PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Nada é Eterno


Acreditar em deus foi uma necessidade que os nossos ancestrais que perambulavam pela Terra antes do surgimento de nossa espécie elucubraram na tentativa de explicar fenômenos sensoriais inexplicáveis como premonições, visões e outros.

Digo que a religiosidade surgiu muito antes do surgimento do homem moderno pois outros seres dos quais somos descendentes já haviam desenvolvido muitas atividades que levavam nesse sentido.


Os Neandertais que seus primeiros registros datam de 350.000 anos e que sobreviveram até 29.000 anos atrás, na Europa nos períodos conhecidos como Paleolítico Médio e Paleolítico Inferior (Pleistoceno), já enterravam seus mortos cheios de oferendas, peles, bordunas e outros assessórios pertencentes ou não ao morto e já possuíam a ideia do grande espírito, ao ponto de possuírem rituais elaborados, como o prestado ao sangue menstrual que para eles tinha um valor sagrado, já que as mulheres tinham um papel respeitado e de valor.

Já o homem moderno passou a nutrir pela mulher um quase ódio, mal tratando, escravizando, proibindo e a culpando por tudo de ruim que pudesse acontecer à tribo, tanto que a mulher tornou-se impura aos olhos dos homens ditos modernos. Muitos ainda hoje, judeus ortodoxos e outros sequer tocam em mulheres, mesmo para cumprimenta-las, pois as consideram sujas e impuras e a menstruação é vista como uma coisa degradante.

Muitos mantém suas relações sexuais por cima de um lençol com um estratégico furo para que seu corpo não toque no corpo da impura mulher. (Otários).

Inclusive, muitos textos bíblicos assim tratam as mulheres.

Tanto que Marta Suplicy quando Prefeita de São Paulo, ao receber em uma solenidade oficial autoridades internacionais, civis e religiosos ficou com a mão no vácuo ao tentar cumprimentar um rabino que não apertou sua mão, pois para o equivocado mulheres são impuras.


Sendo assim as religiões foram evoluindo a cada passo, desde os mais primitivos seres que redundaram no aparecimento da espécie Homo sapiens, passando por várias formas de ver o significado da vida, Observe que uma das mais primitivas formas de ver a vida foi o animismo, o animatismo, xamanismo, totemismo, as religiões zoomórficas, com seus deuses idealizados pelos homens em forma de animais, zooantropomorficas, com seus deuses meio homens meio animais e finalmente, devido a extrema soberba humana, achando-se superiores ao outros animais, às religiões puramente antropomórficas onde criaram deuses em forma de homens.


Alguns antropólogos dizem que essa evolução nas religiões levou ao surgimento de religiões politeísta e finalmente as monoteístas, porém esquecem-se de dizer ou o fazem com segundas intensões que o politeísmo não acabou e temos várias religiões que adoram vários deuses.


Negar isto é ser ateu com os deuses dos outros, porém o que mais falta é respeito, pois sempre algum ensandecido dirá que a sua religião é a verdadeira e que seu deus é o mais cheiroso.


Hoje, muitos são os membros de religiões monoteístas que passam a duvidar de deus único e passam a conjeturar na possibilidade de existirem vários deuses, principalmente com o surgimento das teorias de Multiuniversos (vários Universos ou Universos Paralelos) tomou força essa tendência.


Enganam-se aqueles que acham que o que existe hoje perdurará para sempre, assim pensavam civilizações antigas, as quais sobrevivem em outra forma com outra maneira de ver a religião.


Seria pueril achar que é assim. Porém falta ao homem a grandeza de ver que tudo pode de uma hora para outra, mesmo que leve séculos, mudar.

A possibilidade de encontrar vida fora da Terra já começa a incomodar os acérrimos defensores religiosos.


Os cientistas acenam cada vez mais com a possibilidade de encontrarmos vida extraterrestre, o que não me surpreenderia em nada.

E o grande e provável inicio desta mudança se dará quando a humanidade não só encontrar vida fora da Terra, porém se encontrar alguma civilização inteligente que tenha uma nova maneira de ver as coisas que o homem ainda não compreende ou uma civilização totalmente voltada à razão, sem deuses, sem santos e outras coisas.



Visões, premonições e outros eventos que fogem do nosso compreender os animais tem e muito mais aprimorado do que alguns homens.

Cachorros podem detectar o câncer muito antes que os exames médicos o façam. E alguns “doguezinhos” já são usados em clínicas como excelentes auxiliares médicos.


E sua premonição não fica somente aí, não é apenas pelo faro excelente, eles os bichinhos peludos assim como algumas aves são capazes de prever a morte de alguém, com horas ou dias de antecedência.

Tais aves são associadas ao mau agouro, porém os injustiçados bichinhos apenas tem a capacidade de previsão, negar isto é aprofundar-se nas crenças e superstições da Idade Media.


Vamos continuar neste assunto, pois grandes e estarrecedoras revelações serão divulgadas com o passar do tempo, pois apesar de não crer em nenhuma religião, pois nenhuma delas é fruto da razão, são cópias de seitas primitivíssimas e até certo ponto burras, tenho convivido com experiências de arrepiar os pelos, mas tudo um dia será trazido para a luz da razão e estudado como uma coisa natural e normal.

O resto é puro achismo.



6 comentários:

  1. Professor Pedro, enfim me lembrei do seu blog, fui aluno do senhor em 2010 - 2011, na escola Santo Inácio de Loyola no projeto EJA, na cidade de Esteio, Lucas Reimann, fiquei muito feliz por não deixar de lado o seu Blog e a sua escrita nas horas vagas.
    Hoje se deparamos com um excelente Professor aposentado, mas que abriu os olhos de seus alunos ao '' Mundo '' em que não enxergavam

    ResponderExcluir
  2. Não é possível...
    Mas tche! Não é possível!
    Grande LUCAS, meu caro, atento e educado aluno.
    Jamais poderia esquecer um grande aluno e dos papos que nos recreios batíamos com outro alunos/amigos quase todas as noites na escada ao lado da sala dos professores.
    Aqueles papos rendiam mais que as aulas.
    Tenho saudades daqueles encontros informais que eram tão francos e elucidativos.
    Sempre serão bem-vindos os teus comentários a este blogue.
    Mas te confesso e que isto fique só entre nós.(KKK). Não gostei de ter me aposentado, mesmo vislumbrando que um dia a compulsória me pegaria, acho que me aposentei muito cedo, com apenas 47 anos trabalhados. O Bom é que peguei duas aposentadorias, 40 hs de Sapucaia do Sul e 20h de Esteio.
    Este ano devo publicar um de meus livros.
    Tenho viajado muito, encontrarás neste blogue algumas delas, pelo Brasil e fora dele.
    Meu grande LUCAS, foi um privilégio tê-lo aqui, continues lendo e comentando, para mim é uma grande honra.
    Muita saúde, alegria e paz.
    Abraços do professor e amigo Pedro.

    ResponderExcluir
  3. fico agradecido por ter lembrado, infelizmente a aposentadoria em nosso País és uma lastima, pois minha querida mãe encaminhou a aposentadoria recentemente e estimava até mesmo 4 salários Mínimos, porém conseguiu apenas 2 salário também, que por via das duvidas quem investe bem precisaria de até mesmo de 1 Real, mas não vem ao acaso agora, pois li recentemente que a estrutura da aposentadoria se estenderia muito bem a partir de 2020, mas até la estaremos vivos de olhos sempre atentos nesta democracia Brasileira única.

    ResponderExcluir
  4. OLÁ LUCAS.
    Ainda bem que minhas aposentadorias foram por Municípios, ou seja em Regime Estatutário, e ao longo do tempo fui acumulando várias vantagens ao salário como triênios e promoções, além dos 15 e 25 anos que nos dão percentuais de de 15% e 25% respectivamente o que eleva em muito a aposentadoria além de outras vantagens. Não posso me queixar. Não é nenhuma fortuna mas estou bem, e minha mulher também se aposentou nas mesmas condições, o que no dá a oportunidade de morar bem e viver quase que na estrada. Fiz uma extensa viagem de carro pelo Uruguai e Argentina, onde encontramos alguns primos de minha mulher que estão nos esperando para o fim de ano. Não sei, tenho outros projetos para o fim de ano. Talvez vá para Manaus passar uns dias por lá.
    Diga-me, tens sabido do magrão Geovâni, nunca mais soube notícias dele.
    Assim que souberes algo me comunique e se o encontrares transmita-lhe um abraço.
    Uma hora destas vou fazer uma visita aos colegas do Santo Inácio.
    Um grande abraço meu caríssimo Lucas.
    Prof. Pedro

    ResponderExcluir
  5. Oi lucas não foi possível publicar teu último comentário, mas me inteirei do relato sobre o amigo Geovâni.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir