PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Cegos e Caolhos.


15 Mil Cegos e 15 Caolhos.

Aterrorizado pelos turcos seljúcidas, o Rei da Armênia desistiu de suas possessões em favor do Imperador Basílio II. O Império do Oriente tornava-se assim, o Estado mais poderoso do Mundo.



Da Itália do Sul a oeste, até os confins da Armênia, a leste, ele incluiu a totalidade da Bulgária e da Grécia ao seu Império.

O Imperador Basílio II, que levou Constantinopla aos píncaros do poder é uma personalidade excepcional. Hábil, porém cruel, os problemas culturais não lhe interessavam; somente o poder o apaixonava. Coroado com a idade de dois anos, para só governar a partir do ano 976 quando já tinha 18 anos de idade, teve neste período de juventude consagrado a aprendizagem política e administrativa.

No íntimo seu principal objetivo era o de enfraquecer o grande poder de uma nobreza opulenta e também dos grandes proprietários de terras; em primeiro lugar os grandes proprietários da Ásia Menor.

A arrogância deles provocou, com efeito, em diversas ocasiões rebeliões, as quais chefiaram sem hesitar e que puseram em perigo, não só o equilíbrio do Estado, como até a estabilidade do trono.


Os vastos domínios que lhes confiscou, Basílio II entregou aos camponeses e também castigou os facciosos com pesados impostos, destinado a reduzir suas posses. Assim fortaleceu o poder central às custas do feudalismo. (Pena que isto não acontece aqui).

Exteriormente, o fim permanente de sua política, foi defender e aumentar as fronteiras do Império.

João I Tzimisces ou João I Curcuas já havia tomado dos muçulmanos a Síria e a Palestina do Norte; na Itália uma outra vitória, desta vez sobre um exército de lombardos e normandos, havia assegurado a conquista deste país. Durante anos a guerra contra os búlgaros manteve-se com intermitência.

Foi Basílio quem primeiro combateu o Tzar Samuel ou Samuil da Bulgária, em 996. As vitórias foram se revezando, ora a um ora a outro. Porém em 1014, Basílio infligiu aos búlgaros uma desastrosa derrota, onde fez milhares de prisioneiros.


Levado pela raiva mandou que furassem os olhos de 15 mil inimigos, porém 15 prisioneiros tiveram apenas um olho vasado, para que conseguissem conduzir o exército de cegos e os mandou de volta para a Bulgária. O Tzar búlgaro ficou tão estarrecido com a atroz vingança que teve um “piripaque” e morreu.

Atos como esse, eram para aterrorizar os inimigos e davam resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário