PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 23 de janeiro de 2016

Todos Somos Ateus.


A palavra ateísmo, num sentido bem amplo significa a não crença em uma entidade divina, ou na existência de entidades divinas.

Do grego clássico poderíamos traduzir como sem deus, que foi aplicado como uma conotação negativa às pessoas que tinham dúvidas da existência de algum deus daquele Panteão.

Os ateus tendem a ser céticos, sim, pois existe a dúvida e não ter dúvidas remete o homem a total ignorância, ou seja, quem não tem dúvida de alguma coisa?


Muitos duvidam que o homem foi a Lua, nem por isso esses homens são maus. Podem até serem chamados de ignorantes, por desconhecerem um fato, porém ninguém conhece todos os fatos.

A dúvida nos leva ao saber, e o saber passa pelo paradoxo socrático do:

- Só sei que nada sei.

- Sei uma coisa: que eu nada sei.


Ou do quanto mais eu sei, mais eu sei que nada sei. Ninguém sabe tudo, e quanto mais o homem procura o saber, mais ele se conscientiza que nada sabe, pois se pegares um grande médico, especialista em vários ramos da medicina, que já proferiu inúmeras palestras sobre medicina e já publicou uma infinidade de livros sobre medicina e que passa dias e dias estudando medicina, aplicando medicina, salvando pessoas com a sua medicina e submetê-lo a uma prova de engenharia ele certamente tropeçará na primeira pergunta.


Ou se colocares ele entre astrônomos para discutir sobre supernovas, quasares ou a matéria escura, sobre espaço e tempo, teoria das cordas, buracos-de-minhocas, pulsares, neutrinos e tudo mais encontrado neste campo, de certo ele se sentirá um peixe fora d’água.


Por isto quem afirma não ter dúvidas está dando provas de que é na verdade um ignorante.

- Mas deus existe é ponto final!

Isto não é reposta de um ser inteligente.

- Mas eu não tenho dúvidas da existência de deus!

Bem! Aí estamos diante de um ser que nada sabe, ou sabe menos do que aquele que afirma que nada sabe.

Por estas dúvidas, por achar que não tem dúvidas todos os crentes no deus Jeová, são ateus, porém são ateus pela ignorância e não ateus filosóficos.

Pois a eles eu perguntaria:

Tu crês nos deuses do hinduísmo, são milhões de deuses, catalogados, que chegaram ao expressivo número de 330 milhões de deuses, que estão descritos e registrados por monges do templo de Bhuvaneshwari. Porém há deuses ainda não registrados, sendo que esse número pode facilmente passar de um bilhão de deuses?

Se a resposta for não, ele está se posicionando ateu em relação aos milhares de deuses de uma das maiores religiões do mundo, que congrega hoje mais de bilhão de pessoas.


Hoje, muitos religiosos cristãos, em conversar reservadas me confessaram que, com o avanço das ciências astronômicas, na possibilidade de existir outros Universos, ou seja, Poliversos ou Multiversos, fica muito difícil afirmar que existe apenas um deus. Um deus único que controla todos os infindáveis Poliversos.

O radicalismo de muitos leva um grande número de religiosos a procurarem outras religiões que não às três grandes religiões normativas, o Judaísmo, o Islamismo e o Cristianismo e muitos vão aportar no mundo sereno e contemplativo do Xintoísmo, uma das religiões que mais crescem no mundo.


O Xintoísmo que quer dizer “Caminho dos Deuses”, é o nome dado a espiritualidade do povo japonês, considerado pelos ocidentais como uma religião.

O Xintoísmo até a mim fascina, pois ela se caracteriza pelo culto à natureza, aos ancestrais e a existência de diversas divindades que nós chamamos de politeísmo.


O budismo também me leva a uma reflexão muito grande sobre a paz interior e a contemplação, não há deuses porém o Budismo em sua simplicidade e beleza cativa as pessoas para o lado da paz, da harmonia, da bondade e da harmonia entre os seres vivos e inanimados e não como fazem esses pregadores dos gritos desvairados, da ameaças incontidas, dos aleluias ensurdecedores, do falso mármore do inferno e de tantas outras idiotices próprias dos desiludidos, dos incapazes, dos dominados.

Portanto os que veem os ateus como seres maus, e muitos ignorantes dizem serem os anticristos e tantas outras babaquices deveriam saber que eles são também ateus em relação aos milhões ou bilhões de deuses que a humanidade, compartimentada em diferentes culturas, acredita.

Neste ponto é até temerário generalizar as coisas e cair na esparrela dos que sabem tudo.

Somos frutos das dúvidas, do sei que nada sei.




2 comentários:

  1. Deus para min, significa caminho e energia , das várias contemplações e projetos de um círculo de vida a cada pessoa e animal, seja um micro organismo a uma baleia azul, pois somos os únicos seres vivos há , ter uma responsabilidade enorme com os demais e a própria terra. Que infelizmente não duraria muito tempo com nosso governo global.

    ResponderExcluir
  2. Olá grande Lucas.
    Quando se diz que deus é amor, pode-se tirar o deus, pois o amor completa esse circulo que falas. Somos tão insignificantes que se a humanidade sumisse da Terra, falta alguma faria e o mundo continuaria melhor do que está. Lembrando que se nós estamos aqui foi por causa de um acidente natural que eliminou os grandes sáurios, dando espaço para os mamíferos evoluírem.
    O homem está acabando com toda a natureza, mas até quando estaremos aqui. Talvez por um período bem menor que o esperado. Somos um animal perverso, destrutivo e altamente daninho.
    Um grande abraço meu caro Lucas.
    Prof. Pedro.

    ResponderExcluir