PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 29 de agosto de 2015

Evolução.


Ao publicar em 27 último sob o título Nossos Primos Irmãos, suscitou-me a ideia de aprofundar um pouco mais sobre um assunto que para uma grande parte ainda é desconhecido, não aceito, contrário ao pensamento religioso e sobretudo um tabu, para muitos, que como Richar Owen que não queria aceitar a verdade com medo de ir para o inferno.

O próprio Darwin passou por esse mesmo dilema. Medo que constantemente sua esposa Emma Darwin tentava colocar-lhe na cabeça, porém as evidências eram tão grande que não poderia ser como era descrito na bíblia dita sagrada, mesmo assim levou muitos anos para publicar seu livro sobre a Evolução das Espécies, só o fazendo quando quando tomou conhecimento que um outro naturalista, de nome Chamberlain estava com um livro semelhante pronto para ser publicado. 


Mas hoje a evolução das espécies é aceita pelo menos pela esmagadora maioria como um fato além de indiscutível e permeado de provas cabais que deixariam os grandes defensores do criacionismo, como Richard Owen, enfurecidos. Babando feito bestas de tanto ódio.

O criacionismo discute a vida sem base científica, no puro achismo e dentro dos conceitos religiosos de uma época de total escuridão das mentes. E ainda hoje, muitos são aqueles que como avestruzes enterram a cabeça para não saber, pois em suas mentes embotadas em fábula religiosas pueris, o saber da verdade os conduzirá para o fogo do inferno.

Alguns até, de uma maneira totalmente na contramão da verdade afirmam, sem nenhum pudor que deus teria criado a terra há 6.000 anos. Ou seja, onde então viveriam os Homos Erectus que datam de quase 500 mil anos, sem falar na vida propriamente dita que surgiu na Terra a pelo menos 3.5 bilhões de anos.

A evolução é uma ideia que custa ser compreendida por muitos, pois acham que as coisas surgem de uma hora para outra, e muitos são os que para negar a evolução fazem aquela pergunta ridícula, para não dizer burra:

- E por que os macacos não estão se transformando em homens?

Bem nesse caso tu terás que ter muita paciência. Pois a pergunta é tão absurda que chega a doer.

Nada acontece de uma hora para outra, na evolução tudo é um processo que leva centenas de milhares de anos ou milhões de anos para acontecer, e quando algum celerado me faz esta pergunto eu respondo assim.



- Sente-se em uma cadeira para não cansar, à sombra e observe um bando de primatas por 10 ou 15 milhões de anos e depois volte a me fazer esta absurda pergunta.

             Obra de René Magritte que ilustra bem o que está
                                 abaixo escrito. Aves nascendo de flores....

Dentro disto lembro-me de ideias que o homem tinha a cerca da evolução, muito simbolismo e mitos que foram ao longo do tempo sendo pensadas, como Tales que viveu entre os anos de 640 e 546 antes de nossa era, ele acreditava, o que não estava errado de que a vida provinha da água, já Anaximenes afirmou por volta do anos 500 a.C (*), com todas as letras que a vida provinha do ar. Kircher que viveu entre os anos de de 1601 e 1680 acreditava que as orquídeas devam origem aos pássaros e a homens de pequena estatura, e era ideia corrente na Europa que os gansos selvagem tinham sua origem de flores de árvores existentes no norte do continente. 

Então o que pensar de um deusinho que mesmo sendo deus teve que sujar suas mãos no barro para fazer o homem?

São ideias totalmente infantis, bem de acordo com o pensamento daqueles povos que viviam em total ignorância, que tinham um conhecimento menor que qualquer criança da atualidade de cinco ou seis anos
.

Lembrando que Maillet (1656-1738) mesmo que tenha reconhecido que os fósseis eram verdadeiros achava que os pássaros derivavam de peixes-voadores, que os leões provinham dos leões-marinhos e que os homens eram derivados das sereias. (**).

E dentro de tantas ideias estapafúrdias ainda aparecem alguns espertos, ignorantes ou de excelente formação que fazem aquela pergunta imbecil:

- Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

E aí tu tens que perguntar ao esperto se quem nasceu primeiro foi a égua ou a mula. Sim, pois para o nascimento da mula, que é filha da égua tem que haver um terceiro elemento que é o jumento. 

Óbvio está que quem nasceu primeiro foi o ovo. Um ovo de aves que se acasalaram e tiveram, vamos dizer assim, a primeira galinha. Longe de ser um processo tão simplista, porém em constantes acasalamentos vão surgindo raças diferentes.


Talvez aí o jumento entenda que ele, assim como a galinha precisou de um terceiro elemento. É óbvio que no último caso se dá a mutação em apenas uma gestação, já a galinha é produto de vários e vários cruzamento de diferentes raças e assim mesmo quantas raças de galinhas existem?

Para finaliza esta matéria e para que os criacionistas não fiquem fazendo perguntas pueris quero lembrar que de 80 a 90% das raças de cachorros que existem hoje não existiam a 150 anos. Foram mutações onde o auxilio do homem, não como reprodutor, mas que fez o manejo entre outros dogs, fizesse que surgisse essa gama tão ampla de diferentes raças caninas.

É lógico que os desinformados ficarão perguntando, mas quem criou o primeiro cachorro?


O cachorro é uma subespécie do lobo, que surgiu provavelmente a 100.000 anos na Ásia, e ao longo desse tempo foi sendo domesticado e aprimorado pelo próprio homem.

- AH! Sim, o coroinha quer saber de onde então saiu o lobo.

O lobo, Canis lúpus é o maior membro da família canidae (pronúncia canide) que teria surgido a mais de 300 mil anos, e possuem várias outras subespécies e assim vamos retrocedendo no tempo até chegarmos aos primeiros mamíferos que surgiram há milhões de anos no planeta e se retroagirmos mais no tempo vamos chegar a vida unicelular que iniciou sua saga na Terra a 3,5 bilhões de anos.


Só para provocar os céticos, os pássaros atuais têm suas origens nos grande sáurios extintos a pelo menos 65 milhões de anos, ou seja o rouxinol, o pardal, a andorinha, a cegonha, a garça, todos tiveram sua origem nos grande dinossauros.

Muitos espertos sequer dormirão, pois seus diminutos cérebros devem ter fritado.

O resto é puro achismo e ninguém estudou tanto como Charles Darwin, mesmo assim sempre aparecerá um tonto para criticar esse gênio que mudou a história das espécies de como a vida surgiu e vai se transformando, com o passar de milhões de anos. Não é um "fiat", como propõem os menos privilegiados.

(*) a.C. é uma imposição da Igreja que dividiu a história em antes (a.C) e depois de Cristo. Não deve ser usado em datas o d.C, pois subentende-se.

Ex: No ano 20 a.C.  aconteceu tal coisa. (É antes de Cristo).
   No ano 20 aconteceu tal coisa. (É depois de cristo).


Sereias: Ser da mitologia grega, parte mulher, parte peixe. Na classificação animal os dungongo e os manatins (peixe-boi) por esse motivo pertencem ao grupo dos sirénios, sirênios ou sirenideos, do latim Sirenia (sereia).

Tá.

Por hoje.
       


Nenhum comentário:

Postar um comentário