PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O Universo em Expansão.


Sem entrar no mérito da questão, já que confirmada foi a Teoria de Einstein sobre a curvatura do espaço exercida por um corpo como podemos ver na imagem que se segue, cabe então perguntar:


- Há então no espaço uma uma parte para baixo e outra parte para cima?

Sim, pois se diferentes massas formam diferentes distorções, haverá obviamente uma força de atração assim como a observada por Newton quando caiu a maçã que o fez teorizar sobre a Gravidade.

Procuro entender como isto pode acontecer assim como há mais de cinquenta anos, quando ainda um adolescente ao ouvir meu grande professor João Carpena, educado, elegante e competente falar sobre o Big Bang, o interesse de mergulhar neste intrigante campo me fazia pensar diferentemente do que se acreditava na época.


Ao dizer que o Universo surgiu de uma grande explosão, e que apesar dos bilhões de anos do acontecimento o Universo continuava se expandindo, em minha mente surgia uma indagação crucial.

Expandindo para aonde?

Ora pois, se o que nós acreditamos ser Universo está em expansão é porque existe mais espaço ao redor deste Universo que o célebre professor comparava com uma infinita bola.

E em minha total ingenuidade, para não dizer ignorância formava-se um pensamento meio maluco, já abordado neste blogue.

Ora, se há espaço ao redor do Universo, que na época era dito infinito, haverá espaço em algum outro lugar que poderia ter havido um outro Big Bang. Sendo assim poderia haver outro Universo.

Esta ideia maluca me acompanhou por muitos anos, e quando eu passei a dar aulas falava para os meus alunos nesta possibilidade, dando o exemplo com um pedacinho de giz:

Se aqui em minha mão tenho esse pedacinho de giz e fosse ele o universo, na outra sala de aula haverá outro pedacinho, e em todo o colégio poderemos encontrar inúmeros pedacinhos, ou em nosso Município, ou em Nosso estado, em nosso País e no Mundo. Assim sendo, acredito que não há apenas um Universo.

Hoje a ciência não descarta a existência e inúmeros ou infinitos Universos, passamos então da Teoria do Universo para a Teoria dos Multiversos.


 "Multiverso: a teoria das cordas, estudos sobre a enigmática matéria escura e os resultados obtidos sobre a expansão crescente e sem retorno do nosso universo parecem exigir uma resposta que rompe com um paradigma fundamental - o universo é infinito e nele tudo está contido. A teoria do multiverso traz o sentido no nome: existiriam infindáveis universos numa espécie de queijo de energia quântica, onde bolhas se formam e somem sem parar. O nosso universo seria um deles".

E assim como Newton com suas teorias abalou frontalmente as bobagens que eram afirmadas pela Igreja, Darwin com sua teoria da Evolução das Espécies jogou mais uma gigantesca pá de cal sobre as verdade imutáveis alardeadas também pela Igreja, Einstein e uma infinidade de outros cientistas ajudam a empurrar para o fundo desse poço escuro que são as teorias religiosas formadas através de milhares de anos, em uma época que se amarrava cachorro com linguiça, onde não havia conhecimento e o que prevalecia eram as doentes superstições, o mundo entra numa nova fase, do conhecimento e das provas científicas, tão difíceis de serem aceitas por quem vive anestesiado pelas crendices.

Ao ponto de há menos de quatro anos, ao receber em minha casa um ex-padre católico, em conversa informal na presença de meu filho mais velho e interessadíssimo em assuntos relativos ao Cosmos, do russo Kocmoc, ter nos dito que a Igreja via-se em dificuldades em continuar defendendo a existência de um Deus único.

Realmente, é impossível defender tal e vazia suposição.

Para terminar. Se corpos formam então essas deformações no espaço para aonde fica o embaixo que atrai gravitacionalmente a matéria.


Vamos continuar a pesquisar, quem sabe um dia tudo isto que entendemos como Universo ou Multiverso seja realmente entendida e aí dentro da imensidão, o homem deixe de ser esse serzinho tão arrogante e pretensioso que se acha uma criação divina e o centro do Universo.

Qual Universo?

Será difícil, pois a soberba aliada ao desconhecimento leva o homem a se achar o suprassumo.

Êta serzinho pretensioso.

Pretensioso mas que prefere as historinhas meigas e irreais porque são mais fáceis de entender, mas uma coisa que eles jamais entenderão é que nada é eterno e um dia, nem a humanidade, nem o planeta Terra, nem o Sol e nem nossa Galáxia existirá.

Tudo será apagado em bilhões de anos, inclusive a soberba humana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário