PS

PS

SEGUIDORES

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Desperdício





Vejo estarrecido em nossas emissoras de televisão e em nossos jornais o desavergonhado desperdício do dinheiro público, onde prefeitos, secretários, vereadores e todos os que pertencem a esse bando estão de uma ou outra maneira envolvidos.

Mais ainda me revolta é quando assisto o desperdício de alimentos e material didático nas Escolas Públicas.

E em minha lembrança está sempre presente o caso de uma escola onde trabalhava, quando ao saber que estava faltando merenda para os alunos, fui até a cozinha dessa escola e deparei-me com o absurdo de estarem, as pobres merendeiras fazendo para o almoço apenas arroz e molho de cebola.

Imediatamente fui as compras com meu próprio dinheiro, onde comprei quilos de feijão e caixas de carne de galinha para que pelo menos por uns parcos dois ou três dias as crianças não ficassem sem comer.

Algumas semanas após o fato encontrei-me, casualmente, em um imenso supermercado da Grande Porto Alegre com o falecido Prefeito da cidade, momento em que cobrei dele uma ação para que tal fato não fosse repetido.

Após conversarmos, o referido Prefeito, surpreso com a história a ele relatada sobre a compra de alimentos que fizera o mesmo disse-me que havia afastado tal diretor, pois esse além de estar usando do dinheiro do CPM em benefício próprio ainda estava levando alimentos da escola para casa.

Seja quem for, seja Prefeito, Secretário ou um simples Diretor deveria ir para a cadeia que é o lugar dos desavergonhados e não apenas afastar do cargo, coisa que na maioria das vezes sequer acontece.

Outrossim, deveriam as Administrações Municipais e Estadual, buscar meios para que as festas realizadas nas Escolas Públicas tivessem um controle do que entra em doação, o que é vendido e o que sobra, principalmente nas malfadadas festas juninas (refiro-me aqui no meu Estado do Rio Grande do Sul, que nada tem a ver com festa de caipira, por isto somos Gaúchos), pois não há controle e muita coisa, sabe-se, segue por caminhos turvos.

Já vi em escolas a quantidades assombrosas de coisas que sobram das tais festas, mais de centena de caixas de sucos de frutas, quilos e mais quilos de sagu, canjica, farinhas, latas e mais latas de óleo, alem de dezenas de fardos de refrigerantes, e em menos de 24 horas nada mais havia dentro de tais instituições.

E aí têm a cara de pau de dizerem que tudo aquilo fora consumido na merenda escolar. Mentira. Pois os depósitos de merendas estavam abarrotados de alimentos adquiridos pela administração municipal e não conseguidos em doações feitas pela comunidade (professores, pais  e alunos) para tais eventos.

E no caso de alimentos que perdem a validade dentro de nossas escolas deveriam ser descontados dos salários dos senhores diretores, pois isto é não saber administrar a coisa pública, além de ser instaurado um processo administrativo.

Azar do Manga.

Pois se comprovada a responsabilidade, deveria ser imediatamente exonerado de suas funções públicas. Mas isso não acontece. Geralmente fazem vistas grossas.

O mesmo dever-se-ia fazer com Secretários de Educação e Prefeitos onde o desperdício, o estrago e o pouco caso se somam nesta revoltante omissão, e pô-lo atrás das grades, pois os prejudicados sempre são as inocentes crianças que pagam pela incompetência ou falta de vergonha de muitos crápulas que ostentam cargos públicos.

Vamos moralizar o Brasil, pois é de máxima necessidade, a começar pela esmagadora maioria de seu povo que também não respeita o que é público,talvez aí aprendam a fiscalizar e deixar de votar nestes pústulas que se acham donos do que é de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário