das cidades que visitamos e que me deixou mui impressionado com sua beleza, limpeza, progresso em e, sobretudo sua beleza natural foi à cidade Mato-grossense do Sul de nome Costa Rica.



Belíssima cidade que apesar de ter uma história bastante antiga, que remonta ainda ao Século IXX, pois a partir de 1838 quando o Major Martim Gabriel de Melo Taques, natural de Itú (SP), juntamente com sua esposa Ana Fausta de Melo Taques, fugindo da Guerra dos Farrapos que eclodira no Rio Grande do Sul em 1835, a mais longa guerra do continente americano, pois com sua esposa morava no Rio Grande, adentra pelo Uruguai, e após passar pela Argentina e Paraguai, vai chegar as nascentes das bordas do Chapadão dos Baús, dando assim início a povoação desta região.



                    Emas pastando tranquilitas.

Mas Costa Rica vai realmente explodir como cidade, passando a ser um município autônomo a partir do desbravamento feito pelos agricultores do Rio Grande do Sul, que vão possibilitar o surgimento desta cidade, com parte de terras de Camapuã e parte de Cassilândia, formando assim o município através da Lei 76, de 12 de maio de 1980.




Conta hoje Costa Rica com mais de 25 mil habitantes e é considerada uma das cem mais promissoras cidades do Brasil, lembrando que o país possui mais de 5 mil municípios.
                      Sonia e Sandra


Costa Rica é hoje um exemplo de cidade bem administrada que vai se firmando cada vez mais na agricultura e na pecuária, onde o algodão, milho e soja são os expoentes.



                       Loremi e Sandra

Nesta cidade encontramos a nossa querida e antiga amiga Loremi Forte, ainda dos tempos de Dourados, casada com o sempre lembrado Adi Fortes, um Gaúcho de primeira, um dos homens mais sérios que conheci. Taura de cerne duro como o aço, que eu tive o imenso privilégio de conhecê-lo na Fazenda Bonanza em Dourados no ano de 1975.


Lembro bem de seu aniversário o qual presenteei com uma bomba de chimarrão, e ao abrir o presente, vendo a bomba, não se fez de rogado. Como estava tomando mate, foi logo tirando a bomba velha da cuia e a jogou longe no meio do campo e disse:


- Bueno, agora sim tenho uma bomba nova.


Colocou-a na erva e “tranquilito” continuou a sorver o amargo chimarrão, mais contente do que pinto em quirera, porém agora com a bomba novinha em folha.


Adi e Loremi Fortes são pais de Sonia Fortes Maran, e se infelizmente não tivemos a oportunidade de reencontrar o velho amigo Adi Forte, falecido ainda jovem aos 55 anos, reencontramos nossa amada Loremi, com quem passamos bons momentos não só em Costa Rico como depois em Chapadão do Sul.



                           Ao fundo trabalhadores lavando a 
                              piscina para a próxima temporada

Me encantou sobremaneira foi a bela queda d’água em Costa Rica, e apesar de estar um dia nublado com rápidas pancadas de chuva não me tirou o ânimo de fazer a íngreme trilha para fotografá-la e admirá-la, infelizmente Sandra por seu grave problema no joelho não pode me acompanhar nessa aventura por meio da mata até chegar a visão linda da queda.







Mas as fotos mostram o quão bela é esta natureza que o bicho homem vem destruindo.



 


Mas continua sendo um animal pretencioso, arrogante e cheio de vaidades, além de sua presunção doentia.

Pouquíssimos escapam desses adjetivos.



Mas tudo bem, o negócio é curtir os bons amigos e a beleza deste mundão.


É o que levamos dessa vida, aproveitá-la com respeito a natureza e segui um velho ensinamento.




“Devemos desses locais levar apenas fotografias e deixar apenas pegadas”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário