PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 24 de agosto de 2014

Ao Povo de Pelotas





Avenida Duque de Caxias.


Imaginemos a Avenida 9 de Julho em Buenos Aires, linda e maravilhosa.


               Avenida em Buenos Aires

Agora imaginemos o que poderiam fazer na Avenida Duque de Caxias em Pelotas.
 
Não precisamos comparar as duas Avenidas, nem tampouco fazer uma cópia, porém alguém poderia repensar a Avenida Duque de Caxias e fazê-la melhor.


                 Audácia e bom gosto.

Algo maravilhoso.


Entretanto essa avenida está feia, escura, sem brilho, suja, esburacada e abandonada, cuja área central que deveria ser realmente de domínio público está se transformando numa enorme favela cheia de barracos que chamam de barzinhos.



                        Lixo.

Uma vergonha para Pelotas, pois o que é público está sendo tomado pela iniciativa privada, com ou sem consentimento público.


Isto é vergonhoso, pois as pessoas pensam que o que é público pode ser tomado e explorado por um ou outro.


Não!


O que é público deve ser de domínio público e não o que está acontecendo naquele espaço.



                         Lixo.           
Vergonha.


Será que vão permitir que aquela Avenida se transforme numa Vila Tripa ou coisa parecida?


Quando vai aparecer alguém com vergonha na cara e macho o suficiente para dar um basta nesta farra que estão fazendo com o que é público.



                       Lixo.

Entretanto o povo local que deveria fiscalizar cruza os braços e permite o que é seu seja tomado por oportunistas que depois lutarão na justiça e não sairão, tornando-se assim proprietários do que é espaço público.



                Avenida Brasil em Cascavel.

Que se faça um projeto urbanístico decente e moderno para a Avenida Duque de Caxias, coisa audaciosa e não coisinha pequena como costumam fazer em minha terra. Façam grandes jardins floridos e gramados, regulamentando e organizando em áreas específicas os estacionamentos, sendo esses pavimentados com entradas e saídas como é o de Cascavel no Paraná.



                       Lixo.

Transformar em um grande espaço onde o povo posso realmente desfrutar daquele imenso local, para tal precisariam tirar todo aquele entulho que hoje toma conta do centro da Avenida, e se os manter, primar por construções modernas e descentes e não aquele lixo que se espraia por toda a Avenida, onde foi construído até um posto de gasolina, além dos barzinhos, feirinhas, verdadeira favela no meio do que é público, desfigurando a Avenida, lembrando do que é público não pode ser ocupado por alguns, pois é de todos.



                Cocheiras ou outra coisa?

Revitalizem as calçadas laterais com pavimentação decente tornando-as mais largas, e isto não custaria nada ao Município, pois isto é de obrigação do proprietário do imóvel que deveria ser obrigado a pavimentar de acordo com um projeto, uniformizando aquele passeio.



                  Coisa horrorosa.

Outrossim, eucaliptos são árvores exóticas, que não fazem parte de nossa flora, na verdade é uma praga gigante que destrói o meio ambiente e que não se deve ter peninha de cortá-las e substituir por árvores mais bonitas e urbanisticamente corretas e não esses gigantes feios que vieram da Austrália e dão um aspecto triste à cidade. Árvores que algum demente mandou plantar há provavelmente cem anos e que ali estão tornando a Avenida horrorosa.



           Mais do que lixo, um escarro na Avenida.

E que o povo se levante contra os que vão se adonando do que é público e construindo biroscas no meio do que deveria ser uma imensa área de lazer. Porém o povo cala diante da esperteza de alguns espertalhões.

      Multinacional tomando conta do que é dos brasileiros                   


E esta Avenida, a Duque de Caxias poderia se tornar em um cartão postal da cidade se fosse transformada e não deixada como é, um lixo que agride nos olhos de quem por ali passa, seja ele um turista ou simples passante que tenha um pouco de sensibilidade urbanística, além das construções arcaicas e feias que se estendem por toda a sua extensão, pois falta criatividade e ousadia não só dos empresários locais como do povo de mente estreita que constrói casinhas ao estilo miserável do inicio do século passado.



                       E o abuso continua.

Que se faça uma radical mudança onde seja chamada a iniciativa privada para por um projeto arrojado em desenvolvimento livrando assim a cidade desta feiura.

         Autdoor.Será que esta empresa paga pela ocupação do espaço?


Mesmo não morando em Pelotas, pois tive que procurar novos caminhos em minha vida, volto sempre que posso a minha amada cidade, porém vejo com tristeza o estado que se encontra principalmente essa Avenida que tem tudo para ser um local aprazível e bonito.



         Autdoor. E este outro paga por explorar o local público?

Espaço para fazer não falta, o que falta e vontade ou outra coisa.

2 comentários:

  1. Não me faz falta o espaço utilizado pelos autdoors ou lanchonetes. Se eu fosse me preocupar com isso certamente me encomodaria bem mais os espaços ocupados pelo crescente numero de veículos, e quanto ao depresso a paisagem urbana causado pelos pelos trailers, deveríamos então multar todos os responsáveis por prédio públicos ou privados que se encontram e condições inadequadas de pintura e arquitetura, sem falar das "carroças " que circulam pela cidade. Eu até poderia concordar com seu artigo e também eu gostaria de morar em uma cidade mais bonita e organizada, porém existem muito mais pontos a serem discutidos e o que valem para uns deve valer para todos independente de classe social ou ao função exercida para a comunidade ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima Ana Maria.
      Fico honrado com tua visita e comentário. Podes não concordar com minha postura quanto a visão que tenho de minha cidade natal, mas realmente Pelotas perdeu seu esplendor dos anos 60 e em muitos lugares que costumo frequentar ficaram na verdade marginalizados, e é de conceito geral de turistas que vão à Pelotas é que a cidade parece ter parado no tempo. Quanto ao dizeres que não te faz falta o espaço utilizado por autdoors e lanchonetes eu fico meio surpreso, pois me parece que não te sentes dona da tua cidade e que qualquer um pode usar e abusar do que é público. Os espaços públicos, por serem públicos não podem ser explorados por qualquer um e nisto, mesmo não sendo natural de Canoas não aceito que os espaços sejam tomados assim na cara-de-pau, pois esses espaços a mim pertencem também. É uma questão de responsabilidade com o que é de todos. No ano de 1999 embarguei uma construção na cidade de Sapucaia do Sul, aonde trabalhava como professor da rede municipal, ao ver um espertalhão construindo uma loja no terreno de uma praça. Porém cada um age de acordo com sua consciência, e a minha é uma consciência voltada ao coletivo. Por outro lado se ficarmos inertes esperando que as coisas aconteçam, elas podem não acontecer e se há outros lugares a serem vistos, acho que deveriam ser questionados, pois não podemos agir em todos ao mesmo tempo, neste caso faça-se um de cada vez. Soube, segundo informações não confirmadas que a Avenida Duque de Caxias receberá um corredor exclusivo para ônibus. A pergunta que fica no ar é se o povo foi consultado ou tudo acontece a revelia da vontade popular. Se tal ocorre será mais uma coisa para enfear esta que poderia ser uma belíssima avenida e por onde caminhei grande parte de minha vida. Quanto a multar prédios públicos ou privados por este ou aquele motivo, alguém tem que tomar a iniciativa, pois se torna fácil ser apenas um espectador e nada fazendo pela sua própria comunidade, denuncie, cobre dos incompetentes vereadores, geralmente cabresteados por um prefeito, cobre da imprensa, faça e não deixe de lutar pelo que achas certo. Se eu critico as coisas feias de Pelotas é porque me preocupo com a terra onde nasci e onde até gostaria de morar. Visito a cidade 3 a 4 vezes por ano e vejo o que está errado, como que os que aí moram não veem, parece-me que vão acostumando com o errado. E se há pontos a serem discutidos proponho que encabeces uma campanha para rever, revitalizar e redefinir os planos diretores da cidade, pois muitos reclamam, mas não tomam iniciativas. Está em suas mãos essa iniciativa. Tome frente e faça!
      Com admiração e carinho deixo meu blog a tua disposição.
      Respeitoso abraço.

      Excluir