PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Nossos Primos Irmãos.


Erkrath é uma bela cidade situada no distrito de Mettmann, região de Düsseldorf, no Estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália. Este Estado tem uma população de mais de meio milhão de cidadãos. Já a cidade em questão não se trata de uma grande cidade, tendo uma população em torno de 40 mil habitantes.


É um lugar aprazível entre as cidades de Haan, Hilden, Mettmann e Düsseldorf. No verão o Sol deixa a cidade iluminada onde ressaltam as cores de seus prédios modernos e coloridos e também antigos na velha tradição alemã de construir. Erkrath sobressai entre o verdor extasiante de seus parques e bosques, adaptados aos rigorosos invernos nevados.

Seguindo de Erkrath para nordeste, numa distância de pouco mais de oito quilômetros, pela bela Estrada Mettmanner a L357 tu encontrarás a cidade de Mettmann, quase do mesmo tamanho da primeira, com cinco ou seis mil habitantes a menos, também no Estado da Renânia do Norte-Vestfália.


Mettmann no verão seus habitantes aproveitam o Sol em lindas piscinas e lagos e uma coisa que chama a atenção é que há um belo prédio de cinco andares, onde fica a Sede da Polícia que lembra as curvas do edifício Copan em São Paulo.

Entre essas duas belas cidades rumando de Erkrath para Mettmann, a direita fica um pequeno vale costumeiramente visitado no Século XVII por Joachin Neumann (depois cognominado Joachin Neander, em homenagem) um religioso e compositor que ali procurava inspiração para as suas obras musicais religiosas.

                Não teve nada a ver com a descoberta do Homem 
                                   de Neandertal, nem sequer sonhou que um dia
                               encontrariam naquele Vale um ossada e crânio que
                                           revolucionariam com a antropologia.

Porém no ano de 1856 um grupo de trabalhadores encontrou um crânio e esqueleto de um ser que os mesmos atribuíram a um urso, e levaram ao naturalista amador e professor Johann Carl Fuhlrott.

Fuhlrott o levou então ao anatomista Hermann Shaaffhausem para ser melhor avaliado.

Ambos, após analisarem profundamente aqueles restos fossilizados lançaram a grande descoberta, pois não se tratava de restos de um urso, muito menos de um homem moderno e sim de uma criatura humana o qual chamaram de Homem de Neandertal, um quase irmão da espécie Homo Sapiens.

               
Porém anteriormente a isto já haviam encontrado partes de um esqueleto igual em uma pedreira, chamada Forbes em Gibraltar no ano de 1848, porém ficou no esquecimento, até o aparecimento na Alemanha deste esqueleto quase que completo, com crânio e tudo, e pouco depois de Charles Robert Darwin ter lançado seu livro sobre a Evolução das Espécies, que acabei de relê-lo há poucos dias.


O pobre Joachin Neumann teria sua fé abaladíssima se soubesse que a historinha de Adão e Eva, copiada de outros histórias que povoavam a cabecinha das pessoas há milhares de anos antes da bíblia ser compilada, era uma pura e pueril invencionice dos homens para explicar o que não sabiam ou não entendiam.

Hoje existem mais de 500 restos desta espécie que viveu principalmente na Europa entre 350.000 e 29.000 anos. Também foram encontrados restos no Oriente Médio e Norte da África, lembrando que na Época da última Glaciação o que hoje conhecemos como Mar Mediterrâneo, devido ao rebaixamento das águas oceânicas havia se transformado em uma extensa planície verdejante, com dois grandes lagos separados, um a leste e outro menor a oeste, e nessa verdejante paisagem Mamutes e Rinocerontes lanosos dividiam espaço com milhares de outras espécies, que migravam para o sul fugindo do intenso frio e outros da África que começava a secar e com quase certeza dividiam o espaço também com esse nosso primo irmão chamado Homem de Neandertal.

                       Clique sobre a ilustração para ampliá-la

Não há um consenso sobre o desaparecimento dessa espécie, alguns defendem que tenham sido expulsos de suas grutas pelo Homo Sapiens quando esse tardiamente chegou a Europa, deixando-os sem proteção ao intenso frio. Coisa pouco provável para mim. Outros apontam para um intenso cruzamento o que redundaria na extinção deles como espécie isolada, ou especulando um pouco, tenham, os últimos sido extintos, ilhados ou afogados ao subirem as águas no que hoje conhecemos como Mar Mediterrâneo.

Coisa igual ao que aconteceria com o Mar Negro, donde surgirá a lenda do Dilúvio.


Seja lá como for o Homem de Neandertal ou homem do vale de Neander, (vale=Thal) extinguiu-se, porém não era uma espécie como foi por muito tempo apontada pelos antropólogos como sendo um ser sem inteligência e grotesco, era sim um ser inteligente e extremamente forte que compartilhava 99,7% de nosso DNA, quase nada de diferente o que não podemos descartar é que ambas as espécies tenham em algum momento acasalado, já que o homem moderno é pródigo em manter relações inclusive com animais que nada tem com a nossa espécie.

Êta serzinho imundo e promíscuo que adquiriu uma série de doenças por essa prática bestial, como a gonorreia, aids e outras doenças.

Portanto o nome Homo de Neandertal vem do Vale em que foi encontrado.


À bientôt mes amis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário