PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 2 de agosto de 2014

Pelotas e sua Estação.



Guardo comigo esta foto há mais de cinquenta anos, quando um dia mamãe vendo sua caixa de fotografias me entregou e disse tome essa foto da Estação de Pelotas.


Olhei e nela vi apenas carros, carroças e guarda-chuvas, mas a guardei bem. Com o tempo fui perceber que se tratava de uma parte da História, não só de Pelotas como do Brasil.

Era a chegada do Dr. Assis Brasil à Pelotas, nos anos 20, provavelmente.




Assis Brasil que nasceu em São Gabriel em 1857 morou por algum tempo em Pelotas. Político e revolucionário certa vez disse:

“A vida dos bons é feita mais de renúncias do que de conquistas”.

Morreu em 24 de dezembro de 1938, aos 80 anos de idade, em seu Castelo em Pedras Altas.

Lembrando como provocação que ele introduziu no Brasil, ainda no Século XIX o gado Gersey mais de cem anos antes de um criador carioca ter afirmado na televisão brasileira de ter sido o introdutor desse gado no país. Baita desinformado.

E também como provocação gostaria de saber onde fica a Estação Primeira do Areal, em Pelotas?


Pelotas inaugurou a Estação estampada na primeira foto em 1884, localizada no fim da Rua Dom Pedro II e depois dali sai um ramal para o porto da cidade, além das linhas para Rio Grande e Canguçu, tendo ao longo outras pequenas estações, mas nenhuma delas para o Areal.


Há a Estação de Teodósio, inaugurada também em 1884, com destino a fronteira sul.
 


Minha amada cidade de Pelotas, minha terra natal, se existe uma Estação Primeira de Mangueira é porque lá havia uma antiga estação, a primeira estação de trens a partir da Estação Central do Brasil, daí surgiu o nome, mas no Areal nunca ouvi falar de estação por lá. Muito menos uma Estação Primeira.

Temos que ser o que somos, - AUTÊNTICOS, - e não ficar copiando coisas do Rio de Janeiro ou de qualquer outro lugar. Para mim me basta o Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário