PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Uruguaiana – Lição de Democracia.




Dias antes das eleições municipais ocorridas em outubro de 2012, estava em Uruguaiana com minha Guria de Uruguaiana, Sandra, meu cunhado e minha irmã e fomos surpreendidos com uma lição civilizada de democracia, onde todos os dias nas ruas centrais e nos bairros verdadeiras festas, carreata e “carroçatas” ocorriam, onde as militâncias partidárias davam tudo de si em prol de seus candidatos, fazendo de Uruguaiana um grande teatro burlesco, onde não faltava o bom humor e a criatividade.


Diferentemente de nossa vizinha Sapucaia do Sul, onde a baixaria imperou, onde militâncias de dois partidos de direita se pegaram no facão, onde até uma menina de 12 anos, filha de um candidato a vereador foi agredida, onde o boca de sino ou três oitão e a adaga eram os elementos de persuasão, Uruguaiana, por sua vez festejou a democracia, com bom humor, música e obviamente o corpo a corpo em busca da tão esperada vitória nas urnas.

Festa bonita, que uma das propagandas musicais continua a martelar em minha mente como a de um candidato que dizia:

                                         É o doze, é o doze.                      
                                     É o bem contra o mal.
                                     É o doze, é o doze.
                                     O nosso Prefeito é o Dr. Lourival.


Não conseguiu ser eleito, mas mostrou com criatividade que se pode fazer um pleito com bom humor e democracia, não só ele como todos os demais candidatos.



Claro que Uruguaiana ainda procura uma linha ideológica, pois como a maioria das cidades da Fronteira ainda esta muito ligada à pessoa, a tradição de votar pelo que a pessoa é e tem e não numa proposta. Mas é o começo e o exemplo de que podemos fazer democracia sem as baixarias de nossa querida Sapucaia do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário