PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Rio Amazonas



                 Na seta vermelha, surge o Rio Amazonas.

A maior bobagem que a geografia diz sobre o rio Amazonas é que ele é o segundo mais extenso rio do mundo com 6.992,06 km.


Devemos saber que o Rio Amazonas nasce quando as águas do Rio Negro encontram-se com as águas do Rio Solimões, onde vamos encontrar a cidade de Manaus, Capital do Estado do Amazonas, portanto é aí que surge o Rio Amazonas. Daí até sua foz não vamos percorrer mais do que 1600 quilômetros, o resto que os espertos contam como Rio Amazonas são outros rios.




A começar pelo Rio Solimões que tem seu início na fronteira do Brasil com o Peru, onde vamos encontrar a cidade de Tabatinga e percorre desde essa fronteira até o encontro com as águas do Rio Negro 1700 quilômetros.


Portanto o Rio Solimões não é Rio Amazonas, por isso é Rio Solimões.




Porém para colocarem o Amazonas como o segundo mais extenso rio do mundo vão juntando águas de outros rios, como o próprio Solimões, e a isto adicionam outros que estão dentro do território peruano, como o Carhuasanta, Lloqueta, Apurimac, Ene, Tambo, Ucayali, e assim vão emendando rios para que ele fique bem grande.


Vai estar que dizer que a bacia do Rio Amazonas é a mais extensa do mundo, tudo bem, pois se trata de uma extensíssima área que cobre mais de 7.050 000 quilômetros quadrados, drenando águas do Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia Venezuela, Guiana e Suriname.

Encontro das águas do Negro com o Solimões


Portando o Rio Amazonas só vai receber esta denominação quando do encontro das águas do Negro e do Solimões, o resto são apêndices que colocam para torná-lo de tamanho invejável.


Invejável é sua drenagem e sua biodiversidade, o resto é patriotada, a não ser que se renomeie todos os outros rios, batizando-os como sendo Amazonas.


Chegue para qualquer ribeirinho as margens dos rios peruanos e perguntem a eles se tal e qual rio onde o vivente está pescando se é o Rio Amazonas. Eles vão ficar te olhando com cara de bobo, pois para eles o Amazonas está e léguas e léguas de queixo abaixo.



E se querem o rio maior ainda então é só somar todos os rios da Bacia Amazônia, aí o Amazonas ficará um riozão invejável.


Mas que tal.


Fui! Tapado de quero-quero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário