PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Wikipédia


Houve épocas que para tirar qualquer dúvida recorria-se as grande, pesadas e caras enciclopédias e entre elas lembro-me da Britânica e da Barsa. A Barsa que por muito tempo me acompanhou e passava anos sem abrir sequer um de seus inúmeros livros a qual acabei doando.


Hoje a coisa é prática.

Clicou e pronto. Abre-se o assunto desejado num instante sem ser necessário procurar em pesados livros, empoeirados e cheios de traças e cupins.

Muitas dessas enciclopédias tinham também outra e única função em muitos lares, a de decorar prateleiras e estantes. Era bonito e dava ao seu proprietário um ar de pessoa culta. 

Mas bah! Que baita bacudo enrolador, tinha os livros só para bonito.

Porém para não fugir a regra, tudo tem um PORÉM.


Tenho acompanhado pedidos de doações a essa fascinante enciclopédia virtual que é a Wikipédia, e aí surge a palavrinha mágica PORÉM, porém fico na dúvida se é um pedido da empresa ou é um dos inúmeros golpes passados por golpistas que se aproveitam de tudo para ludibriar os outros.

Falando nisto lembro aqui que muitas pessoas são enganadas por falsários, vigaristas e falsos sequestradores, o que tive a oportunidade de dar duas dicas de como se safar desses últimos, publicando em 25 de agosto de 2014 e em 30 de maio de 2015 as matérias com os títulos SENHA E CONTRASSENHA e SEQUESTRO respectivamente. Vale a pena dar uma espiadela.

Contra-senha. Foi assim que eu aprendi com a professora Sibila, lá no colégio Felix da Cunha em Pelotas, no ano de 1956, porém de acordo com o Acordo Ortográfico, esta PORCARIA que inventaram, pois mais complica do que facilita. Coisa de quem não tem o que fazer e fica inventando moda, hoje se escreve, segundo a Wikipédia – CONTRASSENHA, ganhando um “S” a mais para não ficar com som de “Z”, contrazenha. É óbvio.

E novamente o porém. Porém temos que ter o máximo cuidado em utilizar dessa ferramenta chamada Wikipédia, pois os erros nela encontrados são muitos e crassos.



E as pessoas que não tem um formação mais esmerada ou jamais se utilizam do famoso, pesado e velho auxiliar, o livro, ou do chamado amansa burro, o dicionário não tem noção dos erros que são cometidos nessa maravilhosa Wikipédia.

Por exemplo. Hoje, ainda noite, pois a madrugada insistia em permanecer no breu da noite resolvi dar uma viajada pelo mundo virtual, e encontrei um erro que me fez acordar mesmo, pois ainda estava sonolento, e de imediato passei a escrever este texto:

Na nossa querida Wikipédia, resolvi visitar as Ilhas Canárias, e fiquei pasmo com a explicação encontrada sobre o nome dessas ilhas.

Segundo a Wikipédia o nome provém da abundância do pássaro chamado Canário, donde teria vindo o nome das Ilhas.

Sucumbi.

Sabes o que é vergonha alheia. Foi o que senti.

O nome das Ilhas Canárias não provém dos pássaros canários, e sim da palavra latina Canis.


Canis em latim significa Cão. Ou seja, hoje canis é usado no gênero da família Canidae, cuja pronúncia é Canide, assim como Caesar se pronuncia César. Assim aprendi nas minhas aulas de latim nos anos 1961 e 1962 com o competente e sábio professor belga Karel Hortz.

Canidae (canide) engloba cães, lobos, coiotes, chacais, e eles todos tem um ancestral comum, o que mostra aos de cabeças abertas e desenvolvidas que tudo não passa de mutações ocorridas com o tempo e não “lendinhas” bobas encontradas na cabecinha dos desinformados, que acham que tudo foi feito por um deuzinho num simples fiat.

Portanto Ilhas Canarias têm como origem as palavras Ilhas dos Cães, e não como está na Wikipédia.

Durma-se com um barulho desses.


Portanto é sempre bom, na dúvida consultar com mais propriedade, para não sair por aí alardeando o que leu na Wiki.


 PS: Sou visceralmente contra esse acordo idiota pois ele foi feito para uniformizar o idioma. Mas se nós brasileiros somos a extrema maioria que fala este idioma, somos mais de duzentos milhões, os outro que são a extrema minoria é que tem que se enquadrar. Ora, se o português, que não nasceu em Portugal, é língua oficial desse país, tudo bem. Só que eles, os portugueses dizem que nós do Brasil falamos o brasileiro, concordo plenamente, em gênero, número e grau, só que diria BRASILÊS.

Se hoje já é difícil entender um português falando, livros brasileiros são traduzidos para Portugal e vice-versa, filmes são legendados ou dublados, imaginemos daqui a cem ou duzentos anos anos. Portando esse Acordo é uma bos..... porcaria.

Veja só, a palavra gaúcha "qüera", (cuéra), agora sem o trema virou para quem não conhece o gauchês, "kera", e aí o bacudo fica só bombeando os alcaides forâneos bochinchando de soslaio, meio algariados feito vinagre novo em volta jaguara tramposo, enquanto os taitas e tauras ficam proseando mais desconfiados do que gato em rancho novo coberto de quincha meio abichornados com o entrevero da diferente forma de charlar desta querência macanuda, meio apartada desde mundéo cada vez mais caborteiro. 


2 comentários:

  1. Olá Prof Pedro, acredito que a doação é verdadeira. A wikipédia qualquer um pode postar ou corrigir o outro, porem existe pessoas que cuidam isso, como fazem não sei. Mas não se deve acreditar assim diretamente, eu prefiro as vezes consultar outras fontes também para ter certeza. Tenho uma ideia que com o assunto voltou a minha cabeça, que era juntar pessoas, de conhecimento e começar a encher a wikipédia com personalidades e acontecimento pelotenses. Projeto Wikipel. Abraço. Vai lá no blog da Pretérita Urbe que eu acho que agora vc consegue colocar algum comentário. Fábio
    No face vc pode olhar sem se cadastrar também. Olha : https://www.facebook.com/preteritaurbe

    ResponderExcluir
  2. Olá Fábio.
    Gostaria de ter certeza e como fazer para auxiliar a Wikipédia, mas sempre estou com o pé atrás devido aos golpistas que vivem arrumando um jeito de passar a perna nos outros, não bastasse a classe desavergonhado dos maus políticos, esse câncer que aniquila com os Municípios, Estados e com a União. Quando ao Projeto Wikipel podes contar que eu serei o nº 2. Parabém pela ideia.
    Um grande e fraterno abraço.
    Prof. Pedro.

    ResponderExcluir