PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 15 de fevereiro de 2015

LIBRAS


A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – é a língua de sinais, ou seja, língua gestual, usada por surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida por lei.


Bueno, não vou me estender, pois este é um assunto ricamente exposto em livro e na própria Internet.

Vou apenas relatar um caso hilário que ao mesmo tempo deixou-me morrendo de vergonha devido a uma brincadeira que fiz em uma reunião pedagógica de uma escola em que trabalhava à noite, no município de Esteiro.

Certa feita a escola estava para receber um aluno deficiente visual então a Equipe Diretiva fez uma reunião com todos os professores para falar sobre o caso do aluno deficiente que chegaria à escola, momento em que foram expostos todos os problemas e o que os professores deveriam fazer com aquele aluno, repito com cegueira, pois não tinha nem baixa visão nem próximo a cegueira, era cego mesmo.


Alguns professores opinaram e deram ideias, momento em que pedi um espaço e disse a todos que para mim não seria problema, pois havia feito um curso de LIBRAS.

Tche, eu estava brincando, pois libras como foi visto acima é língua surdos, pois cegos não podem ver nada, nem sinais.

Porém todos me olharam sérios e impressionados, momento em que a Supervisora disse alto e em bom tom:


- Viram colegas, o professor Pedro é um verdadeiro mestre, pois conhece várias áreas, é um professor com muitos conhecimentos o que nos auxiliará muito na educação deste “Deficiente Visual”.

E todos ali presentes concordaram e foram vários comentários:

- Que beleza.

- Que maravilha.

- Muito bem.


E eu procurei um buraco para me esconder, pois nenhum entendeu a brincadeira ou confundiram LIBRAS com Braile.

Fui.

Tapado de vergonha alheia.



2 comentários:

  1. Libras é a Língua usada pelos surdos e não "mudos" Mudo, é quando a pessoa tem algum problema na garganta, cordas vocais, que a impossibilita de falar. Muitos surdos falam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é de meu feitio responder comentário de anônimos, pois sempre uso me identificar para evitar esse malfadado anonimato. Porém é tão óbvio e ululante o comentário que faz-se necessário dar uma resposta. Surdos comunicam-se através de sinais com outros surdos, pois muitos surdos falam, e se falarem não necessitariam de sinais para se fazer entender. Muitos mudos ouvem, mesmo assim gostei do "problema da garganta, cordas vocais". Tanto um, quanto o outro podem usar LIBRAS. Se eu não falo mas escuto, posso comunicar-me com LIBRAS. Se eu não ouço a pessoa que comigo quer comunicar-se poderá usar LIBRAS. Tanto faz.
      Não estou entendendo. Agora não sei mais o que dizer, mas fico na espera. Talvez seja. com uma mudança de palavra, entendido. Mesmo assim fico honrado com vossa visita. Porém seja mudo ou surdo, ou as duas coisas, ao que me reportei foi quanto a CEGUEIRA (Politicamente correto mas errado dizer deficiência visual, pois grande parte da humanidade tem alguma deficiência visual e não é cega, como miopia, daltonismo, astigmatismo, estrabismo, hipermetropia, presbiopia, pterígio, glaucoma, catarata, Retinopatia diabética, degeneração macular, descolamento de retina, etc. (ufa) Acho que o anônimo tenha entendido a "piada" que fiz a um grupo de colegas que não entenderam a brincadeira. Abraços meu caro ou cara. Da próxima vez identifique-se, fica legal e saímos deste atroz anonimato. Uma bela semana com muita alegria e saúde.

      Excluir