PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Atacado de los Santos – O Armazém Uruguaio.



                                  Don Pio Aurélio de los Santos

Como vimos na postagem anterior, Don Pio Aurélio de los Santos, ao chegar em Uruguaiana em 1930, com sua família, pois haviam deixado a Barra do Quarai com o fechamento do Saladero, estabeleceu-se com um atacado, conhecido como Armazém Uruaguaio, na esquina da Santana com a Treze de Maio.

                                     Maria Dolores de los Santos Haoys

O casal de los Santos, tinha os seguintes filhos:

Hector Vicente, que morreu aos dezenove anos, pois havia extraído um dente sem que se soubesse ser portador de hemofilia, o que levou a seu óbito. Hector era escriturário e trabalhava em uma empresa de Uruguaiana. 

Eni que falecera ainda nos primeiros meses de vida.

Osiel Grandenel (Negro), falecido nos primeiros anos deste século.

Mário Ariel (Cacho), falecido em Porto Alegre no ano de 2009.
                                          
Renne Ceazul (Sula) aos 38 anos, deixava de existir.

Maria do Carmo, professora e Pedagoga reconhecida no Município como uma excelente educadora, que havia casado com Silvio Charão Moraes, ambos falecidos. Ela em 2007 e ele em 2010.

                                         Pio Aurélio de los Santos.

Voltando a década de 1950, no ano de 1955, Don Pio veio a falecer contando com 75 anos, já que o mesmo havia nascido em Paysandú em 1881. Com o seu falecimento o estabelecimento comercial ficou para os dois filhos homens Osiel Grandenel e Mário Ariel, como nessa época Osiel possuía um depósito de bebidas, Mario demitiu-se da Varig, onde era telegrafista e assumiu a administração do Armazém Uruguaio.

                       Osiel Grandenel e Mário Ariel de los Santos

Em abril do ano de 1961, Mário deixa a cidade de Uruguaiana e muda-se para a cidade de Porto Alegre, pois queria completar seus estudos, indo trabalhar na Arno S/A, no departamento de motores, nela permanecendo até sua aposentadoria, no fim dos anos 70.

Nesse ano de 1961, Osiel assume, então, a administração do Velho Armazém, nele permanecendo até seu falecimento.


Desde então o tradicional ponto comercial, local de reuniões costumeiras, onde viajantes chegavam e saiam, fazendo daquele local um ponto de referência da cidade, que agora pertencente aos familiares de Osiel Grandenel, encontra-se fechado e em total abandono.

Em 1984 veio a falecer a matriarca da família, Maria Dolores (Maruja), com 87 anos.

                                    Maria Dolores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário